Ir para conteúdo

[Restauração] Gaggia Orione "LL" 1973 - Ricardo "Foguinho"


cabeca

Postagens recomendadas

Essas Gaggia foi encontrada pelo Ricardo @Fogo ruivo em Junho/2020, que me convenceu ir até o lugar e buscar para ele... Já sabia que aí vinha bomba, e acabou em em 6 meses nós restauramos a máquina, não à sua aparência 100% original, pq não era essa a idéia, a máquina havia sido descaraterizada com algumas reformas no passar dos anos... tentamos manter internamente a história dela, sem tirar as marcas da caldeira, tubos originais e tudo o que podia, foi mantido, mas está equipada com abastecimento automático e manual, 9 bar de pressão com controle de fluxo nos grupos, solenóides modernas, todas as vedações foram trocadas, pintura nova, enfim... tudo que a máquina tinha direito.

Eu não vou contar a "estória" dela, mas vou deixar para o @Fogo ruivo fazer nesse mesmo tópico.. :-)

Image-001.png Image-002.png Image-003.png Image-005.png Image-006.png Image-007.png Image-008.png Image-009.png Image-010.png Image-011.png Image-012.png Image-013.png Image-014.png Image-015.png Image-016.png Image-017.png Image-018.png Image-019.jpg Image-020.png Image-021.png Image-022.png Image-023.png Image-024.png Image-027.png Image-028.png Image-029.png Image-031.png Image-033.png Image-034.png Image-036.png Image-038.png Image-040.png Image-042.png Image-044.png Image-046.png Image-047.png Image-049.png Image-056.png Image-057.png Image-058.png Image-059.png Image-060.png Image-061.png Image-062.jpg Image-063.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve amigos do Hobby!

Boa noite!

Venho compartilhar com vocês mais uma alegria em minha vida.

Desde que abri minha lojinha de usados em 13/05/2020, me deparo com muitas máquinas legais que merecem restauro, e então, numa busca na madrugada, qual foi minha surpresa em junho, me deparei com uma bela máquina que encerrava sua jornada de trabalho juntamente com seu moedor em um canto de uma cafeteria, vitimados pela pandemia.

Quando percebi que suas linhas e design me eram familiares, aprofundamos nos estudos, e então vimos se tratar da "Prima" da minha Gaggia Tell Lever, ou seja, uma Gaggia Orione Dual Group Semi Auto! 

Essa máquina teve sua produção entre 1973 e 1979 apenas!

Então, sentindo que poderia fazer parte da minha coleção, queria dar a ela o que ela merecia, ou seja, uma restauração digna de sua história.

Foi então que a arrematei e solicitei ao melhor restaurador que conheço nesse Brasil, para que a retirasse pra mim e a levasse para sua oficina.

A partir daí foram longos 6 meses a todo vapor!
A máquina estava muito usada e mal cuidada nos seus quase 50 anos de vida... Então começamos a busca pelas suas peças.

Dezenas de importações e muito trabalho! E claro... Muita encheção de saco minha na cabeça do restaurador.

Mandamos peças para polimento e pintura que ficaram impecáveis.
Escolhi a paleta de cores "a la vintage old School" como na época.

Não banhamos a caldeira no ácido para preservar seu quase meio século de trabalho para que contrastasse com sua roupa nova.

Descalcificações e limpeza de caldeira e tubulações, resistências novas, conexões, bobinas, motor restaurado, bomba rotativa externa nova.... tudo restaurado com muito capricho!

Até os cabos dos porta filtros ele me surpreendeu com a incrível idéia de homenagear o inventor do espresso, Sr Giovanni Achille Gaggia, reproduzindo-os como nas primeiras Gaggias Achille.

Enfim... esta belíssima Heat Exchanger de 13 litros de caldeira com seus lindos manômetros "a la Cadillac" e seu moedor estavam prestes a voltar a vida.

Foram muitos vídeos e muuuuuitas risadas.
Madrugadas a dentro se falando e pensando nos próximos passos.
E agora, após meio ano de trabalho, eis que tenho a alegria de compartilhar com vcs o resultado!

Obrigado meu grande amigo @cabeca!

"O trabalho tem preço; a amizade, a consideração, o carinho, a dedicação e o respeito não.... Estes são imensuráveis e ecoa por toda a eternidade."

Meus amigos que amam a história do espresso e gostam de "coisa véia restaurada",

Com vocês neste link,

Miss Gaggia Orione Dual Group Semiauto 1973!

 

https://www.instagram.com/tv/CJzPIILBHfN/?igshid=7kcge30kospi

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela restauração, ficou excelente! Na minha cidade (Santa Maria - RS), um amigo meu esta com uma Gaggia de alavanca bem antiga para restauração. Ele possui 90% das peças dela, será que vale a pena restaurar? Abs.f9624bd6e45b46c50aed5c49628618fe.jpga66805477ee06b1a6aa825ced56720cd.jpgc0e5229de452862c70faffb88caa45e4.jpg

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, tgterra disse:

Parabéns pela restauração, ficou excelente! Na minha cidade (Santa Maria - RS), um amigo meu esta com uma Gaggia de alavanca bem antiga para restauração. Ele possui 90% das peças dela, será que vale a pena restaurar? Abs.f9624bd6e45b46c50aed5c49628618fe.jpga66805477ee06b1a6aa825ced56720cd.jpgc0e5229de452862c70faffb88caa45e4.jpg

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Tg essa é aquela máquina onde o dono fez dela uma máquina de sauna a vapor? Me passa seu contato por gentileza

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...