Ir para conteúdo

É de amargar...


Postagens recomendadas

Gostei da matéria. Bastante explicativa.

 

Gente me tirem, por favor, uma dúvida (sempre me confundo). O café com torra escura tende a ficar mais amargo e o com torra clara tende a fica mais ácido? Ou eu estou confundindo? Há mais alguma coisa que interfere, além da torra, que interfere no amargor do café? O quê?

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é que antes de conhecer o Clube, eu tomava o expresso em cafeteiras/ padarias aparentemente perfeitas e honestamente não gostava do que tomava. Logo quando você vê um café caro no mercado, você não compra pois nem imagina que sabor você pode ter naquele café, outras vezes você compra mas faz errado, nos aqui sabemos de todos os cuidados para se preparar um bom café, seja espresso ou como diriam um " simples" coado.

Talvez se pudesse acelerar se cafés tipo Octavios por exemplo, colocasse em sua embalagem:

INSTRUÇÕES PARA PREPARAR ESTE CAFÉ COADO, aeropress" e disponibilisasse na internet, para

Coado filtro melita

Coado hario

....... E ass vai.

 

Aí talvez o comprador tivesse uma experiência boa com o café e se torne um novo consumidor.

 

Agora claro se o café do camarada não serve para nada é melhor deixar quieto.

 

 

Ruston, vamos fazer www. Clubedocafé. Com. Br./Octávio , e assim para outros cafés, claro mediante um patrocínio, rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da matéria. Bastante explicativa.

 

Gente me tirem, por favor, uma dúvida (sempre me confundo). O café com torra escura tende a ficar mais amargo e o com torra clara tende a fica mais ácido? Ou eu estou confundindo? Há mais alguma coisa que interfere, além da torra, que interfere no amargor do café? O quê?

 

Obrigado a todos.

 

Silvelandio,

 

Abstraindo os outros fatores, um mesmo café com torra mais escura fica com maior amargor e menor acidez. O amargor é resultado de uma serie de processos químicos, entre eles a caramelização dos açucares.

 

Outras coisas que podem interferir no amargor do café são o excesso de particulados (finos) resultantes de uma moagem inadequada, água excessivamente quente, infusão por tempo excessivamente longo do pó na água, má qualidade do grão e torra mal feita. Os três primeiros fatores que mencionei geram amargor mais ou menos pelos mesmos motivos: promovem uma superextração do café, extraindo substancias que dão sensação de amargor. O café quando extraído na correta proporção/intensidade praticamente nao tem amargor, salvo se houver problema na torra ou no grão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor parte da matéria é ir direto nos comentários dos leitores. Não percam!

 

Kkkkkkkkkk, cada dia acho mais engraçado como pensamos parecido.

 

Normalmente é a parte que eu leio com mais interesse em qualquer matéria que seja minimamente "polemica". Os comentários são quase sempre hilários, independente do assunto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz

Se fossem fazer isso com os cafés que vendem em natal...

Acho que a maior nota não passaria de cinco.

Cinco?!?!?!?!

 

Vai lá no hospital onde trabalho pra ver se passa de 0,034.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essa questão de preço realmente preocupa. Pagar por café brasileiro mais caro aqui do que na europa é absurdo. A justificativa dos impostos não procede, o produtor de café gourmet paga o mesmo de impostos que o de café comum.

 

Uma coisa é certa, na europa eles simplesmente se recusam a pagar qualquer coisa com preço que consideram abusivo. É o mesmo que acontece quanto ao vinho, europeus se recusam a pagar os preços absurdos que os norte-americanos pagam. Mesmo assim, sempre tomam vinho bom, afinal, são eles que produzem! Nós quem produzimos café!

 

Mas nesse mercado gigantesco que é o nosso, se algum produto está caro, algumas pessoas deixam de comprar, mas sempre vai ter aquele que paga sem se preocupar, a empresa vai continuar vendendo sua produção, O Brasil tem muita gente.

 

A matéria foi compreendida por alguns leitores que postaram comentários, como uma justificativa do preço e não como estímulo para exigirmos café de boa qualidade. Existem os produtores de café de qualidade com bom preço, devemos apoiá-los senão, nosso futuro vai ser pagar R$500,00 por um kilo de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Trago algumas informações para enriquecer este debate.

 

Fiz rápida pesquisa e encontrei os seguintes preços para cafés comerciais de marcas com relevante participação de vendas em seus respectivos mercados e que estão em oferta em varejistas também com relevante participação de vendas em seus respectivos mercados

 

EUA - Walmart - Folger's - Classic Roast - 33,9 oz (0,961 Kg = U$ 8,98 sem sales tax) -> 1 kg = U$ 9,34 -> R$ 18,98/R$ 19,93* (dólar comercial compra 01/11/12 R$ 2,0308)

França - Carrefour - Maison du Cafe - Ma Tradition - 1 Kg - 6,36 -> R$ 16.75 (euro compra 01/11/12/ R$ 2,6346)

 

Brasil - Pilão, Melitta e outras marcas de relevante importância são vendidas no varejo por preços entre R$ 15 e R$ 17. Quando ofertadas em promoções, como o caso dos exemplos estrangeiros acima, são vendidas por preços entre R$ 13,50 e R$ 15,00.

 

Todos os cafés citados são de qualidade comercial, com arabica e robusta em suas misturas. Não cabe discutir se o Folger's contém até 50 % de robusta asiático, ou se o Maison du Cafe traz Colombia ou outros finos das Américas Central e Andina e robusta africano. A relevância está na preferência popular quando da escolha de determinada marca no ato da compra.

 

* Ao preço de venda do produto americano deverá ser considerado aumento de algo como ao menos 5% do preço, para o pagamento do imposto de venda local

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café pra ter um custo benefício legal, tem que ser comprado cru, com custo menor e torrar em casa. Hoje temos excelentes cafés crus que são comprados por R$25-R$30 o kilo. Lembro por exemplo que comprei cru o Umami e o Obatã, o primeiro por R$20 o kilo, o segundo por R$26 o kilo. Lembro que eram vendidos aqui em Goiania no Atelie por R$100 o kilo já torrados!!!

Agora o teste foi mal feito e os cafés desproporcionais em faixas de preços diferentes...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me chamou foi este comentário:

 

"Esta , matéria sobre café foi decepcionante , muito papo furado , moer café em casa não melhora o sabor , o sabor da chicara de café depende de muitos fatores , como tipo de café , talento do torrador , a agua da sua casa , o coador , etc , é claro que tem muitas marcas por ai que misturam um monte de lixo e torram , mas não duram no mercado"

 

Não poderia estar mais equivocado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim Rafa?

 

Compararam cafés baratos com cafés mais caros.

Com certeza o caboclo custa bem menos(talvez menos da metade) que o Astro ou o Cafeterie do Café do Ponto.

Outra coisa compararam cafés sem apelo gourmet (caso do caboclo como exemplo) com café "ditos" e vendidos como sendo gourmet (exemplo do cafeterie, santo grão ou bravo)...

Desses cafés de supermercado, o Bravo é bem melhor que o caboclo, já provei, entretanto seu preço é outro, e não é vendido como sendo um produto popular. Alguns cafés são vendidos como sendo item da cesta básica, outros tem um apelo gourmet, portanto não acho justo, comparar um com o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogaram o reporter no meio da matéria, e se virá. Se virou errado.

 

Uma vez a rede Glo-- fez uma matéria comigo, sobre o grande volume de venda de motos para mulheres, eu quiz explicar que o volume de vendas se déra por conta da inadinplencia do motoqueiro, que não podendo mais comprar em seu nome, comprava em nome da mãe, da vó, da irmã, gerando aquela estatistica, que era muito além do aumento verdadeiro que houvera de mulheres motociclistas.

Enfim 2 minutos de esclarecimentos, e lá foi a matéria saiu como eles queriam. Rsrsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testemunho pessoal,

 

Hoje fiz um shot pro meu tio. Café do Expresso Brasil, Rio de Janeiro, data de torra, 19/10. Também tomei e gostei muito.

 

Quando meu tio tomou quase que cospe o bichinho pra fora. KKKKKKKKKKKKKKKK.

 

Detalhe. Ele é acostumado a fazer café na cafeteira italiana, E já coloca açúcar na parte de cima dela pra já ir "adoçando". Café melitta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compararam cafés baratos com cafés mais caros.

 

Ah, agora compreendi tua indignação. Achei que você havia se referido a comparação do Pilão e Melitta com o Folger's e o Maison du Cafe.

Concordo que Caboclo, 3 Corações e Pelé não estão voltados para o mesmo segmento de mercado que o Origem Brasil (que não conheço), o Cafeterie e o Bravo.

Tampouco acredito que estas sejam as 10 marcas mais vendidas nos 3 supermercados pesquisados. Ainda que não saiba quais foram estes 3 supermercados, garanto que não serão as 10 marcas mais vendidas em qualquer supermercado de São Paulo que ofereça a linha completa, ao menos das grandes marcas comerciais de cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que nesses mercados o que domina é o pilao. Que é de nao so amargar como da uma azia desgracada em mim!!!

Ah tenho visto que o pilao tem investido bastante em mudanca pra um seguimento "superior" no inferior. Com novas embalagems e tipos.

Destes todos o mais tomavel que desce melhor pra mim é o Melitta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me chamou foi este comentário:

 

"Esta , matéria sobre café foi decepcionante , muito papo furado , moer café em casa não melhora o sabor , o sabor da chicara de café depende de muitos fatores , como tipo de café , talento do torrador , a agua da sua casa , o coador , etc , é claro que tem muitas marcas por ai que misturam um monte de lixo e torram , mas não duram no mercado"

 

Não poderia estar mais equivocado!

Com certeza. Falou (pra não usar outro verbo) o que não sabia !

Sempre tento respeitar a opinião dos outros, por mais absurdas que sejam, mas essa eu quase não resisti. Só não mandei uma réplica pela burocracia de ter que se registrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro erro grave, disseram ter usado o cafeterie do café do ponto porque não acharam nenhum outro.

Que isso? Encontraram o cafeterie e não encontraram os outros???Que supermercado foi esse?Hehehe

Encontrar o Café do ponto Cafeterie e o Brasilian Santos ( os melhores) e não encontraram nenhum outro ( os piores ). Conta outra né?

Acho que é materia comprada ou no mínimo tendenciosa...

De qualquer forma matéria informativa, para leigos...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem chego a dizer que foi comprada, mas jornalismo tem esse lado. O editor manda o jornalista fazer uma matéria sobre café, e ele tem umas poucas horas pra aprender um pouco sobre o tema e fazer a matéria porque a pauta é pra ontem. Como a maioria das pessoas sabe pouco sobre o assunto, passa tranquilo. Mas quando conhece, aparecem as inconsistências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...