Rodrigoks Postado 9 Março 2013 Denunciar Share Postado 9 Março 2013 Viu, depois falam dos gaúchos! Até hoje às 9h21min, só a minha mulher me chamava de Rô... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 9 Março 2013 Denunciar Share Postado 9 Março 2013 Fogo, Tem algo que você queira nos dizer? Algo que está entalado no seu intimo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 9 Março 2013 Denunciar Share Postado 9 Março 2013 Tem sim Léo..... " Ô TREM BÃO SÔ!!!!!!!" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 9 Março 2013 Denunciar Share Postado 9 Março 2013 :D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 29 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2016 Meu "Esqueice" Tabajara 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2016 E aí qual foram as leituras ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 30 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2016 89/82 no termopar e 9bar no manometro O termopar é o mesmo que eu utilizava no copinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 30 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2016 Como 89/82? Não esqueça de desconsiderar os primeiros segundos de leitura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 2 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2016 Parou em 87 caindo um pouquinho, pois estava com pequeno vazamento Coloquei ele durante uns 10s e nesse tempo estabilizou em 86/87 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2016 Não está muito baixa a temperatura? Ou tem um offset aí. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 2 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2016 Aurélio vc diz que a maquina esta quente , mas 89 como máxima esta baixo , vc está medindo antes dos expurgos ? Nao seria mais interessante agora que vc já sabe a pressão de extração , retirar o manômetro e produzir um fluxo de água , vc está nessa situação fazendo um backflush. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2016 Hum, não tem uma válvula agulha ali não? A medição só faz sentido no mesmo fluxo da bebida que vc pretende fazer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 Sai um pouquinho, mas um pouquinho mesmo de água pelo próprio furo do PF, mas não creio que seja o fluxo de um café. Mesmo que não tire o primeiro expurgo o máximo que chega é 92, naquela água quente que sai quase vapor do PF. Já quando eu dou um pequeno flush de 3s mais um de 1s e coloco o PF ela marca 88/89 mas rapidamente cai pra 82 ou até menos. Mas de fato a maneira como eu estou fazendo é como se fosse um backflush mesmo. Se eu tirar o manometro ela vai passar direto ai não vai adiantar do mesmo jeito.A válvula agulha eu colocaria no lugar do manômetro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 Sim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 Não dá pra ver bem nas fotos, mas parece que você usou um cotovelo pra acoplar o manômetro, certo? Você pode colocar a válvula no lugar do manômetro ou pode trocar esse cotovelo por um T e colocar a válvula abaixo do manômetro, assim consegue controlar o fluxo pela válvula acompanhando a pressão no manômetro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 Sim, se procurar pela web vai encontrar diversos termofiltros caseiros com essa configuração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 O sensor fica dentro do PF, em contato com a água ou somente por fora, em contato com o metal ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 Dentro Bernardo, em uma das fotos da para ver um pequeno fiozinho. Não seria melhor colocar o fio sobre uma espuma dentro do porta filtro ? De modo que a agua tocasse o fio antes de tocar o metal do Porta Filtro ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 Gilberto, com a válvula agulha o filtro deverá ficar cheio de água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 Então, a partir do momento que a agua começa a se acumular no filtro eu acho que a temperatura da mesma já não tem mais sentido, o ideal era que a ponta do cabo do sensor estivesse próximo ao grupo, apoiado em uma superfi ie não metalica, superficie esta que permitisse que a agua fosse passando para a parte inferior desta superficie, pois o que interessa e a temperatura que a agua chega ao filtro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 Nesse caso Uma alternativa seria colocar um disco de borracha, EVA ou qq outro material isolante, fazendo com que o filtro não precisasse encher tanto e diminuindo a interferência da base do portafiltro. Acho interessante acompanhar a evolução da temperatura durante toda a extração. Idealmente o PF deve estar bem preaquecido. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 Esses termopares tem um tempo de renovação de leitura (refresh rate) de 2 , 3 alguns até 5 seg , não são projetados para acompanhar alterações em curtos espaços de tempo . Como algo indicado para fazer uma curva de temperatura iria custar tão caro que não vale a pena considerar . Com uma extração de 10 ou 15 seg ele vai ter 4 ou 5 leituras no máximo , o display vai ficar aos saltos , ele tem que tentar ler a máxima e a mínima , ele tem que fazer várias leituras , pois com esse tempo de renovação o display pode simplesmente não mostrar a max ou min , com repetições ele diminui essa possibilidade. O PF pre aquecido é básico , como o Rodrigo falou pois com esse tempo de leitura ele precisar estar o mais quente possível. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 A taxa de renovação não é intrínseca ao termopar mas ao dispositivo de leitura. Tenho um bem vagabundo aqui que é menor que 1s. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 Qual seria um bom medidor de palito ? Eu poderia fazer um adaptador para o grupo E61. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 Não quer fabricar termofiltro a partir de um filtro cego? Eu compraria. Pra usar bastaria ter um PF sem fundo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 De fato, serviria para qualquer maquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 Eu já iria preferir um termômetro naquele parafuso do grupo, pras máquinas HX acho que ele é bem mais útil que um termofiltro. Sei que já existe, mas o único que encontrei (o do Eric) custa $110 + frete + impostos = Esses termômetros culinários xing-ling são tão baratos, se houvesse uma opção desse tipo plug'n play pro E61 eu compraria com certeza. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juba Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 Eu já iria preferir um termômetro naquele parafuso do grupo, pras máquinas HX acho que ele é bem mais útil que um termofiltro. Sei que já existe, mas o único que encontrei (o do Eric) custa $110 + frete + impostos = Esses termômetros culinários xing-ling são tão baratos, se houvesse uma opção desse tipo plug'n play pro E61 eu compraria com certeza. Concordo, também compraria na hora... o do Eric já havia pesquisado e achei muito caro na época que nem imaginava o quanto o dólar subiria... agora então... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 A vantagem do termofiltro é que poderia ser usado em qualquer máquina com grupo de 58mm, independentemente do sistema (SBDU, HX ou DB) e de utilizar ou não o grupo E61. Seria uma solução universal. Já o termômetro de grupo é prático porque está sempre ali. Sobre os termômetros de espeto, desde que comprei um bom largaria de mão os vagabundos. São lentos e imprecisos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 Mortari, a rosca é uma comum ou especial nos E61? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas