Ir para conteúdo

Balança Dose Certa [Pressca] é realmente precisa...


guizsantos

Postagens recomendadas

Galera, gostaria de compartilhar com vcs a experiência positiva que eu tive com essa balança da Pressca. É uma balança de pêndulo simples, porém incrívelmente precisa. Como trabalho em um laboratório de pesquisa tenho acesso à instrumentos de medição calibrados e certificados pelo INMETRO, então resolvi aferir essa balancinha "tosca" de ~R$20. Nesse caso, utilizei para aferição uma balança Shimadzu que tem resolução de 0.01g (~R$4000) e foi recentemente calibrada com pesos padrão também certificados pelo INMETRO. Na tabela abaixo tem os pontos de medição comparando o valor da Dose Certa com o da Shimadzu e vcs podem ver fotos das medições aqui. Achei uma alternativa legal para quem ainda não está preparado para investir $$ em uma boa balança, confesso que comprei essa balança porque achei a proposta interessante e não confiava nela, porém depois desse teste passei a usá-la com bastante frequência!

Dose Certa     Shimadzu

0g                   0g

5g                   5.5g

10g                 10.4g

20g                 20.7g

Esse erro de 0.5g é com certeza do operário, se adicionar um nível na balança, para garantir que esteja nivelada (figura "café na medida") talvez o erro reduza e se torne mais consistente. Para quem tiver mais interesse notei que é melhor errar para mais peso que para menos, digo isso porque se colocar peso demais a balança encosta no batente (olhe pela figura "café demais"), então temos uma referência, e no caso de estar quase encostando o erro é de no máximo +1g,. Já se errar para menos (figura "café de menos", a balança cai livremente, podendo ocasionar em erros maiores que 1g!

Café demais:

image.png.7b74cdbb1a6e072582486828c40508ca.png

Café de menos:

image.png.bc8aeefb63c48daf7d334b340fe7078a.png

Café na medida (balança nivelada)

image.png.4de7e50c1cd3a5e4dfce0fd1fdff9f3a.png

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto bastante dela! Já fiz o teste com a digital, as 2 medidas que costumo usar são 7gr (deu uma diferença de 0,2) e 15gr (uma diferença de 0,4). Como minha expresso fica padronizada em 45ml e não costumo usar o timer, acabo preferindo a Pressquinha pela praticidade, fica na gaveta junto com os filtros. Só uso a digital pros métodos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então @Mojavesp, estou vendo um nível para comprar e colar na balança, acho que vai ficar muito precisa daí. Acho que a única chatice dela é não pesar o espresso que sai... kkk 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...