joventino Postado 3 Fevereiro 2020 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2020 Olá Pessoal, Bom dia, sou novo aqui. Tenho uma máquina de café 2 grupos italian coffe antiga e é a primeira vez que estou usando, ocorre que quando liga ela, já começa a aquecer o boiler, só que não está entrando água nele e a bomba está parada, verificado pelo nível também. O problema é que não tem um dispositivo para ligar a resistência só depois de cheia, liguei rapidinho, mas desliguei logo em seguida por perceber que não estava com água, mas estava aquecendo. A questão é: qual o procedimento para ligar essa máquina? como faz para encher a caldeira? qual o passo a passo de funcionamento dessa máquina? Se alguém tiver a manual dela, agradeço a gentileza de disponibilizar. Obrigado pelo retorno. A máquina é essa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 3 Fevereiro 2020 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2020 Bom dia @joventino! Você ligou a máquina na rede hídrica já? Se sim, e for com torneira, verificou se a torneira está aberta? Falo isso porque não me lembro da máquina ligar a bomba pra encher a caldeira, isso é feito pela pressão da rede hídrica. Sobre estar aquecendo sem água, precisa entrar em contato com a assistência da máquina pois deveria ter um sensor que não deixa ligar a resistência abaixo do volume mínimo na caldeira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rxico Postado 3 Fevereiro 2020 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2020 Pelo que parece nas fotos, essa máquina é com abastecimento manual, e pelo vidro de nível que você verifica a água da caldeira (tem q estar mais da metade do vidro)O abastecimento é feito por essa válvula na parte de baixo, vc empurra ela em direção a máquina para abrir e abastecer a caldeiraSe a chave elétrica tiver 3 posições, provavelmente a primeira é desligado, a segunda é ligada motor e resistência e a terceira é só ligada a parte do motor, sem aquecer a máquina.Caso você não tenha muita pressão na rede, a máquina demora para abastecer, pra agilizar o processo, você pode ligar na terceira posição (seria bom um alicate amperímetro ou um voltímetro para verificar se existe corrente ou tensão na resistência, para evitar um choque térmico e queima da resistência), levantar uma alavanca para acionar motor/bomba e empurrar a válvula de abastecimento, para encher a caldeiraApós a caldeira chegar no nível, você coloca a máquina na segunda posição, onde ela liga o aquecimento, aguarda uns 20 a 30 minutos que ela deve pegar a pressãoFica de olho quando começar a pegar pressão (deixa um registro de vapor aberto e só fecha quando começar a sair vapor) e verifica se ela para de aquecer quando o manômetro chegar a 1 bar, até 1,5 no máximo, se a luz da resistência, normalmente vermelha e do lado direito da máquina estiver funcionando, você sabe quando a resistência está ligada e desligadaEnviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joventino Postado 4 Fevereiro 2020 Autor Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2020 Boa tarde, meu caro, @Marcão, Obrigado pelo retorno. Todas as conexões feitas e abertas. Mas ainda estou vendo direito sobre o funcionamento dela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joventino Postado 4 Fevereiro 2020 Autor Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2020 Meu caro @rxico, obrigado pelas dicas. A chave elétrica, acho que tem mesmo três posições, mas a última está travada, deve tá com defeito, pois não gira, só vai até a II, mas tem a marcação ao lado da outra posição. Quando gira até a II ela já aciona a resistência, mas o motor fica parado, mesmo empurrando a chave. Mas vou verificar com cautela, pois o motor deve tá com defeito. Se ela tiver um sensor para desligar a resistência sem água, também deve tá com defeito, pois ela acaba ligando. Valeu.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joventino Postado 4 Fevereiro 2020 Autor Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2020 Quanto essa questão da alavanca, em outro post, você comentou que usaria o grupo como alavanca, seria isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rxico Postado 4 Fevereiro 2020 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2020 Então, eu estava falando da alavanca de acionamento do grupo, que quando levantada pra sair agua no grupo, aciona o motor também, então com ela levantada fica mais rapido fazer o abastecimento da caldeira, ja que teria pressão na agua, empurrando mais agua em menos tempo, pela manopla da frente da maquina Você não pode ligar a maquina com a resistencia ligada sem agua, ia dar um choque termico e queimar a sua resistencia, então sugiro algumas coisas 1- Ligar a maquina direto na agua da rua, pra abastecer ela desligada, só a pressão da rua ja faz a caldeira encher, se sua caixa for baixa, fica mais dificil 2- Identificar e desligar as fases da resistencia, provavelmente na parte de baixo da chave eletrica, voce pode só desligar o fio azul, ou o marrom e preto 3- tirar a valvula de segurança da caldeira e encher com um funil ou mangueira, até ver o vidro de nivel acima da metade, depois só fechar e ligar Essas maquinas manuais não tem nenhum tipo de proteção pra salvar a resistencia, se faltar agua, ela fica ligada até derreter ou queimar. O acionamento da bomba só acontece quando a alavanca do grupo é acionada, atras dela é possivel ver uma chavinha tipo de fim de curso, que aciona o motor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joventino Postado 6 Fevereiro 2020 Autor Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2020 Mas uma vez, obrigado Rxico, Depois em entendi que se tratava da alavanca do grupo. Na verdade a chave que liga essa máquina só está funcionando dois pontos, o desligado (o) e o que liga (I), mas a resistência também liga nesse ponto. Apesar de na maquina ter marcado o ponto II, a chave não gira até lá, fica travada. Dei uma olhada nessa chave por dentro e realmente ela não tem como dar outro giro, só nesses dois pontos mesmo. Para fins de testes tive que encher a caldeira manualmente para não queimar a resistência. A chave dela é essa: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
allstore Postado 31 de Maio Denunciar Share Postado 31 de Maio estou com uma duvida , eu comprei una dessa usada e nao entendi como faz a instalaçao eletrica. a duvida e se ela e trifasica? porque entra 4 fios na tomada dela. alguem temno esquema de ligacao dela? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas