Ir para conteúdo

Degustação comparada na French Press


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Gostei, Alexandre. Devo ir ao Rio só em Janeiro, pois já torrei minhas férias todas por aí, mas a galera aqui de casa deve ir agora em novembro. Vou pedir pra passarem aí e pegarem uma pra mim. Grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Comprei uma Frech Press.

Foi por acaso. Estava fazendo hora e tinha que comprar um pincel. Entrei em uma loja daquelas que vendem de tudo e acabei dando de cara com uma. Pareceu ser razoável e estava relativamente barata. Então, comprei.

 

Hoje a noite, resolvi fazer uma extração. Moi no nível 8 do meu nemox (para coado, fico entre o seis e o sete, a depender do café). Ficou forte e com mais amargor do que eu gostaria. Vi, no fim do café, vários particulados na xícara. o que deve ter resultado no amargor.

 

Amanhã, novo teste, desta vez, mais grosso.

 

Mas, a prensa promete um café diferenciado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz no ponto 12 agora a pouco. Deixei menos tempo tb, 2min ao invés de 4. Ficou show. Alguns fines ainda. Acho que o nemox não é muito bom para moídos grossos. O sabor estava extraordinário. Acho que estou tomando a melhor torra que fiz até agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

estou fazendo bons cafés na prensa,mas ainda percebo que não esta 100%.. o cafe sai bem doce,porem eu percebo que ainda falta um pouco de sabor,estou usando o cafe da unique citrico e o baronesa micro lote ,campeão no concurso agora recentemente... minha mae ao provar o cafe,gostou,porem comentou que poderia ter mais pó,e esta me causando a mesma impressão,porem nao é po,boto uma quantidade de 12 a 15 g para 200 ml,estou para afinar mais a granulometria para ver se isso melhora,alguem que é expert na prensa,poderia me dar algumas dicas?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um Hario Slim amigo,ainda nao pude investir em um Tramontina Breville pra mim... fiz um french agora no almoço,dei dois clicks no sentido horario,afinei um pouco a granulometria e ficou muito melhor o café,fiz com um Unique Citrico,confesso que esse moedor me limita um pouco,ele é bom,mas nao me da uma consistencia exata de granulometria.. faço 30 segundos de pré infusão,jogo o resto da agua,do uma mexida e deixo 4 minutos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro tente isso:

 

1-Aumente a infusão para 6 minutos.Não precisa da pré-infusão.

2-Se tiver uma peneira, peneire os fines pelo menos.

3-Use uma BR de 7% e se ficar muito forte , baixe para 6,5% ou 6%.

4-Veja se não está muito grosso, pois um erro comum na french é moer muito mais grosso do que o necessário.

O recomendado é 850 a 1000micra. Existem algumas peneiras de supermercado que são facilmente encontradas que usam essa malha.Comprei uma aqui em Goiania por 20 reais toda de inox. Na época eu estava com as peneiras granulometricas do Lisboa, então digo que a peneira de supermercado que eu comprei tem entre 600 a 850micra.

 

Valeu

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro tente isso:

 

1-Aumente a infusão para 6 minutos.Não precisa da pré-infusão.

2-Se tiver uma peneira, peneire os fines pelo menos.

3-Use uma BR de 7% e se ficar muito forte , baixe para 6,5% ou 6%.

4-Veja se não está muito grosso, pois um erro comum na french é moer muito mais grosso do que o necessário.

O recomendado é 850 a 1000micra. Existem algumas peneiras de supermercado que são facilmente encontradas que usam essa malha.Comprei uma aqui em Goiania por 20 reais toda de inox. Na época eu estava com as peneiras granulometricas do Lisboa, então digo que a peneira de supermercado que eu comprei tem entre 600 a 850micra.

 

Valeu

fala amigo,beleza? obrigado pela dica ! eu fiz o seguinte,afinei mais a granulometria,ficou show de bola agora ! estou usando cerca de 10 a 14 g de grao para 200 ml na french,deixei 6 minutos,ficou show. Vejo que meu problema foi a granulometria,estava grosso e o café ficando com o sabor aguado,meio aguado,sem sabor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal,alguém pode me dar uma luz? Tenho uma prensa bialeti,porém quero desmontar a parte do filtro para limpeza mas não consigo de maneira alguma desrrosquear a parte que tem o filtro,veio muito apertado de fábrica e sempre que tento girar,desliza o cabo e ela não sai de jeito nenhum,alguém já passou por isso?fez o que?grato. estou ate pensando em mandar um email para bialetti ;\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, normalmente você não precisa ficar desmontando pra limpar nao. Normalmente basta lavar no sentido contrário que vc remove praticamente tudo. Sobre a Bialeti eu não posso te ajudar, as minhas são todas Bodum, mas o Valmor comprou uma recentemente e poderá te ajudar. Na pagina da Bialeti ou na caixa não tem um manual de como fazer o procedimento?

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...