Ir para conteúdo

Café duro, travando o moedor


Postagens recomendadas

Comprei um café torrado que está muito duro, travando meu moedor (Tramontina by Breville) e, por isso, tive que desistir dele.

Alguns grãos estão com uma película amarelo / dourada em volta. Isso é um defeito? É problema do grão ou da torra?

https://t.ly/MSDl

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leandro.

O Tramontina Breville apresenta problemas com cafés de torra clara e média-clara mesmo. Não é um problema do seu moedor em específico.
E a julgar pelas fotos, seu café foi torrado com esse perfil.
Pra resolver isso, você terá que moer esses grãos numa granulometria maior.

Uma outra opção é selecionar um pouco esses grãos, descartando aqueles mais claros e mantendo apenas os mais escuros.
Isso pode ajudar também.

Sugiro também acompanhar o tópico desse moedor aqui no fórum.
Tem muitas informações lá (inclusive sobre esse problema relatado por você).


Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, leandro.costa disse:

Comprei um café torrado que está muito duro, travando meu moedor (Tramontina by Breville) e, por isso, tive que desistir dele.

Alguns grãos estão com uma película amarelo / dourada em volta. Isso é um defeito? É problema do grão ou da torra?

https://t.ly/MSDl

Bom dia Leandro, complete seu perfil, colocando cidade, equipamentos que usa, assim a galera do fórum pode dar umas dicas bem personalizadas a você.

Película: Não, não se trata de defeito. Apenas não saiu toda a película no processamento e torra. É uma característica, não defeito.

Torra clara realmente faz o breville sofrer. Tem vídeo no youtube ensinando abrir e limpar o Breville, que tal tentar e daí moer novamente?

Outra alternativa seria moer bem grosso, como o colega falou e depois moer novamente na granulometria desejada, mas alimentando o moinho devagar e continuamente, embora eu certamente faria isso, pode causar travamento também. Como disse, se pesquisar a internet vai ver como abrir e limpar, travou desliga imediatamente.

Veja que tem gente que faz isso seguidamente. Tem até vídeos mostrando.

MAS: Minha sugestão definitiva seria, vá na cafeteria em que comprou os grãos e peça para moer para a forma desejada, ou vá até uma cafeteria que frequente e peça para moerem para você. Compensa.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Que café foi esse? Qual marca ? Não sou expert,  mas na minha opinião me pareceu uma torra sem homogeneidade, muito ruim o aspecto ! Grãos muito claros misturados com outros bem escuros, de aparencia queimada, não parece uma torra de boa qualidade. 

Abs,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Obrigado pelas dicas, a solução que funcionou pra mim foi ligar o moedor e ir adicionando os grãos aos poucos pra não acumular. Não deu pra chegar na pressão do espresso mas pelo menos não perdi os grãos. O curioso é que eu já usei cafés mais claros que esses e não tive problemas, mas talvez a torra desses grãos tenha ficado muito irregular e deixado um ou outro muito mais claro, e portanto mais duro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Bom dia,

Utilizei pela primeira vez a SAGE Barista Express que acabei de comprar em Portugal e confrontei-me a a absoluta impossibilidade de moer grãos de café que dispunha em minha casa e, inclusive, com uns outros que meu cunhado utiliza na sua máquina automática da SAECO.

Já fiz os ajustes possíveis e resta-me apenas encontrar o tal café "ideal".

Por ora, vou tentar dar uma rápida moída em outro moedor de que disponho, e verei se tem algum resultado pois o moinho, atualmente, limita-se a nem sequer girar perante os grãos atuais... será que é  assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...