Ir para conteúdo

Abordagens de torras para densidades diferentes


Álvaro Gomides

Postagens recomendadas

Galera,

Depois que migrei para o fluid bed (SR700) eu tenho tido muitos problemas em torrar cafés com densidades mais altas.

O que sinto é que o café não seca direito e o aroma e sabores acabam ficando subdesenvolvidos. Em alguns lugares verifiquei algumas abordagens de cafés menos densos ser diferente por "bolsas de ar" que acabam aquecendo de forma desigual, mas cafés com densidades maiores, acredito que acumulam maior umidade também e portanto tem uma abordagem diferente.

No fluid bed, como a torra é mais rápida e o fluxo de ar tem uma influencia maior, eu presumo que é necessário uma abordagem diferente.

Criei o tópico para reunir maiores informações e também compartilhar meus testes :)

Um dos primeiros testes foi aumentar o tempo de torra, assim eu tenho um gradiente de temperatura menos agressivo e diminuo a influencia determinante do fluxo de ar. Funcionou bem, mas não está o ideal.

Ainda vou testar fluxos de ar bem menores na fase da seca, mas eu acredito que isso não seja interessante pois vai afetar na distribuição do calor, já que o início da torra os grãos estão densos e são difíceis de serem movimentados.

Eu tenho tido muitos avanços no fluid bed, tinha limitações de equipamento que fui resolvendo com o tempo, mas agora acredito que preciso dominar melhor o fluxo de ar pra conseguir bons resultados. Fica a dica para iniciantes: tambor é menos problemático :angry:

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Oi Álvaro. Eu estou com o SR800, e o mesmo problema. Grão menos denso parece ser mais fácil. Eu penso que o aparelho tem uma falha de projeto, com potência insuficiente para se ter flexibilidade no aquecimento. Isso deve melhorar com a adição do "tubo extensor",  mas não tenho ele ainda. Custa 79 dólares. É brabo. Para importar vai ficar uns 1000 reais, com o risco adicional de chegar quebrado.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...