Ir para conteúdo

Decepcionado com uma Saeco Lirika. Seria apenas erro nos ajustes?


joaonetopb

Postagens recomendadas

Boa noite a todos,

Apesar de ter me cadastrado apenas hoje, venho acompanhando o Fórum há meses.

Resumindo, comecei em uma dolce gusto > nespresso > nespresso expert com assinatura (o vício começou aqui). E esta semana parti para uma superautomática, pela falta de tempo.

Comprei uma Saeco Lirika e para minha tristeza, estou achando péssimo o café, tão ruim quanto a minha antiga Dolce Gusto.

Já usei as 5 regulagens manuais do grão, as 3 do menu, quantidade de água diferente, e 4 grãos diferentes.

 

Hoje fui em uma cafeteria aqui de São Paulo(Coffe Lab), experimentei 2grãos, trouxe para casa e estavam irreconheciveis.

 

Sinto o café aguado, claro, sem corpo, sem gosto realmente.

Já fiz mais de 20 cafés, pensando ser o “começo” da máquina... 

Alguém poderia me dar uma luz por favor? 
 

muito obrigado, 

Para ser bem sincero, eu queria apenas um café igual a minha nespresso. Não sou tão exigente, mas esta bem longe. Minha esposa compartilha de todas as mesmas opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, joão. 

Por regulagens manuais do grão, você se refere a granulometria? Você precisa acertar a moagem para o café sair bom, além da dose. Eu vi um video aqui no Youtube e me parece que só há 5 niveis de moagem mesmo. 

 

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aperta esse moinho, se está saindo aguado (ajuste no círculo de menor diâmetro). Além disso, se houver ajuste, aumente a temperatura. Mais uma coisa, como está acostumado com o sabor da nespresso, compre grãos com torra mais escura um pouco. Experimente o orfeu, que já é mais para uma média escura mas sem estar queimado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a tendência das superautomaticas é sub extração mesmo, por isso funciona melhor com grãos torradões. E acho que deixam a calibragem do mínimo do moinho "grossa" pra não ter risco de travar na extração ("choke", do inglês, que pessoal gosta de dizer "chocou a maquina").

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma superautomática DeLonghi já foi a minha máquina por 1-2 anos e eu conseguia chocar com uma certa frequencia. Lembro de ficar ajustando a moagem a cada café e tentava minimizar o máximo essa subextração, mas claro que não resolvia. 

@joaonetopb, eu não experimentei ainda, mas arrisco a dizer que o Tassinari Blend Nero deve ser parecido com o Orfeu e o preço é parecido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...