Ir para conteúdo

Preços de café especial de alta pontuação torrado


riozebratubo

Postagens recomendadas

Olá, pessoal.

Volta e meia compro café torrado pela internet. Nos últimos dois anos vi os preços dos pacotinhos de café especial de alta qualidade dispararem, e pesquisando um pouco fiquei com a impressão de que os valores pagos nas sacas não subiram tanto assim. Excetuando as sacas com valores absurdos que muitas vezes não viram pacotinhos pra venda direta.

Muito disso, claro, tem a ver com custos de cafeteria e torrefação. Muitos custos pro café especial envolvem equipamentos importados, e junto com isso, cotação do dólar. Mas mesmo aqui a cotação do dólar não dobrou nos últimos anos.

Alguns dados de preços atuais, só pra efeito de argumento:

Coffee Lab: R$ 37 a 72 (tirando o blend)
4beans: R$ 23 a 66
Wolff: R$ 39 a 56

Isso são preços sem frete. Com frete, põe aí mais R$ 30.

Ficam as dúvidas. Vocês que compraram/experimentaram acreditam que os cafés especiais de alta qualidade mais caros que dá pra comprar pela internet valem os preços que têm? Já conseguiram comprar cafés torrados de fora de mesmo nível e preço semelhante?

Quando o dólar tava mais perto de R$ 4 eu comprei um café de fora com frete por R$ 80. Nível parecido desses melhores. Agora que o dólar subiu um pouco não sei mais se ainda compensa.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acostumado a ver pacotes de 250g custando de 35 a 50 reais, e até mais, aqui em Porto Alegre, nos locais que torram café. Nas lojas online onde olhei é a mesma coisa. Eu não acompanho o preço das sacas de café.

Quando viajei em 2018, trouxe cafés de vários países da América, custando de 10 a 15 dólares o pacote, se não me engano. Variavam de 250g a 340g, conforme a procedência. Nenhum, que me lembre, botava no chinelo os melhores brasileiros que provei. Eram todos da rede Britt. Algo comum, acho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@riozebratubo, acho que o preço médio das torrefações de cafés especiais subiu (nós mesmos na ROAST precisamos subir um pouco desde que inauguramos ) mas não subiu tanto assim... o que vejo acontecendo é muita torrefação nova entrando no mercado nesse nível mais alto de qualidade, então eu vejo muito mais lojas/marcas vendendo pacotes a R$40 ou mais do que uns anos atrás. 

2o ponto, minha impressão sobre valores de sacas é a seguinte (depois tenho que procurar uns relatórios de mercado pra ver se isso se confirma): os valores máximos normalmente praticados na compra das sacas não aumentou muito, mas a média dos valores aumentou. Não é tão comum mais pagar barato em sacas de cafés excepcionais, ou pela conscientização das torrefações sobre o trabalho no campo e a vontade de manter a base da cadeia sustentável, ou por capacitação do produtor em avaliar e vender o próprio café. 

3o ponto, mesmo se o preço das sacas de café não tivesse subido, a matéria-prima é só uma fração dos custos de uma torrefação. Houve inflação em várias outras coisas que também compõe esses custos: embalagem, gás, insumos, máquinas, frete, combustível, etc...

Mas sim, começaram a aparecer umas aberrações de pacotes sendo vendidos a mais de R$100 com a única explicação de que tem uns doidos aí que compram :P

  • Curtir 9
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...