Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Saiu agora em novembro o livro Chefs - Café.

 

Capa dura, belo projeto gráfico, formato grandão.

 

Pude folhear hoje na Saraiva, realmente deu vontade de comprar e já explico porque.

 

O livro abre com um texto (crônica? Não li direito) de Luis Fernando Veríssimo, de cujas crônicas sempre gosto.

 

Depois uma parte com a história do café, disponível em outros livros também. Mas o livro vai elencando como o café chegou a várias cidades, principalmente na Europa e vai apresentando cafés com um pé no passado, mas que ainda estão ativos.

 

Chega-se então ao capítulo sobre café, assinado por Isabela Raposeiras. Conta dos diferentes métodos, fala em ferver a água (mais ou menos aquele texto do blog do CoffeeLab), origem do nome espresso (uma outra versão que eu não conhecia). Curiosamente quando fala de máquinas de expresso para uso doméstico, cita apenas as superautomáticas ou os modelos de sachês ou cápsulas.

 

Finalmente, chega-se na incrível parte das receitas. Deve ter outros capítulos, mas só folheei.

 

Receitas fantásticas que levam café de chefs brasileiros e estrangeiros. Os nomes são mesmo poderosos e eu fiquei com vontade de preparar várias ali.

 

Há receitas de café (com) na net? Certamente. Milhares. Mas os pratos, todos testados, são possíveis de se preparar por aqui, com ingredientes que achamos por aqui. Para quem curte culinária, o livro já se justifica.

 

O preço de capa é de R$ 98,00. Na livraria da Folha on-line está por 85,00

Na livraria da Travessa no Rio (adoro aquele lugar) está ainda mais barato e se for sua primeira compra na loja virtual tem mais um desconto extra. Ainda, para o estado do RJ, cidades de Sampa, BH, Vitória e Curitiba o frete é grátis.

 

Vou pedir na cartinha para o Papai Noel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 10 months later...

Saiu agora em novembro o livro Chefs - Café.

 

Capa dura, belo projeto gráfico, formato grandão.

 

Pude folhear hoje na Saraiva, realmente deu vontade de comprar e já explico porque.

 

O livro abre com um texto (crônica? Não li direito) de Luis Fernando Veríssimo, de cujas crônicas sempre gosto.

 

Depois uma parte com a história do café, disponível em outros livros também. Mas o livro vai elencando como o café chegou a várias cidades, principalmente na Europa e vai apresentando cafés com um pé no passado, mas que ainda estão ativos.

 

Chega-se então ao capítulo sobre café, assinado por Isabela Raposeiras. Conta dos diferentes métodos, fala em ferver a água (mais ou menos aquele texto do blog do CoffeeLab), origem do nome espresso (uma outra versão que eu não conhecia). Curiosamente quando fala de máquinas de expresso para uso doméstico, cita apenas as superautomáticas ou os modelos de sachês ou cápsulas.

 

Finalmente, chega-se na incrível parte das receitas. Deve ter outros capítulos, mas só folheei.

 

Receitas fantásticas que levam café de chefs brasileiros e estrangeiros. Os nomes são mesmo poderosos e eu fiquei com vontade de preparar várias ali.

 

Há receitas de café (com) na net? Certamente. Milhares. Mas os pratos, todos testados, são possíveis de se preparar por aqui, com ingredientes que achamos por aqui. Para quem curte culinária, o livro já se justifica.

 

O preço de capa é de R$ 98,00. Na livraria da Folha on-line está por 85,00

Na livraria da Travessa no Rio (adoro aquele lugar) está ainda mais barato e se for sua primeira compra na loja virtual tem mais um desconto extra. Ainda, para o estado do RJ, cidades de Sampa, BH, Vitória e Curitiba o frete é grátis.

 

Vou pedir na cartinha para o Papai Noel.

Numa entrevista, postada no You Tube, Isabela Raposeiras preconiza em restaurantes e em ambiente doméstico o uso de máquinas automáticas. Diz que não faz sentido ficar brincando de barista em casa com máquinas que imitam as profissionais. É por isso que só menciona as automáticas e as de sachê e cápsulas.

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo porque não faz sentido. É tão legal brincar de barista. Ainda mais com um café bom (inclusive alguns dos que ela vende).

 

E eu gosto de decidir se quero brincar ou não.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, com todo o respeito, acho esse tipo de afirmativa bem arrogante. É como vi o Leo Moço postar algo similar em relação às torras, algo do tipo, "não se metam a fazer isso em casa, deixem para os mestres". Não foram essas as palavras, mas o tom era o mesmo.

 

Ela vai na mesma linha, dizendo que é melhor nem tentar fazer espresso de verdade em casa. Vocês, reles mortais, com seus arremedos de máquina, que usem sachê e cápsula.

 

Pelamor... :angry:

 

A propósito, o post é sobre um livro. Chega de derivações, rsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Rodrigo

também vi o post do tal Leo Moço

se achando artista

e pelo que a Anita descreveu, acho que tudo o que tem sido dito se relaciona com o assunto do livro

pelo menos versa sobre o teor do dito capítulo

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo quanto ao assunto, José. Está no foco mesmo.

 

Não me entenda mal. Respeito muito o Leo Moço, Raposeiras e qualquer outro profissional. Só que o profissional tem foco diferente do barista amador, penso. Não vejo por que desdenhar o barista amador, que faz o que faz, com todas as dificuldades que enfrenta no Brasil pra conseguir equipamentos minimamente aceitáveis, só pela teimosia de cultivar um gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles só esquecem de dizer que as ditas "cafeterias profissionais" 90% tiram cafés ruins e muitos aqui tem equipamentos que se equiparam as melhores cafeterias ditas profissionais, fui seco esse ano em Sampa para tomar um espresso em uma cafeteria que é referencia a Octávio e não achei nada demais o espresso. Esse pessoal não deve confundir o consumidor comum que não entende nada com o pessoal aqui do forum que estuda e procura sempre conhecimento a respeito e tenho lá minhas dúvidas se nosso amigo Bernardo não saca mais de torra que o Leo... nem ando comentando muito no forum em função do tempo e também o pessoal anda com a testosterona em alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menos Rogerio, menos :-)

Eu ainda sou um aprendiz e serei ainda por um bom tempo, e o Léo e um ótimo profissional, dos melhores do país, isso tem que ser reconhecido.

Mas não deixas de ter razão de que nossos cafés e várias de nossas torras são bem acima da grande maioria das comerciais.

Se bem que os profissionais tem a vantagem da maior prática, muito poucos estabelecimentos podem permitir-se o luxo de utilizar cafés da qualidade e diversidade dos que nos selecionamos e utilizamos, nem adotar todas a medidas de higiene, cuidados, estudo e tempo dedicados a um único evento, que para nós são naturais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Menos Rogerio, menos :-)

Eu ainda sou um aprendiz e serei ainda por um bom tempo, e o Léo e um ótimo profissional, dos melhores do país, isso tem que ser reconhecido.

Mas não deixas de ter razão de que nossos cafés e várias de nossas torras são bem acima da grande maioria das comerciais.

Se bem que os profissionais tem a vantagem da maior prática, muito poucos estabelecimentos podem permitir-se o luxo de utilizar cafés da qualidade e diversidade dos que nos selecionamos e utilizamos, nem adotar todas a medidas de higiene, cuidados, estudo e tempo dedicados a um único evento, que para nós são naturais.

Não sei o que eu escolheria

Mais possibilidades ou mais experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...