Ir para conteúdo

Auxílio para escolher uma máquina nova (Gaggia Cadorna Prestige x Jura E60)

Nathan

Postagens recomendadas

Boa noite, pessoal.

Após ler incontáveis posts deste fórum finalmente identifiquei as minhas necessidades para uma máquina de expresso e optei por uma superautomática. Entretanto, resta a dúvida de qual delas escolher, pois, infelizmente, aqui no fórum não tem informações sobre esses modelos específicos.

A partir dos critérios que enumero a seguir, fiquei entre as duas mencionadas no título.

- praticidade e rapidez tanto para fazer o café quanto para a limpeza;

- opções de bebidas com leite (essencial para a minha esposa);

- qualidade do café produzido;

- estética da máquina (não gostamos daquelas que são cromadas);

- usarei apenas em casa, para 2 pessoas, eu e minha esposa estamos trabalhando em home office por tempo indeterminado; acredito que faremos umas 8 xícaras por dia (eu tomo muito café).

Perguntas:

1) Minha primeira dúvida é acerca da qualidade do café produzido por essas máquinas. Sei que uma superautomática por melhor que seja nunca chegará na qualidade obtida de uma semiautomática, no entanto, gostaria de saber se essas máquinas chegam ao menos próximas disso ou se pelo menos se sobressaem às outras de mesma espécie, dado seu custo elevado;

2) Também pergunto sobre a durabilidade dessas marcas/máquinas e peças para manutenção. Na opinião de vocês, qual delas deve durar mais sem que eu tenha problemas com assistência técnica? Em geral, quantas extrações eu devo conseguir obter com elas? Li que ambas marcas são muito boas, mas nesse quesito a Jura seria superior;

3) Alguém aqui do fórum já utilizou alguma delas e pode compartilhar suas experiências?

4) Lá no site da Jura, na descrição da máquina, há a seguinte informação: "P.E.P.® em estreia mundial para notas de expresso intensas. Processo de extração pulsada (Pulse Extraction Process, P.E.P.®) para a otimização do tempo de extração e para especialidades com a melhor qualidade de café profissional". Isso é real ou apenas marketing? O que vocês acham?

Fiquem livres pra sugerir outras máquinas.

Agradeço pelo seu tempo e disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 months later...

Tenho um amigo que jura que máquinas superautomáticas são perfeitas para ele. Já está no segundo modelo da Jura, agora morando na Europa, onde comprou a segunda. Vive sozinho e não quer ter trabalho para tomar café. Já tomei cafés nas duas máquinas dele. Quando ele morava em Porto Alegre chegamos a ter o mesmo grão e consegui comparar as extrações. Eu achei a da superautomática muito correta e domada, para o meu gosto. Em casa eu tomava um falso espresso mais selvagem. Verdade que meu moedor, na época, era ruim, de lâminas, e minha máquina é uma doméstica razoável, com filtros pressurizados. Quando visitei-o na Alemanha, conheci a segunda. Mais sofisticada que a primeira.

Penso que o que não apreciei na superautomática foi a regulagem personalizada dele. Se eu pudesse alterar, acho que conseguiria me adaptar. 

A principal desvantagem que vejo nas máquinas com moinho integrado é a dificuldade de trocar de grão. Não posso, por exemplo, preparar vários cafés em sequência, cada um com um grão diferente. E gosto de fazer isso...

Agora, para ter café consistente por várias extrações, até o momento de reabastecer a máquina e eliminar as borras, essas máquinas são ótimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites