MReis Postado 8 Abril 2015 Denunciar Share Postado 8 Abril 2015 O que acham do resultado?Café torrado em 01-04-2015.Moido com Hario Mini com 4 clicks. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barbaecharuto Postado 21 Abril 2015 Denunciar Share Postado 21 Abril 2015 Pessoal, o que é blonding ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Abril 2015 Denunciar Share Postado 21 Abril 2015 Olá. Consulte nosso dicionário orgânico do café que tem este verbete. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lonadi Postado 28 Abril 2017 Denunciar Share Postado 28 Abril 2017 A crema que descreveram aqui marcante no café mais torrado tem algo a ver com uma maior acumulação de gás carbônico? Ouvi falar que a perda da crema no café envelhecido se dá porque ele perde o gás carbônico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Kizner Postado 16 Maio 2017 Denunciar Share Postado 16 Maio 2017 Lonadi está ligado a isso sim, os gases em geral na verdade. Quanto mais velha a torra, maior a volatilização dos gases, menor a crema, em tese. Mas não se apegue muito a isso, já fiz testes com café de supermercado, a vacuo, já moídos, com 5 meses de torra, e consegui cremas bem espessas.. Só pra deixar claro, não fiz esses tipos de testes para beber, mas sim para checar alguns ajustes na máquina haha A pressão da máquina também é um fator bem importante na crema, experimente baixar para 4 bar, e tire um espresso, com grão de torra fresca, provavelmente sairá uma crema rala. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 A Raposeiras sempre diz que deve-se mexer o espresso. Na verdade ela até diz que crema não é uma coisa boa. Mas não entendo tanto de espresso, porem essa agitação é que me causa mau estar devido a um certo TOC rsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Conheço a Aram da reunião do CD Rio que o Bruno levou , não melhoraria muito se o @João Vitor Ribeiro tivesse apoiado o conjunto copo/aram em uma mesa ? @Allexlimaa2 , cuidado com o blá-blá-blá da raposeira , crema não é bom ? mas sem crema não é expresso é moka ou aeropress ou outra coisa . 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Misturar geralmente resulta em um sabor mais balanceado. Mas não sei até que ponto misturar vs milkshakear é uma boa 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JoaoW Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Não manjo de espresso como vocês, mas crema é maneiro po. Duas mexidinhas com a colher resolvem, não precisa tirar a crema não né... Perde boa parte da graça se fizer isso rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 O gosto da crema é horrível, é algo esteticamente agradável, mas tenho tirado ela quando preparo em casa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JoaoW Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 @rbcassani Nunca parei pra tomar separado, agora fiquei curioso... Quando tomar um espresso em algum lugar vou ver se faço a experiência rs... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Não fico sem a crema no espresso como diz o velho ditado: nem que a vaca tussa, pra mim é essencial ter a crema no método espresso, realmente foi muita agitação, não sei se vi foto ou video do Aram e dava a impressão que não agitava tanto assim, agora de vazar pelo copo ai lascou 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Mas é questão de gosto pessoal mesmo. Hehe Se provar só a crema, vai perceber que tem gosto amargo e só Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Tem essa questão da estética tbm, o gosto realmente não é bom, mas tbm não me desagrada, mas é linda a crema, a viscosidade que dá no café, a extração, tudo fica legal com a crema, mas café é sempre gosto pessoal, se não gosta pega e tira mesmo... eu mesmo até hoje ainda coloco o tal do demerara no meu café e não tem jeito, não me vai o espresso sem, somente coados. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 22 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2017 Não vou extender esse papo de crema porque vai desvirtuar o tópico , mas porque vcs estão tão excitados e felizes com a Aram ? A maioria comprou sem provar o café, decidiu apenas pelo vídeo ou fotos certo ? E o que motivou essa decisão, a imagem da crema , vou repetir se não tivesse crema na propaganda ninguém comprava. Isso vale para todas essas máquinas, se não tivesse a imagem da crema eu não teria comprado ROK , se a Handpresso não tivesse a imagem de crema o Rogério não comprava. Expresso tem crema , expresso sem crema é expresso mal feito. Agora se a pessoa mistura a crema , retira , gosta ou não gosta é algo pessoal , cada um faz como quiser. 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 24 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 24 Setembro 2017 Em 9/22/2017 at 16:14, carlos eduardo disse: Não vou extender esse papo de crema porque vai desvirtuar o tópico , mas porque vcs estão tão excitados e felizes com a Aram ? A maioria comprou sem provar o café, decidiu apenas pelo vídeo ou fotos certo ? E o que motivou essa decisão, a imagem da crema , vou repetir se não tivesse crema na propaganda ninguém comprava. Isso vale para todas essas máquinas, se não tivesse a imagem da crema eu não teria comprado ROK , se a Handpresso não tivesse a imagem de crema o Rogério não comprava. Expresso tem crema , expresso sem crema é expresso mal feito. Agora se a pessoa mistura a crema , retira , gosta ou não gosta é algo pessoal , cada um faz como quiser. Concordo com cada palavra! E eu posso dar a MINHA experiência pessoal em duas coisas: - Extração com crema é essencial e ponto final. Por vários motivos que eu nem vou divagar aqui. "Espresso sem crema é expresso mal feito" e ponto final! Seja ela escura, clara, menos ou mais espessa. Simples, pensa num Tigrado, quase 100% das vezes tá perfeito. - Mexer a crema é opcional e ponto final. Eu mexo e acho essencial.EU. - Eu fui um dos que comprei a ARAM porque provei o café na Feira. Eu só comprei por causa disso e ponto final. AAAHH, mas tinha crema?? TINHA e estava tigrada e por isso eu comprei! Estava lá aquela coisa, aquele moedor de café esquisito (ARAM) e eu perguntei no stand: "Tem alguém demonstrando isso aqui?" E lá de longe veio o Juca Esmanhoto: "Opa.. isso é uma máquina de espresso manual, quer provar?" e eu pensando... uhum, sei.... Dai ele dá uma escaldadinha só e com máquina ainda fria tira um espresso. Um espresso só, de cara o primeiro que ele tirou, já veio tigrado e foi o melhor espresso que eu tomei na feira naquela dia. Pronto, precisou de mais alguma coisa? @João Vitor Ribeiro Sua extração estava ficando ótima, e provavelmente deveria estar gostosa mesmo um pouco bagunçada, rs. Mas se tivesse apoiado a cafeteira em alguma mesma em que o copo não deslizasse TALVEZ não teria tido problema. Ou melhor ainda, se tivesse prendido ela entre as pernas como alguns fazem com o Bravo Mini. Sobre a agitação, é uma pena não poder ver como o espresso saiu antes de rodá-lo no copo ou mexer com a colher, mas eu iria rodá-lo de qualquer forma então pra mim a agitação não interfere em nada. Quando a minha chegar eu tento fazer alguma sem a base. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mesquita Postado 25 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2017 Muito obrigado amigos !! E um super obrigado João.... Porem passei um email lá na ARAM pra ver se eles me vendem o suporte, veremos.... espresso shake rsrsAlex, se ainda não comprou compra com a base, senão ficará mais caro... A minha foi com base e tudo, heheEspresso sem crema ... Zero tesão. De vez em quando vejo um desses por aí na rua, da conta de pedir para colocar leite no café dos outros, crema é vida, não existe espresso sem cremado, existe café coado, bom começo e bom fim. Bigodinho, e ainda rapo a xícara com a colherzinha [emoji16] [emoji16] [emoji16]Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
perfil_desabilitado Postado 25 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2017 . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 25 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2017 @leogodoy Léo, eu quem vi a Raposeiras falando sobre a crema, com certeza foi em uma das mídias sociais do Coffee lab. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
perfil_desabilitado Postado 25 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2017 . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 25 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2017 Não vou postar de novo, mas só pra fechar minha opinião. Creio que ninguém disse e nem acha que espresso não deve ter crema, o que eu disse é que retiro a crema após preparo (como bem disse o Carlos Eduardo, espresso tem que ter crema, o que se faz com ela depois é gosto pessoal). E também não é sempre que tiro, normalmente faço com essas torras mais escuras do BR. O pessoal da Coffee Collective sugere tirar pra ver a diferença (eles servem com crema em suas cafeterias, é só uma sugestão pra quem quer brincar um pouco), Square Mile, Tim Wendelboe e outros também, não precisa ser algo corriqueiro, mas é interessante experimentar pelo menos uma vez. Sobre a crema tigrada, realmente tem um apelo estético legal, mas se tu for pensar no que forma esse "tigrado", nada mais que partículas de café bem finas, o que deixa a crema ainda mais amarga. Hehe Sobre a ARAM, recem recebi email falando sobre o envio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 25 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2017 Raposeiras só fala pra mexer a crema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 26 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2017 O que se fala bastante é que o sabor da crema pura não é dos melhores.Em relação a mexer o café, acho que tem a ver com homogeneizar misturando todos os elementos do café para saborear.Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 26 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2017 No Coffee Lab, até um ano e meio atrás, no cardápio havia as duas experiências de degustação (esqueci agora o nome que dão a elas): tirar totalmente a crema e misturar a crema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 26 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2017 35 minutos atrás, Márcio Martignoni disse: O que se fala bastante é que o sabor da crema pura não é dos melhores. Em relação a mexer o café, acho que tem a ver com homogeneizar misturando todos os elementos do café para saborear. Como assim, cara pálida?! Você, que toma espresso, só ouviu falar?! nunca provou só a crema?!?! Até pelo que o CaÊ falou outro dia, das fases de extração do espresso, com sabores diferentes, é de todo recomendado misturar o café, em qualquer método. No meu caso de coados, que sempre aero, acabo fazendo esta misturação automaticamente. Pelo que já observei em campeonatos de baristas (internacionais), salvo engano, os juízes afastam a crema para sentir o aroma, depois misturam tudo antes de degustar. Acho que com latte art fazem o mesmo. Já com drinks a técnica pode variar, entre misturar, ou não, os ingredientes; quando aprendi a fazer e a tomar drinks nos cursos da Nespresso, eles ensinavam a não misturar, mas sim a subir com canudo para sorver, ou não, as diversas camadas dos drinks (dependia do drink). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 26 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2017 Tem algum topico sobre crema? Apesar de estar interessante, isso é um pouco off topic demais (para este topico). Do ponto de vista pratico, mexendo ou não, é pouco provavel que você ao dar um gole em um espresso tome só uma das 3 partes (fundo,meio,crema) ou seja no final das contas vai estar misturado ou misturando na boca. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 26 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2017 Como assim, cara pálida?! Você, que toma espresso, só ouviu falar?! nunca provou só a crema?!?! [emoji14] Até pelo que o CaÊ falou outro dia, das fases de extração do espresso, com sabores diferentes, é de todo recomendado misturar o café, em qualquer método. No meu caso de coados, que sempre aero, acabo fazendo esta misturação automaticamente. [emoji3] Pelo que já observei em campeonatos de baristas (internacionais), salvo engano, os juízes afastam a crema para sentir o aroma, depois misturam tudo antes de degustar. Acho que com latte art fazem o mesmo. Já com drinks a técnica pode variar, entre misturar, ou não, os ingredientes; quando aprendi a fazer e a tomar drinks nos cursos da Nespresso, eles ensinavam a não misturar, mas sim a subir com canudo para sorver, ou não, as diversas camadas dos drinks (dependia do drink).KkkLisboa, último dos moicanos, [emoji2] , não disse que SÓ ouvi falar, mas tenho visto ser falado.[emoji14] Eu, particularmente, gosto da crema e bastante! Pra mim, sem desrespeitar ou querer impor opinião aos demais colegas, espresso sem crema não é espresso. O espresso é um todo.Aliás, gosto de todos o métodos de extração que já provei. Eu gosto mesmo é de café! [emoji41] Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 26 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2017 20 horas atrás, rbcassani disse: Sobre a crema tigrada, realmente tem um apelo estético legal, mas se tu for pensar no que forma esse "tigrado", nada mais que partículas de café bem finas, o que deixa a crema ainda mais amarga. Hehe O café tigrado, assim como a própria crema, tem um apelo visual realmente lindo, que vale por si só. Mas... na Semana do Café de Lorena, no ano passado, numa roda informal de bate papo com a participação de 5 baristas campeões brasileiros de diversas modalidades (Raposeiras, Regina Machado, Lucas Salomão, Léo Moço e Estela Cotes) eles deixaram bem claro que já havia uns 3 ou 4 anos (no ano passado) ninguém mais ensinava em cursos os baristandos a tirarem café tigrado. Segundo eles (não sou eu quem está dizendo), se o café ainda é desconhecido (do barista e da cafeteria) e tigrou pode ser problema, geralmente, de heterogeneidade de torra. Se o café é bem conhecido do barista, e ao iniciar os trabalhos de preparação da máquina para a jornada diária o café tigrou, é problema de preparação (moagem, distribuição, nivelamento, compactação etc.) que precisa se ajustado (inclusive ao longo do dia). Questão de gosto, inclusive estético, nada mais, nada menos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 26 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2017 Lisboa vc foi criança nos anos 60 como eu , só para dar um exemplo , quantas vezes vc viu a cafeína, margarina/manteiga e o ovo , irem do céu ao inferno e vice-versa , ou eram veneno ou panacéia. Modismo mais que ciência, com o expresso e a crema o modismo é igual , quando gaggia inventou o método o café foi mal recebido , as pessoas estranharam o creme por cima do café, não gostaram , achavam que tinha algum produto quimico , impureza ou café solúvel, ntão em uma ação de marketing gaggia batizou o novo processo de café crema , e acrescentou o "natural" (seja lá o que isso significava ) , o que era apenas uma característica do novo método, virou o que definia ele , de ruim e estranho,virou bom e essencial. Nesses 70 anos a reputação da crema vai e vem , na minha humilde opinião o que acontece é que o expresso é talvez o método mais complexo que existe , a quantidade de variáveis é enorme , pequenas variações alteram de forma marcante o sabor do café, o que esses competentes baristas falaram sobre tigrar o expresso é vago e envolve subjetividades como gosto pessoal. A beleza desse hobby e o que me faz ser um apaixonado por expresso é essa complexidade infinita, um bom exemplo é esse vídeo que foi postado nesse tópico em 2014 , o assunto crema , eles colocam a crema no seu devido lugar , nem vilã ou heroína , e como tudo que se refere ao expresso é tudo muito complexo com muitas variáveis e poucas conclusões. 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas