Ir para conteúdo

Mazzer Super Jolly x Baratza Vario


Victor D.

Postagens recomendadas

Não são os dois não. Cada um desses novo tá mais de 3,5k.

 

Caaaaaaaalma Vitão, calma

 

Era só brincadeirinha

 

Arrepiou hein?

 

:D :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Vitor.

O reservatório de pó é necessário para a função de moer por massa. Ao retirá-lo para moer direto no porta filtros, abdicarás desta facilidade e passarás a usar o W como se fora um Vario simples.

 

Já o Vario, em função da repetibilidade e consistência dos resultados, uma vez que, para determinado grão, você encontre a relação entre tempo/massa moída, não terás dificuldades em moer sempre a quantidade desejada. Ainda mais que poderás gravá-la em uma das 3 memórias disponíveis.

 

Só os moinhos da Baratza dirigidos ao mercado norte americano são para correntes de 110 V. Os comercializados pela Mahlkönig na Europa e os Baratza destinados a Ásia são sempre montados para 220 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já o Vario, em função da repetibilidade e consistência dos resultados, uma vez que, para determinado grão, você encontre a relação entre tempo/massa moída, não terás dificuldades em moer sempre a quantidade desejada. Ainda mais que poderás gravá-la em uma das 3 memórias disponíveis.

 

 

Alexandre,

 

Na prática isso é válido se o tamanho da moagem ficar fixo. Infelizmente ao se variar o nível de moagem (comum ocorrer) a quantidade varia também. Foi uma das poucas queixas que tive sobre o Vario. Além disso a quantidade de grãos no reservatório também influencia na quantidade que é moída em um determinado intervalo.

 

Acabei migrando para o método da dose simples, como chamam lá fora. O reservatório fica sempre vazio e quando vou tirar o espresso peso os grãos, jogo no moinho e deixo ele ligado até moer tudo.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Na prática isso é válido se o tamanho da moagem ficar fixo. Infelizmente ao se variar o nível de moagem (comum ocorrer) a quantidade varia também. Foi uma das poucas queixas que tive sobre o Vario. Além disso a quantidade de grãos no reservatório também influencia na quantidade que é moída em um determinado intervalo.

 

Acabei migrando para o método da dose simples, como chamam lá fora. O reservatório fica sempre vazio e quando vou tirar o espresso peso os grãos, jogo no moinho e deixo ele ligado até moer tudo.

 

Abraços.

É como faço mas se pudesse simplificar um pouco eu o faria, principalmente pela manhã. Ouvi dizer também que a qualidade da moagem é diferente com o reservatório cheio e vazio, mas aí já não sei se é verdade.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu noto é que quando moo por dose a última parte da moagem (digamos 0,5 a 1g) parece que fica mais fina que o resto. Noto a diferença quando moo pra dois espressos e peso duas doses de uma só vez. A primeira metade termina mais uniforme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, vocês estão virando verdadeiros instrumentos de precisão.

 

O Rodrigo é praticamente um paquímetro humano. O Bernardo tem olfato de cachorro, se duvidar sabe até o perfume que a funcionaria usou quando colheu o café. O Ruston é um medidor Agtron ambulante.

 

Enquanto isso eu tenho que suar a camisa para perceber a diferença de um café pra outro...:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk

Agora realmente vc tem razao quando fala do vario.

eu so uso para dose que irei fazer, nao deixo lotado de graos, mesmo pq gosto de deixar os cafes bem vedados e a gente sabe q naquele reservatorio nao é totalmente lacrado ne..

grande abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk

Agora realmente vc tem razao quando fala do vario.

eu so uso para dose que irei fazer, nao deixo lotado de graos, mesmo pq gosto de deixar os cafes bem vedados e a gente sabe q naquele reservatorio nao é totalmente lacrado ne..

grande abraco

 

Fora que enchendo o reservatório fica chato de ficar trocando de grão, além da conservação ruim. E mesmo que por cima fosse bem vedado (o que não é), pelo conjunto de mós o ar chega no café;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Cada um com seu cada um, e todos temos nossos "cada um".

Mas gostaria de sugerir aos usuários de Varios que experimentem manter no compartimento de grãos, devidamente tampado, umas 100 a 150 gramas, aproximadamente metade da capacidade total (227 g - 8 oz) ou o equivalente a uns 3 dias de consumo.

É pouco provável que note-se degradação do sabor. Também não deverá haver variação na relação gramas/segundo.

Assim poderá usar as memórias definindo o tempo de moagem para cada dosagem desejada, como por exemplo, 1 para ristretto/normal (7 g), 2 para duplo (15 g) e 3 para longo (18 g), se for apenas para espressos.

Experimentem fazê-lo por 1 ou 2 semanas.

 

Esta é a maneira como foi concebida sua utilização, tornando o Vario um moinho prático e preciso.

 

O resíduo de pó entre moagens é ínfimo, abaixo de 0,5 grama e a relação massa/tempo é pouco mais de 1 grama por segundo (~1,3 g/s)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...