Ir para conteúdo

Cafeteira Brikka Bialetti


FelipeBoucas

Postagens recomendadas

Prezados, meu primeiro post aqui no fórum, já tentei achar varios assuntos sobre a Brikka da Bialetti mas parece ser escasso conteudo sobre ela.

Seguinte:

Comprei a brikka não faz nem 1 mês ainda, no começo tava fazendo café com Melitão mesmo nela mas o café ficava excessivamente amargo etc, ai comprei um café no mercado mesmo para Moka que foi um tal de Bravo mas o café também ficou excessivamente amargo. Então procurei no google algum lugar que eu achasse um café de maior qualidade na minha cidade (Santos/SP) e não é possível não encontrar um café bom em Santos, nós temos a Bolsa do Café aqui rs...

Então achei um local (Rei do Café) que vende um café gourmet e no caso mói na hora para mim que não tenho moedor.. pedi moagem para Moka.

O café é outro café, tomo sem açucar tranquilamente. Porém o fim do café na xicara fica intragável, fica com pó diluído etc... Oque vocês me indicam fazer? A moagem está bem mais grossa do que os outros cafés que já usei... 

Outra coisa, esse pó não ta produzindo crema. Oque pra mim é até que indiferente desde que o sabor esteja bom. Mas já que a brikka tem a valvula de pressão para fazer a crema também é algo que gostaria de entender o porque não faz rs...

Agradeço a todos que lerem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Felipe, 

Cara, interessante esta Bialetti Brikka, sinceramente nunca tinha visto :D hehe 

Dei uma pesquisada sobre ela aqui para ver como é, e acho que ela só acrescenta a válvula mesmo né ? em comparação com a tradicional Bialetti....
Poxa então, eu tenho uma Moka aqui em casa mais ela é genérica, não sei se comparado com a original Bialetti teria tanta diferença assim.

A minha as vezes fica com um café diluído também no final da xícara, mais acredito ser pelo fato de que meu moedor não seja bom, ai ele moe algumas partículas muito finas, o que acaba passando no filtro e sobe com o café, já percebi que peneirando o pó antes de por na moka ajuda, porém sinceramente é um saco para mim, ter que moer o café e depois peneirar e ai sim fazer o café rs ai agora eu simplesmente descarto o fundinho quando vejo que está muito "sujo".

Uma coisa que pode te ajudar e me ajudou bastante, acho que seria você buscar Cafés com a torra mais recente possível. Como na sua cidade está difícil encontrar, recomento os cafés do Alex Lima aqui do Forúm. Eu comprei um café com ele e a diferença aqui em casa foi enorme. Principalmente utilizando para fazer espressos, a crema ficou melhor e mais consistente. 

Acredito que isso possa melhorar a sua crema com a Brikka.(Porque convenhamos, já que ela tem o dispositivo para fazer a crema, sacanagem não estar saindo a crema :()

 

Obs: a que vc comprou é 2 cup ou 4 cup ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeBoucas , nao tenho a Brikka, mas a Moka, uma aeropress e uma prensa francesa... Todos métodos de extração que vão deixar resíduo no fundo da xícara, e a solução é simples.. Não beber o ultimo gole, simples assim!  A maioria compreende que certos métodos possuem esse compromisso entre Sabor/resíduo final, e jogam o restinho fora...  Quem quiser uma bebida o mais "limpa" possível deve optar pelos coados em papel...

É possível reduzir um pouco esses sedimentos e alguns "fines" eventualmente "muito fines" e flutuantes mesmo; caso eles sejam um incomodo de fato pra vc, e tu ja conhece, que é moer mais grosso. A moagem mais grossa no entanto, vai alterar a extração, e pode chegar um ponto em que o resultado final pareça azedo ou aguado...  Vc pode pedir para moer um pokim mais grosso ainda do que ja solicitou, e entao observar se a modificação de textura e corpo melhrou ou piorou o sabor....   Na minha opinião,, se o residuo esta so no fundo,, deixa quieto,,, joga o restinho fora e curte a parte boa do cafe !!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2020 at 06:54, Luiz Hsilva disse:

Olá Felipe, 

Cara, interessante esta Bialetti Brikka, sinceramente nunca tinha visto :D hehe 

Dei uma pesquisada sobre ela aqui para ver como é, e acho que ela só acrescenta a válvula mesmo né ? em comparação com a tradicional Bialetti....
Poxa então, eu tenho uma Moka aqui em casa mais ela é genérica, não sei se comparado com a original Bialetti teria tanta diferença assim.

A minha as vezes fica com um café diluído também no final da xícara, mais acredito ser pelo fato de que meu moedor não seja bom, ai ele moe algumas partículas muito finas, o que acaba passando no filtro e sobe com o café, já percebi que peneirando o pó antes de por na moka ajuda, porém sinceramente é um saco para mim, ter que moer o café e depois peneirar e ai sim fazer o café rs ai agora eu simplesmente descarto o fundinho quando vejo que está muito "sujo".

Uma coisa que pode te ajudar e me ajudou bastante, acho que seria você buscar Cafés com a torra mais recente possível. Como na sua cidade está difícil encontrar, recomento os cafés do Alex Lima aqui do Forúm. Eu comprei um café com ele e a diferença aqui em casa foi enorme. Principalmente utilizando para fazer espressos, a crema ficou melhor e mais consistente. 

Acredito que isso possa melhorar a sua crema com a Brikka.(Porque convenhamos, já que ela tem o dispositivo para fazer a crema, sacanagem não estar saindo a crema :()

 

Obs: a que vc comprou é 2 cup ou 4 cup ?

Luiz, obrigado pela resposta.

 

A minha Brikka é 4 cup, pensei em peneirar também o café mas só o trabalho que vai começar a dar toda vez que for tomar um café acho que vou preferir descartar o fim mesmo kkkk.

 

 

 

Em 11/11/2020 at 13:13, denilsoncosta disse:

@FelipeBoucas , nao tenho a Brikka, mas a Moka, uma aeropress e uma prensa francesa... Todos métodos de extração que vão deixar resíduo no fundo da xícara, e a solução é simples.. Não beber o ultimo gole, simples assim!  A maioria compreende que certos métodos possuem esse compromisso entre Sabor/resíduo final, e jogam o restinho fora...  Quem quiser uma bebida o mais "limpa" possível deve optar pelos coados em papel...

É possível reduzir um pouco esses sedimentos e alguns "fines" eventualmente "muito fines" e flutuantes mesmo; caso eles sejam um incomodo de fato pra vc, e tu ja conhece, que é moer mais grosso. A moagem mais grossa no entanto, vai alterar a extração, e pode chegar um ponto em que o resultado final pareça azedo ou aguado...  Vc pode pedir para moer um pokim mais grosso ainda do que ja solicitou, e entao observar se a modificação de textura e corpo melhrou ou piorou o sabor....   Na minha opinião,, se o residuo esta so no fundo,, deixa quieto,,, joga o restinho fora e curte a parte boa do cafe !!

 

Então, o café pra mim ta bastante saboroso... só o fim mesmo que fica muito ruim... acho que vou preferir jogar o final fora do que pedir mais grosso, porque já sinto bem grosso os grãos. Vou fazer esses testes de moagem quando adquirir meu moedor! 

Obrigado pela resposta!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro usar pó mais fino. Eu tenho uma de 2 xícaras, uso de 16g a 20g e normalmente a moagem praticamente de espresso. Acomodo o pó e aperto muito levemente. Eu sirvo na xicara enquanto está saindo e não sirvo o finalzinho, que já é extração com a água/vapor provavelmente bem acima de 100C. 

ugN6HF6zWCcAvgwOsQ06o5eVqP4Kqv5v81zKEtJu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...