Ir para conteúdo

Moinho manual da Tramontina


Postagens recomendadas

Irmãos, bom dia! 

Estava dando uma busca na net e achei um modelo de moinho para café manual da Tramontina chamado: "Moedor de Café Realce - Tramontina (61769000)". Procurei pelo termo "Tramontina" aqui no forum mas não encontrei nada a respeito, apenas sobre o modelo by Breville da Tramontina, por isso criei esse tópico. 

Bem, queria saber se alguém conhece o modelo e se vale a pena a aquisição. O custo dele é baixo, encontrei de R$170. Usa o sistema de mós de ceramica, 16 níveis de moagem, a regulagem parece bem de boas, capacidade de até 50g (se não falha a memória). 

Se alguém já teve ou tem um desse, se for possível deixa suas impressões sobre ele aqui. Obrigado. 

61769000PRM001G.jpg

61769000EBM001G.jpg

61769000PNM001G.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico aqui, só não deve ter achado porque não digitou realce rs.

Por enquanto não tem usuários por aqui, mas você encontra algumas informações boas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os comentários já me deram uma noção de que talvez seja bom, para mim que estou começando já é uma ajuda. Resolvi arriscar e comprar ele para experimentar, se não for bom pelo menos o prejuízo é baixo rs

Obrigado mano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Legal galera, quem comprar... posta aí um review ou impressões iniciais sobre o uso e construção, acho que vai ajudar e muito quem estiver a procura de um opção intermediária para moedor e com compra aqui no Brasil!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu chegou tem pouco tempo, então ainda não tenho como fazer uma análise. Além disso manjo bem pouco ainda do assunto, é apenas o segundo moinho que compro. Mas falarei minhas impressões. 

1. Construção: gostei da construção, aparenta se bem resistente e facil de manusear. A regulagem é só girar uma faixa no corpo do moinho, muito pratico. A limpeza também achei de boa, consegui desmontar com facilidade para limpar. Minha maior dúvida sobre a constrição foi essa base emborrachada, não funcionou bem como eles dizem no manual, mas ela é sim bem útil. Tenho uma superfície lisa ela gruda e ajuda bastante na hora de moer. Só não consegui moer sem ter que segurar o moinho com a outra mão , como o manual indica.

2. Moagem: super leve para moer, não tive problemas com engasgos. A consistência da moagem achei razoável, não é perfeita, mas acho que é satisfatória para grande parte das pessoas. Achei um pouco demorado para moer, levei um pouco mais de 2 minutos para moer 40 gramas. Consegui tirar expresso nas moagens 1, 2 e 3, tentei com a 4, mas acho que já fica um pouco grosso. 

Aah. Vi dois rapazes comentando em outro post sobre esse moinho que eles sentiram como se as mós meio que pegassem em alguns pontos quando o nível de moagem tava no 1 ou 2. Tive a mesma impressão, quando giro a manivela faz um sonido em alguns pontos como se de fato as mós estivem encostando uma na outra. Estou usando mais na moagem 3, está quebrando bem meu galho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2020 at 21:16, Miqueias Solidade disse:

O meu chegou tem pouco tempo, então ainda não tenho como fazer uma análise. Além disso manjo bem pouco ainda do assunto, é apenas o segundo moinho que compro. Mas falarei minhas impressões. 

1. Construção: gostei da construção, aparenta se bem resistente e facil de manusear. A regulagem é só girar uma faixa no corpo do moinho, muito pratico. A limpeza também achei de boa, consegui desmontar com facilidade para limpar. Minha maior dúvida sobre a constrição foi essa base emborrachada, não funcionou bem como eles dizem no manual, mas ela é sim bem útil. Tenho uma superfície lisa ela gruda e ajuda bastante na hora de moer. Só não consegui moer sem ter que segurar o moinho com a outra mão , como o manual indica.

2. Moagem: super leve para moer, não tive problemas com engasgos. A consistência da moagem achei razoável, não é perfeita, mas acho que é satisfatória para grande parte das pessoas. Achei um pouco demorado para moer, levei um pouco mais de 2 minutos para moer 40 gramas. Consegui tirar expresso nas moagens 1, 2 e 3, tentei com a 4, mas acho que já fica um pouco grosso. 

Aah. Vi dois rapazes comentando em outro post sobre esse moinho que eles sentiram como se as mós meio que pegassem em alguns pontos quando o nível de moagem tava no 1 ou 2. Tive a mesma impressão, quando giro a manivela faz um sonido em alguns pontos como se de fato as mós estivem encostando uma na outra. Estou usando mais na moagem 3, está quebrando bem meu galho.

Salve Miqueias e ilustres! Adquiri um também esses dias e fui utilizar pela primeira vez para prensa francesa... Fazendo um mesmo paralelo às impressões acima do colega:

1) É robusto, mas compacto até, pela proposta e estilo desse moedor. Quanto a limpeza, aconselho cuidar para não passar a esponja e apagar às marcações de travamento e destravamento do "anel preto" (o que está entre o a parte de regulagem e o copo de acrílico), apenas uma questão de detalhe mesmo (visualização). A base de borracha, no meu caso, funcionou legal (consegui moer utilizando uma mão, na manivela, com o moedor fixo numa superfície completamente LISA). Todavia, (com a borracha) a qualidade do resultado não é a mesma, oscila muito "pulando" na superfície de apoio.

2) Moagem eficiente mesmo, não tão eficaz como eu esperava, mas pelo custo-benefício acho que vale bastante a pena esse moedor. Deu uma diferença boa em relação ao moedor manual de inox (uma cópia do JavaPresse) que venho usando nos últimos meses.

Obs.: Quanto a estabilidade do eixo, é muito boa porque possui um mod em formato de hélice tripla, ENTRETANTO nas regulagens mais espaçadas ficou nítido que a mó não centralizou como eu "gostaria" (mas também caramba, não dá para exigir tanto assim deste modelo). Consequentemente, gera uma diferença de granulometria mais gritante na moagem mais grossa.

Adicionando, acho que seria bacana e interessante montar um referencial entre às moagens pra esse moedor, como existe em outros tipos de mós (padronizar), relacionando com os métodos de preparo. Vou ver de fazer isso e aí lanço minha opinião!

Um abraço!  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, considerando que temos um outro tópico um pouco mais antigo e com mais comentários sobre o mesmo moedor, vamos mover todas as discussões pra lá?

Trata-se desse tópico aqui:

O que acham moderadores?
Faz sentido fechar esse aqui?

Abs

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...