Ir para conteúdo

café descafeinado e bebidas alternativas


feh7

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal, eu costumo tomar um expresso por dia, as vezes 2, e ja tem algum tempo q tenho sentido o organismo um pouco mais acelerado q o normal, tava pensando em alternar o cafe normal com o descafeinado e tambem em introduzir algumas bebidas alternativas ou semelhantes pra ter uma certa variedade no dia a dia.

Enfim, o que acham do descafeinado? do sabor aos efeitos no organismo

e bebidas alternativas, alguem conhecem/tem alguma preferida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @feh7, tomei por um bom tempo. Os cafés especiais descafeinados tendem a ter o dobro do preço dos normais, porque passam por um processo que encarece bastante o produto. O sabor fica meio diferente, já tomei da Unique, Orfeu, Minas Estate Coffee, parece que fica com um aspecto de torra um pouco mais escura também. Eu tomava mais na moka, na época. Como há menos variedade de grãos - geralmente cada marca faz um só grão descafeinado, quando muito - tem menos variedade de sabores. Se for pelo lado da Nespresso, o descafeinado eu curto, acho ele próximo em sabor de vários outros, não tomo e identifico "esse é descafeinado".

Parei de tomar o descafeinado porque fui descobrindo sabores mais legais nos grãos "normais" rs. Aí preferi reduzir um pouco (não muito) a quantidade de café durante o dia, e evitar mais de tardezinha, de noite.

Mas, se você precisa ter um café mais tarde no dia, pode ser uma opção. O fato de não ter cafeína realmente tira aquela coisa de ficar ligadão, acelerado, de quando a nossa dose diária "passa do ponto".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@feh7

Como bem apontado pelo @JoaoW, o grande desafio é encontrar bons cafés descafeinados e com preços razoáveis. Nas prateleiras do mercado, normalmente, você só vai achar cafés descafeinados dos grandes players do mercado, onde normalmente empregam o uso de solventes no processo de retirada da cafeína. Esse processo é permitido, porém, ao meu paladar, muda o gosto do café. Procure cafés que tenham retirada da cafeína pelo processo Swiss Water ou Mountain Water para obter um sabor mais próximo possível do café normal. Minha esposa adora café e está grávida. Ela partiu para o café descafeinado para poder manter a sua xícara diária de café e temos bastante dificuldade em encontrar os cafés descafeinados de qualidade nas prateleiras. Já tomamos das marcas Orfeu e Astro (os dois tem retirada da cafeína pelo Swiss Water), sendo que ambos tem um sabor muito satisfatório. Estamos querendo provar o Unique, para ver se há algo especial, porém ele é ainda mais caro que o Orfeu. Então, a batalha é ardua, mas vá em frente, porque no seu caso valerá a pena tomar um café descafeinado de boa qualidade. Você perderá pouco da experiência em relação aos cafés normais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, sem cafeína a alternativa que se encontra em supermercados é a cevada torrada e moída, geralmente fica junto com produtos "saudáveis", açúcar mascavo/demerara, orgânicos, sal rosa, granolas, coisas sem glúten, diet ou veganos. Eu nunca experimentei mas provavelmente é a mais parecida com o café tradicional (amargo, etc).

Acredito que a melhor alternativa é algum chá ou infusão. A Camellia Sinensis é a planta que dá origem a diversos estilos de chás, inclusive como o café existem chás especiais de qualidade superior e sommeliers que classificam suas notas sensoriais, ainda contém cafeína mas bem menos que o café, eu compro do verde e do preto à granel e faço na prensa. Mesmo o chá preto sendo mais adstringente pra quem toma café especial dá pra tomar sem açúcar tranquilamente. Não explorei muito esse universo de chás pra indicar uma marca ou uma infusão sem cafeína específica mas posso te dizer que é uma ótima alternativa, a experiência é bem parecida e combina com as mesmas coisas que combinam com café (pra comer com uma fatia de bolo, pode adicionar leite, etc).

Outra opção também com cafeína mas bem reduzida é cacau em pó. Se você pega um de qualidade faz seu próprio chocolate quente diluindo ele na água quente, 1 a quase 2 colheres de chá pra 1 xícara de chá e açúcar à gosto, na minha opinião é mais gostoso e você sente de verdade o chocolate comparado aos achocolatados cheios de açúcar e leite em pó, no final das contas isso sai mais barato e saudável e pode ser sem lactose e vegano se você quiser.

Talvez alguém mais possa dar outras ideias usando outros tipos de nozes/oleaginosas e especiarias...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2020 at 19:15, rluik disse:

Bem, sem cafeína a alternativa que se encontra em supermercados é a cevada torrada e moída, geralmente fica junto com produtos "saudáveis", açúcar mascavo/demerara, orgânicos, sal rosa, granolas, coisas sem glúten, diet ou veganos. Eu nunca experimentei mas provavelmente é a mais parecida com o café tradicional (amargo, etc).

Acredito que a melhor alternativa é algum chá ou infusão. A Camellia Sinensis é a planta que dá origem a diversos estilos de chás, inclusive como o café existem chás especiais de qualidade superior e sommeliers que classificam suas notas sensoriais, ainda contém cafeína mas bem menos que o café, eu compro do verde e do preto à granel e faço na prensa. Mesmo o chá preto sendo mais adstringente pra quem toma café especial dá pra tomar sem açúcar tranquilamente. Não explorei muito esse universo de chás pra indicar uma marca ou uma infusão sem cafeína específica mas posso te dizer que é uma ótima alternativa, a experiência é bem parecida e combina com as mesmas coisas que combinam com café (pra comer com uma fatia de bolo, pode adicionar leite, etc).

Outra opção também com cafeína mas bem reduzida é cacau em pó. Se você pega um de qualidade faz seu próprio chocolate quente diluindo ele na água quente, 1 a quase 2 colheres de chá pra 1 xícara de chá e açúcar à gosto, na minha opinião é mais gostoso e você sente de verdade o chocolate comparado aos achocolatados cheios de açúcar e leite em pó, no final das contas isso sai mais barato e saudável e pode ser sem lactose e vegano se você quiser.

Talvez alguém mais possa dar outras ideias usando outros tipos de nozes/oleaginosas e especiarias...

realmente, há poucas opções de nozes/oleaginosas, tenho pesquisado sobre alguma q possa dar uma boa bebida, mas nada ainda. sobre a cevada n sabia, vou testar assim q possivel. a unica alternativa q tenho tido são os chas, dou preferencia a eles a noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2020 at 08:22, mla41 disse:

@feh7

Como bem apontado pelo @JoaoW, o grande desafio é encontrar bons cafés descafeinados e com preços razoáveis. Nas prateleiras do mercado, normalmente, você só vai achar cafés descafeinados dos grandes players do mercado, onde normalmente empregam o uso de solventes no processo de retirada da cafeína. Esse processo é permitido, porém, ao meu paladar, muda o gosto do café. Procure cafés que tenham retirada da cafeína pelo processo Swiss Water ou Mountain Water para obter um sabor mais próximo possível do café normal. Minha esposa adora café e está grávida. Ela partiu para o café descafeinado para poder manter a sua xícara diária de café e temos bastante dificuldade em encontrar os cafés descafeinados de qualidade nas prateleiras. Já tomamos das marcas Orfeu e Astro (os dois tem retirada da cafeína pelo Swiss Water), sendo que ambos tem um sabor muito satisfatório. Estamos querendo provar o Unique, para ver se há algo especial, porém ele é ainda mais caro que o Orfeu. Então, a batalha é ardua, mas vá em frente, porque no seu caso valerá a pena tomar um café descafeinado de boa qualidade. Você perderá pouco da experiência em relação aos cafés normais.

acabei de fazer uma compra da unnique cafes, 1kg de cafe cru descafeinado a 55 reais, achei o preço bom. porem na versão do cafe torrado descafeinado, é descrito q o processo eh o swiss water, e na versão crua ja não descreve o processo, acaba deixando uma certa duvida

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 11/09/2020 at 19:57, feh7 disse:

acabei de fazer uma compra da unnique cafes, 1kg de cafe cru descafeinado a 55 reais, achei o preço bom. porem na versão do cafe torrado descafeinado, é descrito q o processo eh o swiss water, e na versão crua ja não descreve o processo, acaba deixando uma certa duvida

Eu comprei os grãos torrados, descafeinados, da Unique.
Não achei "ruim" mas de fato não é o mesmo gosto.
É uma opção pra quem quer tomar espresso sem correr o risco de perder o sono... 

Entra em contato com eles pra saber sobre o processo de descafeinar os grãos crus (mas suspeito que seja o mesmo, pois acredito que o processo seja antes da torra, não?).
O suporte deles é muito bom. Eu mando perguntas via zap e respondem rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Alguém já tomou o descafeinado do Brazuca? Eu já tomei o do orfeu Que é torra escura então pra mim é péssimo.

ja tomei o da Moka achei muito interessante mas o frete aqui pra meu estado é impossível.

agora peguei um desse brazuca com uma amiga que vem de SP.. vamos ver se da pra o gasto. Quero fazer um detox de cafeína de 15 dias.. depois disso você vira virgem de café hahah 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...