Ir para conteúdo

Variação alta de moagem é normal?

hade

Postagens recomendadas

Salve galera,

Eu já peguei café que pra atingir a pressão ideal na máquina (Breville Barista) tive que colocar praticamente no 3 ou 4 no moedor Breville.

Geralmente uso de 11 até 16 nos café.

Fui no Sams Clube e resolvi pegar um café do members mark pra fazer uns drinks diferentes e ver se o café valia alguma coisa.

Pra eu conseguir uma pressão satisfatória e não chocar a cafeteira eu tive que colocar no 28.. Acredita? 28.....  Qualquer valor abaixo disso com uma força muito pequena no tamper a pressão da cafeteira já choca.

Na dúvida eu fiz todo o processo de limpeza da cafeteira pra ver se não tinha nada entupindo ela, e realmente esta tudo OK com a cafeteira. O moedor limpei tb.

Alguém já teve uma experiência dessa?

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tudo na paz @hade?

Cara, tem vários fatores que podem influenciar a moagem, de bate pronto, para estes casos uma moagem mais grossa geralmente funciona melhor:

1. Torra mais recente
2. Pouca umidade
3. Torra mais escura

Já para os casos abaixo uma moagem mais fina é mais indicada:

1. Torra mais antiga
2. Alta umidade
3. Torra mais clara

Tente verificar o café que está usando, provavelmente deve ser algum blend com torra mais escura ou a torra é mais recente, por não precisa afinar muito o moinho.

Link para o comentário

Marcão, 

Obrigado pela a sua resposta..  

O café que comprei é sim de uma torra um pouco mais escura do que o que estava antes, mas achei que fosse variar 2 ou 3 pontos.

Com relação a data de torra, vou levar em consideração a data de fabricação do produto então. Que é 12/08. Nesse aspecto acaba sendo uma torra mais antiga do que estava antes que tinha sido torrado dia 20/08. 

Como medir a umidade?

Blend não é. É 100% arábica. Veja na foto.

cafesams.jpeg?1568130013

Aqui aconteceu então o seguinte..

Café mais torrado porém mais velho pediu  moagem mais grossa. (26)

Café menos torrado porém mais novo, pediu moagem mais fina (12)

Link para o comentário

Mano, realmente não era pra variar tanto assim, de 12 pra 26 tá chegando perto da faixa pra Moka já.
Eu já vi variar bastante, mas entre os níveis 12 e 19 pra estourar, 26, é a primeira vez que ouço.

Que café é esse? Tem informação da origem, e varietal? Será só esse lote, se pegar um outro pacote está fica igual?

Link para o comentário