Ir para conteúdo

Sugestão da forma mais prática e rápida de preparo


Perene

Postagens recomendadas

Pessoal, sou novo nesse meio e de preparo de cafés (e de cafés em si) não entendo, até porque não tomo diariamente (não acho ruim, apenas não tenho esse hábito). Sigo a dieta cetogênica atualmente e gostaria de passar a tomar o bulletproof coffee, pois o óleo de coco e a manteiga (Ghee ou não) eu já consumo todo dia.

Já mandei pedir um mixer pra mexer no copo de vidro, pois não posso colocar café no meu blender de 700 mL (que é de plástico - provavelmente por conta do BPA e por estragar, poderia até explodir). Ou se isso fosse feito teria que estar totalmente frio.

Mas a questão não é essa, é que eu pensei em comprar uma chaleira elétrica, e ao mesmo tempo um café que ficasse pronto após colocar essa água quente. Sem aquele trabalho extra que vocês sabem.

Então vamos lá para as dúvidas...

1) O café em questão é o solúvel, certo? Se entendi corretamente existe o solúvel e o solúvel LIOFILIZADO, ou seja, dois tipos, que nem se eu dissesse assim: fruta E FRUTA ORGÂNICA, mas ambos servem pro meu intento?

2) A chaleira ELÉTRICA: eu pesquisei modelos nacionais e aparentemente este é o mais bem indicado:

O da Hamilton Beach.

Vocês concordam? Acham que vale a pena a ELÉTRICA ou tem desvantagens que fariam a pessoa desistir e esquentar na chaleira normal mesmo?

3) Cheguei a ver alguns vídeos indicando o seguinte: colocar um pouco dos grãos de café no copo (a quantidade que já será consumida - não sei se será uma colher pequena ou média, ou mais de uma), molhar um pouco COM ÁGUA FRIA (no caso essa pra mim seria a água mineral, do bebedouro) e dar uma mexida com uma colher. Após isso despejar logo em seguida a água quente da chaleira. Foi dito que se for colocada a água quente e mais nada o gosto ficará RUIM (amargo). Está certo?

4) Esse ponto eu não entendi: o manual dessa chaleira elétrica e outros vídeos mostram o pessoal colocando água DA TORNEIRA, que além de eu NUNCA ter bebido ainda é natural (nem morna e nem fria).

https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/produtos-ingredientes/como-a-agua-interfere-no-sabor-do-cafe/

Isso dentro da chaleira, pra esquentar.

Esse artigo do Gazeta do Povo sugere que PODE SER USADA água mineral, mas que:

*******
""Dependendo da composição e dos sais presentes, este tipo de água também pode interferir no gosto. É bom ficar atento à quantidade de bicarbonato. Nunca usar uma que tenha mais de 60 miligramas por litro, pois a presença deste elemento pode interferir no sabor"."
*******

Então posso colocar água do bebedouro nessa chaleira? Ou daquelas garrafinhas tipo MINALBA que ficam na geladeira? 

Se permitido obrigatoriamente a água colocada na chaleira não pode ser fria, certo?

Essa questão do bicarbonato eu não chequei todos os rótulos, porém tirei foto da Minalba sem gás e daquele garrafão de 20 litros:
https://drive.google.com/file/d/1f1P-pjx5IIzrTnUby4eSwYZfzLvEGzo_/view
https://drive.google.com/file/d/1bRiZzeSmm0dV3XUelN-eDRovvmalZiwV/view

O que eu vi é que nas águas menores consta um valor acima de 100 pro bicarbonato (no do fabricante Hay Up, uma com pH 9, é nessa faixa), mas no garrafão o pH cai pela metade (oscila na faixa de 4) e consta apenas o valor de 3.66 pro bicarbonato.

Pra mim não seria problema colocar água da torneira pro preparo do café, mas se for somente assim acho bizarro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei absolutamente nada sobre café solúvel. Então, vou limitar minhas respostas à questão da chaleira elétrica.

Sim. Vale muito a pena ter uma. E não só pelo café, mas você pode usá-la também pra adiantar o processo de qualquer outra coisa que seja cozida em água, afinal, na chaleira elétrica a água esquenta MUITO mais rápido que num fogão convencional.

Composição da água afeta sim o sabor do café. Não sei exatamente como, mas tem a ver com a quantidade dos minerais, e os tipos deles. Tem os que ajudam na extração, tem os que atrapalham e trazem gosto ruim, etc. Li muito superficialmente sobre isso.

Em relação aos tipos de água na chaleira, nunca ouvi falar de restrição nenhuma. Na minha aqui eu já usei água mineral, água de torneira, água filtrada (uso esta atualmente pra o café), tanto em temperatura natural quanto gelada (um pouco mais raro, só quando é a única opção). A única restrição que eu sei é que seja só água mesmo. Nada de esquentar outros tipos de líquidos.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um que não entende nada de café solúvel aqui... :D

9 horas atrás, Perene disse:

1) O café em questão é o solúvel, certo? Se entendi corretamente existe o solúvel e o solúvel LIOFILIZADO, ou seja, dois tipos, que nem se eu dissesse assim: fruta E FRUTA ORGÂNICA, mas ambos servem pro meu intento?

Liofilização é um dos processos que a indústria usa para fazer o café solúvel. Existem outros, cada um com suas vantagens e desvantagens (saiu uma matéria na revista Expresso sobre isso, se não me engano). Seja qual for o processo qualquer um vai te atender. É só jogar água e misturar.

9 horas atrás, Perene disse:

Vocês concordam? Acham que vale a pena a ELÉTRICA ou tem desvantagens que fariam a pessoa desistir e esquentar na chaleira normal mesmo?

Na minha opinião a única desvantagem da chaleira elétrica é que elas tem um limite mínimo de água que você pode colocar para ferver. Geralmente 500ml. Se você pretende ferver bem menos do que isso talvez não valha a pena. Essa da Hamilton eu acho que é bem mais cara do que as da Cadence. Se você vai só ferver água e não precisa que a chaleira seja bonita... Procure uma mais barata.

 

9 horas atrás, Perene disse:

Esse ponto eu não entendi: o manual dessa chaleira elétrica e outros vídeos mostram o pessoal colocando água DA TORNEIRA, que além de eu NUNCA ter bebido ainda é natural (nem morna e nem fria).

A água da torneira pode ser "bebível" ou não. Depende da cidade. Você teria que pesquisar aí para ver a situação da sua localidade. Para café geralmente se recomenda água filtrada.

Agora, honestamente... Se você vai usar café solúvel e colocar manteiga nele então tanto faz. A mudança de sabor que a água pode ocasionar será imperceptível. Quando se fala de qualidade de água para café a gente está falando de café especial, com nuances de sabores, notas suaves e etc. E mesmo assim muita gente acha que não vale a pena encucar com a água e simplesmente usa a água que bebe.

Se você vai enveredar por esse caminho vai ter que mandar fazer um estudo da sua água aí, comprar os sais para a correção e etc.

9 horas atrás, Perene disse:

Se permitido obrigatoriamente a água colocada na chaleira não pode ser fria, certo?

O único problema de colocar água fria na chaleira é que vai demorar mais para ferver.

 

9 horas atrás, Perene disse:

Pra mim não seria problema colocar água da torneira pro preparo do café, mas se for somente assim acho bizarro...

Usa a água que você bebe no dia a dia. Não vale a pena perder tempo com isso, principalmente porque você vai prepara café solúvel com manteiga.

 

PS: Mesmo que você não misture manteiga/etc café solúvel é uma bebida de baixa qualidade (em termos sensoriais). Tecnicamente existem cafés solúveis bons, mas não são fáceis de encontrar aqui no Brasil.

Editado por tcmedeiros
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a chaleira elétrica, eu não pesquisei uma mais cara pela aparência, eu pesei os prós e contras de cada modelo e procurei saber aquele menos propenso a dar problemas e com quantidade menor de reclamações. Claro que nenhum fabricante está isento de problemas, no entanto é preciso tomar muito cuidado com o bom e barato, pois pode ser que nem comprar TV CCE, por outro lado você pode gastar mais e se frustrar do mesmo jeito. Um exemplo parecido é o chamado "blender", liquidificador menor, geralmente com 700 mL. O meu da MONDIAL custou barato, mas com 1 ano a borracha já ficou ruim e me mandaram outra que está pra chegar semana que vem. E quando falo ruim é que ela vaza o líquido, atualmente parei de usar pois estava vazando por baixo, arriscando a entrar DENTRO do equipamento. Até que chegue e eu analise estou usando mixer/misturador, em copo de vidro de 450 mL, onde ponho café.

No entanto existe blender com dobro de potência, de 600W parece, bullet não sei o que, mas me desanimei de pagar mais caro $$$$$ pois a assistência técnica deixa a desejar: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/nutribullet-brasil_194402/lista-reclamacoes/ (mandem abrir TODAS as queixas).

O que eu mais gostaria de saber é se há um modelo durável por ANOS a fio ou se é um investimento similar a esse meu do blender, que com 1 ano já precisou repor uma peça. Se é loteria ou com os anos a chaleira tem de ser trocada mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...