Victor D. Postado 18 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 18 Outubro 2012 Queria deixar uma sugestão. Temos muita informação boa aqui no fórum mas a maioria espalhada por vários tópicos o que prejudica o encontro das mesmas. Eu gostaria de sugerir, e me proponho a ajudar, a fazermos uma seção fixa com as bases teóricas e técnicas sobre os principais assuntos. Exemplo: Técnicas de distribuição do café - Resumo de todas as técnicas com Schomer, WDT etc. com fotos. Técnicas de vaporização do leite...etc.etc. DB vs HX... Assim, o básico estaria coberto e em uma seção à parte. Não que não haveriam discussões sobre os assuntos mas não precisaríamos ficar sempre repetindo os mesmos pontos. Abraço a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 18 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 18 Outubro 2012 Acho boa a iniciativa, mas tambem o mais importante era dar seguimento ao glossario. Abracos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 18 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 18 Outubro 2012 Ou pode-se fazer como no Home-barista. Pegar tópicos "chaves" sobre os assuntos e colocar em uma seção de FAQs... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 18 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 18 Outubro 2012 Ou pode-se fazer como no Home-barista. Pegar tópicos "chaves" sobre os assuntos e colocar em uma seção de FAQs... É essa a ideia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 18 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 18 Outubro 2012 Queria deixar uma sugestão. Temos muita informação boa aqui no fórum mas a maioria espalhada por vários tópicos o que prejudica o encontro das mesmas. Eu gostaria de sugerir, e me proponho a ajudar, a fazermos uma seção fixa com as bases teóricas e técnicas sobre os principais assuntos. Exemplo: Técnicas de distribuição do café - Resumo de todas as técnicas com Schomer, WDT etc. com fotos. Técnicas de vaporização do leite...etc.etc. DB vs HX... Assim, o básico estaria coberto e em uma seção à parte. Não que não haveriam discussões sobre os assuntos mas não precisaríamos ficar sempre repetindo os mesmos pontos. Abraço a todos. Apoiado, inclusive poderiamos montar uma "Força tarefa", juntar alguns voluntários (ja sou um deles também) e dividir as taréfas de "garimpo" e construção dos materiais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 18 Outubro 2012 Eu acho muito legal, eu queria ter os vídeos, tipo já existe, mas em inglês. Mas eu não falo inglês, é frustante. Poderíamos fazer uma relação de vídeos que seria interessante ter, exemplo. Fazer uma experiência mudando a moagem em 3 pontos e medir o tempo. Fazer uma experiência mudando 1 gr a mais em cada dosagem e medir o tempo. e assim vai, e na medida que alguem enviasse um vídeo com a qualidade da informação pretendida, aí sim seria deslocado para o Grossário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 19 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 19 Outubro 2012 Apoiado, inclusive poderiamos montar uma "Força tarefa", juntar alguns voluntários (ja sou um deles também) e dividir as taréfas de "garimpo" e construção dos materiais. A maioria das coisas é muito simples. Filmar os métodos de distribuição; uma sub-extração/sobre-extração; flush de trocadoras de calor etc. Já a ideia dos pontos de moagem não funciona muito bem, pois cada moedor é completamente diferente, inclusive de outros da mesma marca e modelo. Tenho 2 Mazzer e não posso usar um como referência para o outro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2012 Há sim Victor, o numero de regulagem que vai aparecer no moinho de nada serve, é só mostrar que 1 ponto vamos atrasar em mais 3 s por exemplo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 19 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 19 Outubro 2012 Há sim Victor, o numero de regulagem que vai aparecer no moinho de nada serve, é só mostrar que 1 ponto vamos atrasar em mais 3 s por exemplo. Mas o problema é exatamente esse, um ponto pode dar 3 segundos no seu moedor, 5 segundo em um dos meus e 2 segundos no outro e isso considerando que você dosou doses perfeitamente iguais, fez a distribuição perfeita, água está na mesma temperatura etc. Mas, como eu sugeri, podemos fazer um tópico explicando isso ao invés de discuti-lo aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 19 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2012 Bom, se vamos fazer Video Tutoriais, acho que o fórum ja tem a ferramenta perfeita e quase sem uso atual, um canal no Youtube. Poderiamos então combinar com a "Diretoria", fazer os videos e hospedar la mesmo. Inclusive o canal possibilita a hospedagem por categoria o que facilitaria a vida de quem for consultar. Que tal? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ivo Postado 19 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2012 Eu acho que tem que ser feito inicialmente vídeos das máquinas de entrada. Eu mesmo tive muita dificuldade de achar um vídeo sobre a C-08, mostrando como tirar alguma coisa que preste dessa maquinazinha. Seria até um jeito de fazer propaganda do forum no youtube por exemplo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 19 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2012 Olha ai, este seria um bom roteiro para um dos videos, como definir grau de moagem, tempo de extração, compactação e afins estão bons atravéz do sabor do café. http://www.home-barista.com/tips/espresso-101-how-to-adjust-dose-and-grind-setting-by-taste-t16968.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 21 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2012 Não fiz um vídeo mas sempre achei esse texto sucinto e muito instrutivo... Tá traduzido aqui: Espresso 101: Como ajustar dose e moagem pelo sabor 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 21 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2012 Texto perfeito, e já entrou em um tópico fechado. Excelento a medida que forem aparecendo vídeos ou textos desta qualidade pode se ir agregando a este tópico. Parabens Marcio, pela tradução, autorização,.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 21 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2012 A idéia é esses tópicos ficarem fechados e em destaque. Talvez criar outro para discutir, mas ali fica de fácil acesso e na cara dos novos visitantes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2012 Já conhecia esse artigo, muito legal. E a tradução ficou de primeira! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 21 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2012 Não fiz um vídeo mas sempre achei esse texto sucinto e muito instrutivo... Tá traduzido aqui: Espresso 101: Como ajustar dose e moagem pelo sabor Carneiro é o cara! Altos contatos pelo mundo, autorizações e tal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2012 Foi só um e-mail! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 22 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2012 Sempre achei o Jim um cara brilhante e esse post dele eu guardo com muito carinho pois foi um dos artigos que mudou minha vida de Coffeegeek. Quando o li da primeira vez parecia que eu tinha descoberto a pólvora. Quem quer crescer no assunto nao deixe de ler. Abraços Léo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 22 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 22 Outubro 2012 Ótimo começo! Tirarei férias na próxima semana e talvez possa traduzir ou mesmo produzir alguma coisa. Quais acreditam serem os tópicos mais recorrentes? O HB tem esta página que pode dar ideia da principais dúvidas: http://www.home-barista.com/tips/faqs-and-favorites-t1540.html Abraço a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 22 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2012 Essa aí do home barista é excelente. Pórem, Apesar de desenrolar no inglês, será muito mais interessante quando tivermos esses assuntos na nossa língua mãe, porque alguns termos em inglês ficam confusos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas