Rosiane Cauneto Postado 18 Abril 2021 Denunciar Share Postado 18 Abril 2021 Olá, gosto muito de café e atualmente uso a cafeteira Nespresso em cápsulas. Gosto muito do sabor e a praticidade. Mas ultimamente tenho pensado no lixo das cápsulas e pensei em comprar uma cafeteira em grãos. Comprei uma usada Vienna saecco e me decepcionei, pois achei o café muito frio, ao final do preparo. Gosto muito de café, mas quero apenas uma máquina automática em grãos. Uma máquina que seja simples no manuseio e que o café saia quente, na mesma temperatura da Nespresso, no mínimo. Vi boas resenhas da Orion. Qual vcs aconselham?? Obrigada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 19 Abril 2021 Denunciar Share Postado 19 Abril 2021 Um amigo meu, agora diplomata, já está na segunda Jura super automática. Quando visitei-o em Frankfurt, achei bacana a segunda máquina, melhor que a primeira. Mas não é a minha praia. Gosto de variar os grãos até durante o mesmo dia, e essas com moedor embutido dificultam isso, enquanto que facilitam extremamente a extração consistente, repetida e domesticada de um mesmo café. Eu aprecio um pouco de "selvageria". Ah, acho que se pesar a dose de grãos e colocar no reservatório apenas o que vai usar, consegue-se o que pretendo, uma variação de grãos a cada extração. Mas isso sabota um pouco a máquina, pois precisa-se saber quanto ela moerá para cada regulagem memorizada. Acho que, com prática, pode-se conseguir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mesquita Postado 19 Abril 2021 Denunciar Share Postado 19 Abril 2021 @Rosiane Cauneto Se a sua for a Vienna Plus / Digital tem regulagem de temperatura. Se for ou mesmo se não for recomendo, sempre, passar uma água fervendo ou quase nas xícaras e quando ligar aguardar uns minutos antes de fazer o café para ela chegar à temperatura certa e estabilizar. Fazemos isso com a do meu pai e funciona muito bem! Vai aumentar a temperatura na xícara em alguns graus. O café sai, digamos a uns setenta e poucos graus, cai na xícara fria e vai facilmente para baixo dos 60ºC. Com a xícara quente não vai esfriar nadinha. @ivoesazevedo esse processo de colocar/usar mais de um grão não funciona muito bem, pois do moedor até o 'filtro' tem uma pequena distância que acho que vão uns 4 a 5 Gr de pó já moído, ou seja, na prática esse segundo café cai sair mais ou menos meio a meio, as máquinas usam por volta de 7-8Gr / xícara. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 19 Abril 2021 Denunciar Share Postado 19 Abril 2021 32 minutos atrás, Mesquita disse: @Rosiane Cauneto Se a sua for a Vienna Plus / Digital tem regulagem de temperatura. Se for ou mesmo se não for recomendo, sempre, passar uma água fervendo ou quase nas xícaras e quando ligar aguardar uns minutos antes de fazer o café para ela chegar à temperatura certa e estabilizar. Fazemos isso com a do meu pai e funciona muito bem! Vai aumentar a temperatura na xícara em alguns graus. O café sai, digamos a uns setenta e poucos graus, cai na xícara fria e vai facilmente para baixo dos 60ºC. Com a xícara quente não vai esfriar nadinha. @ivoesazevedo esse processo de colocar/usar mais de um grão não funciona muito bem, pois do moedor até o 'filtro' tem uma pequena distância que acho que vão uns 4 a 5 Gr de pó já moído, ou seja, na prática esse segundo café cai sair mais ou menos meio a meio, as máquinas usam por volta de 7-8Gr / xícara. @Rosiane Cauneto Antes de colocar o café na máquina eu sempre ligo só para esquentar as xícaras com a água quente que sai. Ajuda bastante. Outra coisa que ajuda mais é comprar xícaras de parede dupla. Com elas e um aquecimento prévio, o café fica quente por mais tempo. @Mesquita Obrigado por esclarecer. Eu já suspeitava disso. Lembrei agora que o meu amigo que tem super automática Jura já tinha me dito algo parecido. Por isso eu não quero esse tipo de máquina... Já me acostumei com o ritual do café. Quem toma chimarrão entenderá. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas