Ir para conteúdo

Canalização


Gilberto

Postagens recomendadas

Varia muito de maquina para máquina.

A Strega aceita pouco pó no filtro sem problemas, a Graef no entanto já reclama.

O que complica um pouco e o nivelamento, desde que a base do tamper fica "submergida" no filtro.

Eu tenho um tamper de base bem alta (2 ou 3mm mais que os outros), o que permite nivelar melhor, e a diferença é notável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Acho que venho tendo alguns problemas com canalização e, até agora, estou jogando a culpa no moedor (Krups).

 

Tenho algumas dúvidas em como identificar a canalização sem o PF naked. Eu suponho que canalizou quando vejo um ou mais "furos" em cima do bolo após retirar o PF da máquina, mas, mesmo quando isso ocorre, não vejo alterações perceptíveis na razão da extração. Na xícara a diferença também costuma ser muito sutil pois as vezes nem percebo.

 

Hoje cedo tirei um shot de 12g de Café da Moça + 6g de Frutado de Verdade, a razão da extração foi correta, o gosto do café na xícara ficou ótimo (até onde consigo avaliar), mas quando tirei o PF estava assim:

 

9314484740_688c2d9b39_t.jpg 9311695377_25ebc04c08_t.jpg 9311692159_9117863bde_t.jpg

 

 

Dessa vez foi 1 furo apenas e mais profundo, algumas vezes surgem 2 ou 3 e nem sempre tão profundos, normalmente mais rasos um pouco (é possível ver o fundo da "caçapa").

 

Isso é indício de canalização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia meu bolo estava igual, tomei meu café, quando fui retirar o bolo percebi o furinho, olhando bem ao fundo da pia vi um pouco de areia, voltei a observar o porta filtro e vi uma formiga saindo, fui olhar a pia e vi uma plaquinha, " sauna as 8:00 hs" , como eram 8:15 hs conclui que as formigas estavam fazendo sauna na máquina e sairam pelo filtro,

 

Agora falando sério, nunca observei o bolo, vou começar a olhar para ver se acontece algo parecido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil,

 

Estava me referindo às minhas próprias extrações, não à da foto acima. Até coloquei no plural minha mensagem anterior porque estava ambígua.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, não parti o bolo, uso uma lixeira adaptada como bate-borra e, como ela é meio alta, quando ele cai lá acho que já parte sozinho. Da próxima vez que ocorrer ou tentar tirar o bolo em um prato pra analisar melhor. Mas tenho certeza que na maioria das vezes esse "canal" não atravessa totalmente o bolo, em muitas é possível ver onde ele termina, olhando por cima mesmo num local bem iluminado.

 

Nesse caso (de não atravessar o bolo), não sei o quanto isso influenciaria de fato o resultado na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o caso. A minha não tem válvula de três vias e às vezes os furos aparecem. Na verdade, difícil não aparecer pelo menos um ou dois furinhos pequenos. Nunca fiz uma correlação sistemática entre os furos e eventuais canalizações porque sempre extraio com o naked.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje não aconteceu.

 

Mas não creio que seja sucção da 3-vias pois não costumam ocorrer sempre no mesmo ponto. Aliás, acho que a 3-vias nem "suga" nada de fato né, só abre para o excesso de pressão sair, não imagino como poderia retirar pó dessa forma.

 

Rodrigo, você já notou esses furos em extrações visualmente corretas pelo naked (sem canalização aparente)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, como na minha máquina às vezes o bolo sai seco, outras molhado, jamais consegui fazer uma análise sistemática desse problema. Entretanto, pelo contrário, toda vez que canalizou forte deu pra perceber algum defeito no bolo. Por exemplo, da única vez que tive uma canalização pelas laterais, em formato de donut, ao examinar o bolo tinha uma rachadura no perímetro que coincidia com o local da canalização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Acho que venho tendo alguns problemas com canalização e, até agora, estou jogando a culpa no moedor (Krups).

 

Tenho algumas dúvidas em como identificar a canalização sem o PF naked. Eu suponho que canalizou quando vejo um ou mais "furos" em cima do bolo após retirar o PF da máquina, mas, mesmo quando isso ocorre, não vejo alterações perceptíveis na razão da extração. Na xícara a diferença também costuma ser muito sutil pois as vezes nem percebo.

 

Hoje cedo tirei um shot de 12g de Café da Moça + 6g de Frutado de Verdade, a razão da extração foi correta, o gosto do café na xícara ficou ótimo (até onde consigo avaliar), mas quando tirei o PF estava assim:

 

9314484740_688c2d9b39_t.jpg 9311695377_25ebc04c08_t.jpg 9311692159_9117863bde_t.jpg

 

 

Dessa vez foi 1 furo apenas e mais profundo, algumas vezes surgem 2 ou 3 e nem sempre tão profundos, normalmente mais rasos um pouco (é possível ver o fundo da "caçapa").

 

Isso é indício de canalização?

também tenho notado esses furos com a gaggia baby

mas o expresso sai no tempo certo e com boa crema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...