LUW Postado 21 Junho 2019 Denunciar Share Postado 21 Junho 2019 Esses dias atrás estava com minha esposa na Supernova* em CWB e quando a barista estava fazendo meu espresso, ele pediu desculpas porque teria de fazer outro. Segundo ela, havia canalizado, então ela descartou aquele e me fez outro. Que aliás, como sempre, estava ótimo. Achei bem legal, pois se ela tivesse me servido o que tinha canalizado, duvido que eu teria percebido a mínima diferença no sabor. Não ficamos muito pois tínhamos hora para voltar para casa, mas na saída olhei para a La Marzocco deles e um PF normal ainda estava conectado. Já na rua, indo pro carro, que me veio a dúvida. Como ela soube que o shot canalizou com um PF normal? Eu pelo menos só consigo ver canalização pelo fluxo do café ao usar um PF naked. Só tínhamos nós na loja, e tenho quase certeza que não escutei ela batendo o PF no bate-borra depois que terminou, então acho que o PF que vi na máquina foi o mesmo que ela usou para fazer o meu espresso. Alguma técnica que não conheço ou o PF que vi não era o do meu shot? *Quem estiver por Curitiba recomendo a visita. Fora estar a uma quadra da Lucca, o espresso deles é fodástico. Hoje em dia considero-a como a única "cafeteria" de Curitiba, que não é café e bistrô como todas as outras. Nada contra os bistrôs (pelo contrário), desde é claro que ofereçam café bom, mas eu particularmente gosto de um lugar que seja realmente just coffee and no bullshit. Mas como os tempos mudaram, esse tipo de cafeteria é uma espécie em extinção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mrcoffeafox Postado 21 Junho 2019 Denunciar Share Postado 21 Junho 2019 O mais simples seria que eles devem fazer o dial in antes de abrir o expediente dando o parâmetro de tempo também, provavelmente o shot saiu muito rápido pelos parâmetros escolhidos anteriormente... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 21 Junho 2019 Denunciar Share Postado 21 Junho 2019 Uma mudança drástica durante a extração no fluxo e cor do café saindo no PF também pode ser indicação de canalização. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luke S Postado 21 Junho 2019 Denunciar Share Postado 21 Junho 2019 O aspecto do crema também, um crema ralo e pálido pode falar a favor de canalização.Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 21 Junho 2019 Autor Denunciar Share Postado 21 Junho 2019 Tempo e fluxo, verdade, não tinha me tocado disso. Mas crema também? Pelo menos nas vezes que canalizou para mim nunca notei que a crema ficou diferente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MaLeandrini Postado 24 Junho 2019 Denunciar Share Postado 24 Junho 2019 Porém fluxo e tempo sugerir unica e exclusivamente como canalização ...? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luke S Postado 24 Junho 2019 Denunciar Share Postado 24 Junho 2019 Se você tirou 50 espressos do mesmo café do mesmo jeito naquele dia e de repente ele sai rápido e com crema pálido, sabe que houve alguma coisa errada.Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mrcoffeafox Postado 24 Junho 2019 Denunciar Share Postado 24 Junho 2019 Muito menos, com bons equipamentos o dial in leva por volta de 3 espressos. Talvez da manhã para a tarde, ou se houver mudança drástica nas condições climáticas, o barista faça um micro ajuste no moedor... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 25 Junho 2019 Denunciar Share Postado 25 Junho 2019 @LUW, é facilmente visível a canalização, a razão pode ser qualquer uma , não necessariamente um novo ajuste no moedor, pode ser uma distribuição mal feita, uma compactação que não ficou boa .... e visivelmente se percebe a mudança repentina do fluxo, que vai alterar a velocidade, a cremosidade do filete de cafe, bem como a cor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas