Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Oi Pessoal,

À medida que se vai pesquisando sobre café, de vez em quando nos deparamos com um material muito bom que resume um assunto em um único local.

Além disso, existem algumas padronizações que foram criadas (como a roda de sabores, escala Agtron e formulário de cupping da SCAA) que permitem que todos falem a mesma língua e tenham uma referência - citando um número por exemplo, comparado a uma escala de cores, ao invés de "Full City" que pode ser muito mais subjetivo.

Assim, no intuito de facilitar a todos - iniciantes e iniciados - o acesso a esse material, resolvi criar um tópico pra que coloquemos os materiais de referência que acreditemos que agregam valor e facilitem nossa experiência de provar café e debater sobre o assunto. E até mesmo - por que não - de decorar os nossos "Cantinhos do café"! :)

Sempre que possível é bom postar o link direto para o arquivo, pra facilitar o acesso. Se tiver interesse de mais informações, basta procurar o nome da referência no google e você encontrará um artigo com mais informações a respeito. 

Agradeço a Gustavo Lima e ao Luís Paulo Mendonça a me ajudarem a encontrar parte desse material!

Nesse primeiro post coloco os últimos materiais aos quais tive acesso. Organizado por Nome - Origem - Descrição - Link

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CAFÉ:

Coffee Family Tree V4 - Coffe Imports - "Árvore Genealógica" do café, mostrando as principais variedades, de qual família derivam, um pouco da história do café, etc.

https://www.dropbox.com/s/8cddue46m3lpzvu/Cafe_Imports_Coffee_Family_Tree_digital_file.pdf?dl=0

Mapa "Origens de café no Brasil" 2019 - BSCA - Cita as principais regiões produtoras de café no Brasil e as espécies produzidas

http://bsca.com.br/assets/Geral/mapa-regioes-2019.png

Escala Agtron - Agtron/SCAA - Existe uma solução completa de avaliação de ponto de torra de café, com hardware específico para tanto, desenvolvido pela SCAA em parceria com a Agtron. Além disso existe uma versão simplificada com discos impressos de várias cores para facilitar a categorização. Essa imagem foi feita pelo nosso colega Luís Paulo Mendonça, baseada nos discos, para quem quiser imprimir e ter uma base. Claro que pode mudar um pouco a tonalidade dependendo da impressora, papel, etc, mas serve como referencial. 

https://www.dropbox.com/s/v9ukr32jze8c1df/Conversão Agtron - Lab.tiff?dl=0

DEGUSTANDO/PROVANDO CAFÉ:

Roda de Sabores do Provador de Café - SCA - Essencial para todo mundo que quer provar o café e fazer anotações a respeito dos sabores e aromas. Ajuda a ver o que esperar do café e desenvolver o paladar e o olfato. Aqui tem um artigo legal explicando como a roda funciona e um pouco de sua história: https://www.graogourmet.com/blog/roda-de-sabores-do-cafe/ 

(Inglês) https://atlanticspecialtycoffee.com/wp-content/uploads/SCA_TasterWheel_English_8.5x11.pdf

(Português) https://www.dropbox.com/s/b4q78sx6ad7cxa9/SCA_TasterWheel_Portuguese_8.5x11-Secured.pdf?dl=0

Formulário de Cupping da SCAA - Para analisar diferentes amostras de café, e/ou do mesmo café com perfis de torra diferentes

(Inglês) https://www.dropbox.com/s/yjoqjc2webvq4c7/scaa-cupping-form.pdf?dl=0

(Português) (Versão disponibilizada pela Buenavista café) http://buenavistacafe.com.br/downloads/Formulário Cupping SCAA.pdf

Protocolo de cupping SCAA - Padronização de como deve ser o cupping

(Inglês) https://www.scaa.org/PDF/resources/cupping-protocols.pdf

(Português) http://coffeetraveler.net/wp-content/files/901-SCAA_CuppingProtocols_TSC_DocV_RevDec08_Portuguese.pdf

Se tiverem versões melhores dos documentos citados fiquem à vontade. Também podem adicionar outros que acharem interessantes! 

 

  • Curtir 7
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima iniciativa. Vai o link para a roda de sabores e defeitos da Counterculture, mais abrangente que da SCA: https://counterculturecoffee.com/wp-content/uploads/2017/02/Tasters_Flavor_Wheel_Faults_11x17_2017_flat-1.pdf

Por falar nisso, o acesso à roda da SCA está aberto? Costumava ser um documento com direitos reservados e acesso pago...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mrcoffeafox: Já havia dado uma olhada nisso. A licença da roda da SCA é "Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License"(fonte: https://sca.coffee/research/coffee-tasters-flavor-wheel). Essa licença permite compartilhar ("You are free to: Share — copy and redistribute the material in any medium or format") desde que nao se cobre por isso, entre outras coisas (A licença está aqui https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom. Quando foi lançada a V.2 em 2016 não tinha disponível em nenhum lugar e acabei comprando o pdf...

Vai outra referência pra acrescentar à lista: https://coffeeadastra.com/2019/07/23/how-coffee-varietals-and-processing-affect-taste-2/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, editei o post original e acrescentei uma versão em português do formulário de cupping da SCAA disponibilizada pela Buenavista café!

http://buenavistacafe.com.br/downloads/Formulário Cupping SCAA.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Não sei se isso se enquadra no tópico, mas sempre tive curiosidade de entender um pouco mais sobre as variedades de café brasileiras.

O Nexo jornal tem uma série de vídeos sobre cientistas brasileiros no YouTube, e o vídeo mais recente é justamente sobre o cara que ajudou a criar muitas destas variedades. Vale a pela assistir:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, infelizmente nosso amigo Gustavo que tanto contribuiu conosco aqui neste tópico, faleceu na ultima semana.

Ficam as boas lembranças e nosso agradecimento pela amizade e contribuição. ( ele estava em uma batalha contra o Cancer mas agora descansou ).

Atenciosamente.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...