Ir para conteúdo

Canalização em PF normal


LUW

Postagens recomendadas

Esses dias atrás estava com minha esposa na Supernova* em CWB e quando a barista estava fazendo meu espresso, ele pediu desculpas porque teria de fazer outro. Segundo ela, havia canalizado, então ela descartou aquele e me fez outro. Que aliás, como sempre, estava ótimo. Achei bem legal, pois se ela tivesse me servido o que tinha canalizado, duvido que eu teria percebido a mínima diferença no sabor. Não ficamos muito pois tínhamos hora para voltar para casa, mas na saída olhei para a La Marzocco deles e um PF normal ainda estava conectado.

Já na rua, indo pro carro, que me veio a dúvida. Como ela soube que o shot canalizou com um PF normal? Eu pelo menos só consigo ver canalização pelo fluxo do café ao usar um PF naked. Só tínhamos nós na loja, e tenho quase certeza que não escutei ela batendo o PF no bate-borra depois que terminou, então acho que o PF que vi na máquina foi o mesmo que ela usou para fazer o meu espresso.

Alguma técnica que não conheço ou o PF que vi não era o do meu shot?

*Quem estiver por Curitiba recomendo a visita. Fora estar a uma quadra da Lucca, o espresso deles é fodástico. Hoje em dia considero-a como a única "cafeteria" de Curitiba, que não é café e bistrô como todas as outras. Nada contra os bistrôs (pelo contrário), desde é claro que ofereçam café bom, mas eu particularmente gosto de um lugar que seja realmente just coffee and no bullshit. Mas como os tempos mudaram, esse tipo de cafeteria é uma espécie em extinção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tempo e fluxo, verdade, não tinha me tocado disso. Mas crema também? Pelo menos nas vezes que canalizou para mim nunca notei que a crema ficou diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tirou 50 espressos do mesmo café do mesmo jeito naquele dia e de repente ele sai rápido e com crema pálido, sabe que houve alguma coisa errada.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito menos, com bons equipamentos o dial in leva por volta de 3 espressos. Talvez da manhã para a tarde, ou se houver mudança drástica nas condições climáticas, o barista faça um micro ajuste no moedor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, é facilmente visível a canalização, a razão pode ser qualquer uma , não necessariamente um novo ajuste no moedor, pode ser uma distribuição mal feita, uma compactação que não ficou boa .... e visivelmente se percebe a mudança repentina do fluxo, que vai alterar a velocidade, a cremosidade do filete de cafe, bem como a cor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...