Ir para conteúdo

Blend para expresso com Robusta!


MrZep

Postagens recomendadas

Olà pessoal,

jà que esse daqui e meu primeiro post, vou me apresentar :)

O meu nome é Danilo, sou italiano 100% com paixao para cafè ha muitos anos. Acabei de me mudar para o Brasil (SP cidade) e resolvi, jà que essa é a patria do cafè, dar nova vida a minha paixao comprando equipamento para expresso (maquina e moedor Tramontina).

Estou começando a me orientar nas excelentes variedades mono-origem de Arabica, mas começo a querer saborear um expresso domestico.

Pergunta - existem torrefaçoes que oferecem blends "estilo italiano"? O "blend" Santo Grao contem 4 tipos de Arabica, eu procuro algo com Robusta (30-50 ou 70% até!).

Existem torrefaçoes que comercializam bons graos de Robusta, com torra media ou escura para expresso?

Comprei um excelente grao do "Coffee Lab", mas nao me pareceu ideal para expresso.

Agradeço jà a vossa atençao!

Grande Abraço

D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torra de media a escura como na italia nunca encontrei bom...

Torra de media a escura como na italia nunca encontrei bom...

A Roast lançou um perfil com conilon do Venturim. Acho que ainda não chegará no perfil de torra que espera, mas são cafés excelentes na mistura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do que vc chama de “estilo italiano”. Torras de espresso que puxam mais para o estilo norte italiano vc vai achar aqui. Por exemplo o Bruzzi espresso:

https://www.nossacasacafe.com.br/cafe-bruzzi-espresso

Já torras e blends estilo sul da Itália, Napoli etc., acho que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que os amigos diriam sobre testar algum café da cultivar Icatu?

O Icatu foi criado justamente a partir do blend cruzamento entre arábica (bourbon, mundo novo) e robusta.
Eu não me lembro de ter experimentado esta variedade, mas em teoria deve/pode trazer um perfil próximo do que o colega MrZep procura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não, continua sendo arábica. Acho que o Ensei comentava de alguns detalhes que poderiam aparecer nos híbridos, como alguma "picância", mas nem se compara ao sabor e outras características de Robusta mesmo, principalmente a crema e sensação (não exatamente corpo, pessoal lá fora chama de mouthfeel) no espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrZep , https://barbellcoffeeco.com.br/product/loaded/ é aqui do RJ....   Eu provei o "unloaded", arabica, maravilhoso,, virei cliente, ja pedi 3x!!  encomendei então o "loaded" ontem, estao torrando hoje, nunca experimentei,, mas não é um blend,, é puro!  um amigo me garantiu que eu me surpreenderia com om sabor,, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal!

Marquei ao fim de esperimentar... Estou olhando torras mais escuras de Arabica (começando com o Suplicy, ou com esses Mezzanotte / Capricornio....).

Talvez esse "Loaded" poderia ser utilizado para fazer um blend com Arabica (por exemplo o classico Blend Santo Grao).

Informarei sobre dos progressos...

No enquanto aprendo os fondamentos rsrs

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dica de quem pode ser que tenha matéria prima boa e torre mais um pouco pro que quer é o Robson, que ganhou um primeiro concurso de torra que fizeram. Instagram dele: Robson Ribeiro (@robsonrribeiro28) • Instagram photos and videos

Uma ideia é pegar um Illy torra média ou mesmo Guatemala (tem no site da Illy aqui) e provar, pra ver se gosta (se já não conhece), e mandar pro torrefador pra ele ter uma base. Mas isso sem Robusta, teria que misturar depois.

Eu tenho uma certa desconfiança de que nossos cafés no Brasil são mais difíceis de torrar mais escuro, tem que saber bem o que faz bem como achar o grão adequado. Afinal se usa muito café do Brasil em misturas italianas (mas acho que torram mais avançado cafés de altitude maior).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olà Pessoal,

atualisaçao sobre desse assunto.

Esperimentei o "Mezzanotte" da Moka Clube, um blend de Arabica com torra escura, e consegui tirar otimos shots com um sabor que achei muito "italiano". A mesma Moka Clube fiz um branding inteligente, declarando a intençao de relembrar os blends italianos. Chegou com torra de 14 dias, achei otimo. Os graos no pacote sao muito lindos, mesmo tamanho, bem lucidos :)

Depois esperimentei o Noir da Santa Fè de Sorocaba, encomendado por Mercado Livre, chegou com uma torra de pouco menos que 14 dias. E' um blend de Arabica e Robusta, dà pra ver a diferencia no tamanho dos graos. Tirei shots de 19-20 segundos (utilizando a mesma regulagem de moedor do Mezzanotte!:..). Muito creme, bem encorpado, amarguinho... fechei os olhos e me sintì de volta num bar de Roma, de manha, o pessoal comentando sobre do governo ou algum jogo de futbol...

Estou ainda aprendendo a tecnica base, mas jà estou com curiosidade de testar os graos Robusta que voces sugeriram e começar a esperimentar fazendo Blends.

Serei feliz de ter companheiros nessa aventura, é so falar :)

Obrigado!

Danilo 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei o robusta que tem na cafestore, bem decente, como voce disse "Muito creme, bem encorpado, amarguinho".

https://www.cafestore.com.br/cafe-da-varejao--conilon--em-graos-250g-2851/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...