Ir para conteúdo

Coado, cold brew e demais orientações


Carlos Souza

Postagens recomendadas

Boa noite, pessoal!

Tô precisando de umas orientações, peço ajuda aos colegas. Me chamo Carlos, moro atualmente em Floripa e sou um novato nesse mundo dos cafés gourmet e especiais. Ano passado viajei a Argentina e fiz, junto a minha noiva, uma airbnb experience (serviço bacana do airbnb que muita gente desconhece) de experimentação de cafés - a hostess tinha um kit chamado Le Nez du Cafe com diversos cheiros comuns aos cafés muito, muito bacana -, e acabei percebendo como o café que eu tomava, quase sempre com açúcar, era muito pouco do que o café poderia oferecer. Quando voltei pro Brasil, pesquisei um pouco e comprei um Hario Skerton, uma Kalita Wave, uma chaleira bico de ganso, um termômetro, e um Hario Mizudashi, este último pra minha noiva, quem mora comigo, já tinha experimentado e gosta muito de cold brew. 

Então, neste último ano, após provar um monte de café e gastar um monte com cafés especiais variados (pra testar o paladar), cheguei à questão que vos apresento:

Por ter vindo desse vício de tomar café com açúcar, percebi que acabei desenvolvendo também uma preferência por cafés naturalmente doces. Além disso, tendo a preferir os cafés frutados, um pouco cítricos, em detrimento dos mais relacionados às avelãs, nozes, chocolate, ou mais densos. Meu paladar não é muito desenvolvido ainda, mas foi o que pude notar, tanto na experiência, quanto neste último ano. Entretanto, minha noiva tem o gosto exatamente oposto! Dito isso, e considerando que eu consumo meu café quente, coado na Kalita, e ela consome o café na cold brew, existe algum café mais barato, para o consumo diário, para ambas as modalidades de consumo? O cold brew é muito oneroso, nós usamos 60g para cada ~500ml. Na Kalita, eu uso entre 25g e 28g para cada 400ml de água. Então, comprar cafés especiais, a ~R$ 30,00/250g para o consumo diário acaba sendo quase impossível. Vocês recomendam algum café específico para o consumo diário nessas formas de consumo? 
 

Desculpem o textão. Caso tenham alguma outra dica ou recomendação em geral, estou aqui para aprender. 

 

Abraços a todos, bom café! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Carlos... Bem, como ninguém se mobilizou muito ainda rs, vou dar algumas sugestões. No entanto, já aviso: de Cold Brew não manjo nada.

Nós temos um tópico em algum lugar no fórum sobre cafés especiais com bom custo/benefício, pode ser útil. Dá uma buscadinha ali.

Particularmente, acho que uma boa opção para você pode estar em buscar os cafés mais "de entrada" ou "versáteis" de algumas marcas de café especial. Eles terão preços melhores e boa qualidade, e geralmente sabor equilibrado para agradar a gregos e troianos. No meu caso, frequentemente compro da Roast (veja o "Café da Delma"), Unique Cafés (veja o "Blend"), Nossa Casa Cafés (veja "Fazenda S. João"), tem o café do Robson - 3R que podes pedir para ele a torra do teu jeito, o Café Seleção do Mário (os grãos padrão dele). Todos têm site próprio, exceto o 3R que tem no Mercado Livre.

Dá uma olhada nesses aí, vê o que te agrada, acho que tem para faixas de preço viáveis. E aí é a melhor parte, experimentar né rs. Espero que tenha ajudado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Carlos! Bem-vindo!

Eu tive pouco contato com o cold brew no último ano (acho que não gosto muito e aceitei isso), mas se demonstrou bem versátil e gostei mais em torras mais escuras. Usei os cafés da Seleção do Mário (como o João recomendou) e tive bons resultados com o amendoado e o achocolatado -que aliás funcionaram bem na Kalita-, o café dele é de muita qualidade e com certeza tem um preço menor do que você está pagando. Outra tática possível é comprar pacotes de 1kg em vez de 250g, geralmente vale a pena: No início eu só comprava 250g, por querer experimentar TODOS, mas escolha o melhor entre o seu orçamento e encontrará boas opções sempre!! Eu comprei essa semana o café da Delma, veja se alguém já deu uma avaliada aqui, mas a Roast nunca decepcionou: Se não me engano estava R$45/kg. Quando chegar e fazer uns testes escrevo aqui se vale a pena. Em Santos/SP existe um torrefação muito boa também pelo preço que cobra: O Portal Café, eles tem um canal no wpp, se você contar o que você precisa pra eles, com certeza vão saber a melhor opção.

5 horas atrás, JoaoW disse:

E aí Carlos... Bem, como ninguém se mobilizou muito ainda rs, vou dar algumas sugestões. No entanto, já aviso: de Cold Brew não manjo nada.

Nós temos um tópico em algum lugar no fórum sobre cafés especiais com bom custo/benefício, pode ser útil. Dá uma buscadinha ali.

Particularmente, acho que uma boa opção para você pode estar em buscar os cafés mais "de entrada" ou "versáteis" de algumas marcas de café especial. Eles terão preços melhores e boa qualidade, e geralmente sabor equilibrado para agradar a gregos e troianos. No meu caso, frequentemente compro da Roast (veja o "Café da Delma"), Unique Cafés (veja o "Blend"), Nossa Casa Cafés (veja "Fazenda S. João"), tem o café do Robson - 3R que podes pedir para ele a torra do teu jeito, o Café Seleção do Mário (os grãos padrão dele). Todos têm site próprio, exceto o 3R que tem no Mercado Livre.

Dá uma olhada nesses aí, vê o que te agrada, acho que tem para faixas de preço viáveis. E aí é a melhor parte, experimentar né rs. Espero que tenha ajudado.

Acho que o João deixou opções dignas de um tópico específico pra cada um desses. Mas eu tive experiências ruins com a Unique: Sempre me entregaram torras antigas (por volta de 20 dias de torrado, uma vez mesmo pedindo uma torra nova veio uma antiga), uma vez estava em São Lourenço/MG onde fica a cafeteria deles, e lá só tinham torras com mais de 30 dias. Não sei se no clube deles é mais fresco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João e Levi, muuuito obrigado pela ajuda! :) Deu o norte que estava precisando.

Como o café aqui já estava acabando e eu ainda não tinha achado uma solução, acabei comprando uns cafés da Coffee & Joy, também um pouco por ter possibilitado a assinatura deles e querer experimentar os cafés antes. O que me afasta da ideia da assinatura é que, além de não ser exatamente econômico, minha noiva gosta de constância (imaginem como ela tem estado comigo comprando diversos cafés diferentes todo mês... :ph34r: mais um motivo para eu querer achar uma solução meio fixa), e a maioria das assinaturas mudam o café a cada mês. Apesar de achar - intuitivamente, sem embasamento algum, me corrijam se estiver errado - que o café mude a cada safra, essa Cofee & Joy parece que possibilita que você escolha os cafés da sua assinatura, o que traria alguma constância. Posso estar falando besteira, talvez os cafés disponíveis mudem com frequência, teria que perguntar lá. De qualquer forma, pensei nisso e em comprar em 1kg. Já a questão de comprar 1kg é que demoraríamos aprox. 3 semanas para consumir todo esse café. Considerando uns 10 dias da torra até a entrega, sendo possível que demore mais, me pergunto como este café estará ao fim desta 3ª semana. Tenho uns potes herméticos de 2L, mas acho que não é suficiente para manter o café bom por esse tempo, né?

Bem, vou atrás dessas opções que vocês apresentaram. Assim que acabar essa próxima leva, devo comprar 1kg ou 500g de um dos lugares que vocês indicaram (devo começar pelo Mário ou pela Roast) e volto aqui para dizer como foi. Agradeço novamente pelas considerações, me ajudaram bastante.

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2020 at 05:11, Carlos Souza disse:

João e Levi, muuuito obrigado pela ajuda! :) Deu o norte que estava precisando.

Como o café aqui já estava acabando e eu ainda não tinha achado uma solução, acabei comprando uns cafés da Coffee & Joy, também um pouco por ter possibilitado a assinatura deles e querer experimentar os cafés antes. O que me afasta da ideia da assinatura é que, além de não ser exatamente econômico, minha noiva gosta de constância (imaginem como ela tem estado comigo comprando diversos cafés diferentes todo mês... :ph34r: mais um motivo para eu querer achar uma solução meio fixa), e a maioria das assinaturas mudam o café a cada mês. Apesar de achar - intuitivamente, sem embasamento algum, me corrijam se estiver errado - que o café mude a cada safra, essa Cofee & Joy parece que possibilita que você escolha os cafés da sua assinatura, o que traria alguma constância. Posso estar falando besteira, talvez os cafés disponíveis mudem com frequência, teria que perguntar lá. De qualquer forma, pensei nisso e em comprar em 1kg. Já a questão de comprar 1kg é que demoraríamos aprox. 3 semanas para consumir todo esse café. Considerando uns 10 dias da torra até a entrega, sendo possível que demore mais, me pergunto como este café estará ao fim desta 3ª semana. Tenho uns potes herméticos de 2L, mas acho que não é suficiente para manter o café bom por esse tempo, né?

Bem, vou atrás dessas opções que vocês apresentaram. Assim que acabar essa próxima leva, devo comprar 1kg ou 500g de um dos lugares que vocês indicaram (devo começar pelo Mário ou pela Roast) e volto aqui para dizer como foi. Agradeço novamente pelas considerações, me ajudaram bastante.

Abraços!

Carlos, apesar de após o 10° dia de torra a diferença ser clara, não considero problemáticos cafés com até 30~40 dias de torra em termos de sabor no copo (a diferença é perceptível, mas não acaba com um café), em espresso, vejo diferenças significativas na crema, e no coado, no blooming. Se você quer sempre torras frescas (por exemplo, nunca com mais de 15 dias), a solução é procurar nos tópicos ou na ferramenta de busca se alguém já recomendou alguma torrefação ou loja próxima à você. A Unique vende cafés verdes para o Brasil inteiro, por exemplo, então é possível encontrar torras frescas em vários lugares (basta saber a qualidade da torra em questão); vale saber se outras marcas ou produtores funcionam no mesmo modelo de negócio. Falando de mim, compro cafés uma vez no mês porque não sou sócio dos Correios.

 

Bons cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2020 at 22:12, Levi Lourenço disse:

Carlos, apesar de após o 10° dia de torra a diferença ser clara, não considero problemáticos cafés com até 30~40 dias de torra em termos de sabor no copo (a diferença é perceptível, mas não acaba com um café), em espresso, vejo diferenças significativas na crema, e no coado, no blooming. Se você quer sempre torras frescas (por exemplo, nunca com mais de 15 dias), a solução é procurar nos tópicos ou na ferramenta de busca se alguém já recomendou alguma torrefação ou loja próxima à você. A Unique vende cafés verdes para o Brasil inteiro, por exemplo, então é possível encontrar torras frescas em vários lugares (basta saber a qualidade da torra em questão); vale saber se outras marcas ou produtores funcionam no mesmo modelo de negócio. Falando de mim, compro cafés uma vez no mês porque não sou sócio dos Correios.

 

Bons cafés.

Fala, Levi! Tô me aventurando pelo fórum já. Inclusive tenho uma pipoqueira elétrica parada que minha noiva insistiu em comprar e que parece que vai servir pra alguma coisa. rs Obrigado pelas dicas novamente! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...