Ir para conteúdo

How to


Victor D.

Postagens recomendadas

Queria deixar uma sugestão.

Temos muita informação boa aqui no fórum mas a maioria espalhada por vários tópicos o que prejudica o encontro das mesmas.

Eu gostaria de sugerir, e me proponho a ajudar, a fazermos uma seção fixa com as bases teóricas e técnicas sobre os principais assuntos. Exemplo:

Técnicas de distribuição do café - Resumo de todas as técnicas com Schomer, WDT etc. com fotos.

Técnicas de vaporização do leite...etc.etc.

DB vs HX...

 

Assim, o básico estaria coberto e em uma seção à parte.

Não que não haveriam discussões sobre os assuntos mas não precisaríamos ficar sempre repetindo os mesmos pontos.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria deixar uma sugestão.

Temos muita informação boa aqui no fórum mas a maioria espalhada por vários tópicos o que prejudica o encontro das mesmas.

Eu gostaria de sugerir, e me proponho a ajudar, a fazermos uma seção fixa com as bases teóricas e técnicas sobre os principais assuntos. Exemplo:

Técnicas de distribuição do café - Resumo de todas as técnicas com Schomer, WDT etc. com fotos.

Técnicas de vaporização do leite...etc.etc.

DB vs HX...

 

Assim, o básico estaria coberto e em uma seção à parte.

Não que não haveriam discussões sobre os assuntos mas não precisaríamos ficar sempre repetindo os mesmos pontos.

 

Abraço a todos.

 

Apoiado, inclusive poderiamos montar uma "Força tarefa", juntar alguns voluntários (ja sou um deles também) e dividir as taréfas de "garimpo" e construção dos materiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho muito legal, eu queria ter os vídeos, tipo já existe, mas em inglês. Mas eu não falo inglês, é frustante.

 

Poderíamos fazer uma relação de vídeos que seria interessante ter, exemplo.

 

Fazer uma experiência mudando a moagem em 3 pontos e medir o tempo.

Fazer uma experiência mudando 1 gr a mais em cada dosagem e medir o tempo.

 

e assim vai, e na medida que alguem enviasse um vídeo com a qualidade da informação pretendida, aí sim seria deslocado para o Grossário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apoiado, inclusive poderiamos montar uma "Força tarefa", juntar alguns voluntários (ja sou um deles também) e dividir as taréfas de "garimpo" e construção dos materiais.

A maioria das coisas é muito simples. Filmar os métodos de distribuição; uma sub-extração/sobre-extração; flush de trocadoras de calor etc. Já a ideia dos pontos de moagem não funciona muito bem, pois cada moedor é completamente diferente, inclusive de outros da mesma marca e modelo. Tenho 2 Mazzer e não posso usar um como referência para o outro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há sim Victor, o numero de regulagem que vai aparecer no moinho de nada serve, é só mostrar que 1 ponto vamos atrasar em mais 3 s por exemplo.

Mas o problema é exatamente esse, um ponto pode dar 3 segundos no seu moedor, 5 segundo em um dos meus e 2 segundos no outro e isso considerando que você dosou doses perfeitamente iguais, fez a distribuição perfeita, água está na mesma temperatura etc. Mas, como eu sugeri, podemos fazer um tópico explicando isso ao invés de discuti-lo aqui.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se vamos fazer Video Tutoriais, acho que o fórum ja tem a ferramenta perfeita e quase sem uso atual, um canal no Youtube. Poderiamos então combinar com a "Diretoria", fazer os videos e hospedar la mesmo. Inclusive o canal possibilita a hospedagem por categoria o que facilitaria a vida de quem for consultar. Que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que tem que ser feito inicialmente vídeos das máquinas de entrada. Eu mesmo tive muita dificuldade de achar um vídeo sobre a C-08, mostrando como tirar alguma coisa que preste dessa maquinazinha.

Seria até um jeito de fazer propaganda do forum no youtube por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha ai, este seria um bom roteiro para um dos videos, como definir grau de moagem, tempo de extração, compactação e afins estão bons atravéz do sabor do café.

 

http://www.home-barista.com/tips/espresso-101-how-to-adjust-dose-and-grind-setting-by-taste-t16968.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fiz um vídeo mas sempre achei esse texto sucinto e muito instrutivo... Tá traduzido aqui:

 

Espresso 101: Como ajustar dose e moagem pelo sabor

 

Carneiro é o cara! Altos contatos pelo mundo, autorizações e tal. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre achei o Jim um cara brilhante e esse post dele eu guardo com muito carinho pois foi um dos artigos que mudou minha vida de Coffeegeek. Quando o li da primeira vez parecia que eu tinha descoberto a pólvora.

 

Quem quer crescer no assunto nao deixe de ler.

 

Abraços

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo começo!

Tirarei férias na próxima semana e talvez possa traduzir ou mesmo produzir alguma coisa. Quais acreditam serem os tópicos mais recorrentes?

O HB tem esta página que pode dar ideia da principais dúvidas:

http://www.home-barista.com/tips/faqs-and-favorites-t1540.html

 

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa aí do home barista é excelente.

 

Pórem, Apesar de desenrolar no inglês, será muito mais interessante quando tivermos esses assuntos na nossa língua mãe, porque alguns termos em inglês ficam confusos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...