Ir para conteúdo

Dupla torra


Victor D.

Postagens recomendadas

Vitor,

 

Se fizer isso, assará o grão e ele ficará " sem graça ", ou seja, vc conseguirá atingir a cor desejada, porém as propriedades e o sabor característico daquele grão por certo irão desaparecer em grande parte.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo bastante o double roasting, deve ter um Post por aqui.

Funciona bem mas para intervalos de tempo menores.

Já experimentei "completar" uma torra clara demais, mas como explicou Ricardo a cor fica linda mas perde muito sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

No Double Roast a primeira torra e só de desidratação, a temperatura deve ser no máximo de 160C por uns 6 a 9 minutos, para que não se inicie a torra. O grão não deve sair com cor amarela ou bronzeada, o que mostraria um inicio de torra.

Este processo só serve para grãos com mais de 12% de grau de umidade, não se recomenda para os que já foram desidratados a 10% ou menos durante a secagem.

Enseguida deve resfriar-se o grão, praticamente até temperatura ambiente (30 ou 35C também já daria), o que (dependendo do método de resfriamento) demora entre 10 a 40 minutos.

Agora sim se começa a torra, sendo que a etapa inicial, a menor temperatura, que antes servia para desidratação, agora serve para "carregar" calor para o primeiro crack.

Como já foi dito mais acima: torrar novamente café já torrado somente vai escurecer o grão, não melhora o sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fiz não Guilherme, esse só torrei no forno. Não chegou nem aos pés do torrado pela Unique.

O cítrico fiz, pelas minhas notas fiz uma torra simples, longa e quente desde o inicio, baixei a temperatura so 1 minuto apos o 1C, e chegou a Full City, consta que com 50Ag.

E um grão bastante denso.

A torra muito uniforme, expandiu muito e o cupping deu muito bom após o terceiro dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fiz não Guilherme, esse só torrei no forno. Não chegou nem aos pés do torrado pela Unique.

O cítrico fiz, pelas minhas notas fiz uma torra simples, longa e quente desde o inicio, baixei a temperatura so 1 minuto apos o 1C, e chegou a Full City, consta que com 50Ag.

E um grão bastante denso.

A torra muito uniforme, expandiu muito e o cupping deu muito bom após o terceiro dia.

Interessante, torrei o cítrico aqui no Quest. Foi minha segunda torra e achei um pouco rápida, menos de 9 min até 208°C. Ainda não sabia controlar direito o forno, então foi uma rampa bem rápida no começo e depois desacelerei o 1c mas como já estava no embalo desacelerou mas não muito. Não tinha posto a menor fé na torra e já estava pensando em usá-la com leite...até que provei e achei melhor que a torra da Unique, bem mais cítrico e complexo. Claro que é minha opinião e também não sei se conseguiria repetir o feito mas pode ser uma boa tentar uma torra mais violenta para ele.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje arrisquei minha primeira torra do unique frutado. Fiz uma torra com menos calor na primeira fase. Acho que isso influenciou no primeiro crack, que ocorreu com uma temperatura menor do que a usual, com 183•C. Isso atrapalhou um pouco minha rampa descendente, uma vez que, mesmo eu programando o forno para descer a temperatura, ela ainda subiu mais um pouco depois do inicio do primeiro crack, indo até 190•C para depois descer até 188, quando encerrei a torra. Não arrisquei prolongá-la, para não correr o risco de o café queimar. Assim, encerrei a torra pouco mais de um minuto após o inicio do primeiro crack. De toda forma, os grãos espandiram bem e, ante o menor calor durante toda a torra, os grãos estão bem homogêneos, tanto por dentro como por fora. A torra durou 11min e uns 10/15s (demora um pouco para retirar o tambor do forno, mesmo eu ja estando treinado. Provei e gostei do resultado. Agora é esperar descansar um dia ou dois para degustar o café e ver se as notas estão bem evidentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parecem coincidir, ao menos no início: também foi bem quente desde o inicio até o 1C, 1 minuto após baixei a temperatura até parar em Full City, e consta que a torra demorou (por isso descrita como lenta), não anotei o fim da torra, mas tudo indica que deva ter levado por volta dos 15 minutos.

 

Este seria o perfil indicado para grãos densos, de plantios mails altos.

 

Interessante, torrei o cítrico aqui no Quest. Foi minha segunda torra e achei um pouco rápida, menos de 9 min até 208°C. Ainda não sabia controlar direito o forno, então foi uma rampa bem rápida no começo e depois desacelerei o 1c mas como já estava no embalo desacelerou mas não muito. Não tinha posto a menor fé na torra e já estava pensando em usá-la com leite...até que provei e achei melhor que a torra da Unique, bem mais cítrico e complexo. Claro que é minha opinião e também não sei se conseguiria repetir o feito mas pode ser uma boa tentar uma torra mais violenta para ele.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...