Ir para conteúdo

filtros pressurizados vs filtros não pressurizados (comerciais)


Guest Vasconcelos

Postagens recomendadas

Guest Vasconcelos

Olá Pessoal, tenho uma Mondial C-08, existe para venda o filtro comercial ou se alguem conseguiu converte o filtro pressurizado em comercial, poderia explicar o que precisa ser feito.

 

Obrigado

Vasconcelos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Boa noite Vasconcelos.

 

É só você retirar o fundo do filtro que possui um furo com uma esmerilhadeira ou microretífica. Peça a um torneiro, pois ofiltro tem duas camadas.

 

Eu tive uma C08 e fiz isso. Funcionou

 

Abraços

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton,

no caso eles retiraram o fundo pressurizado do filtro e não do porta-filtro,

o resultado é um filtro não pressurizado, como o das máquinas comerciais e não um porta-filtro bottomless.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um ta, saquei agora...

 

o fundo do pf e duplo, mas, o q vai entre a tela e a parte de baixo?

 

é tipo, tela de inox... espaço vazio.... "furinho"

 

chega a comprometer algo do cafe? naum deve mudar o gosto, apenas criar mais "falso" crema... ne?

 

ou existe alguma variavel q realmente possa fazer alguma mudança consideravel na extração?

 

tipo, lentificar o fluxo pelo "gargalo"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Nilton,

 

É o seguinte......

 

O FILTRO pressurizado tem dupla camada, o de cima é peneira e o de baixo é o furo único.

 

Motivo: A industria parte da idéia de que a humanidade não sabe direito a ciência do expresso, então ela se utiliza de " truque" para que o usuário acredite que está tomando um expresso parecido com a de uma cafeteria, compreende?

 

Não tem nada haver com fluxo, retardo, etc.... apenas jogo de marketing.

 

Já imaginou se a industria mundial, Arno, Electrolux, Oster, Mondial, Britânia e tantas outras fossem esperar que as pessoas aprendam a fazer crema em filtros comerciais? Iriam a falência!

 

Abraços e bom feriado.

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olá pessoal, esse é meu primeiro tópico. Entrei no fórum hoje.

Vi muita gente falando sobre isso mas não encontrei explicações sobre o que é um filtro pressurizado e o porque transformá-lo em não pressurizado, fotos ou videos e tal.

Se já houver algum tópico aqui que explique isso me falem pois não achei.

incrivelmente já dei uma procurada no Google mas tb não achei nenhum tutorial ou artigo sobre o assunto.

 

Se algum puder me explicar o que é cada um e o propósito de cada um eu agradeço.

 

obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Vou tentar ajudar um pouco com a duvida sobre o filtro pressurizado.

 

Os filtros pressurizados são aqueles filtros que possuem algum mecanismo de restrição ao fluxo, geralmente identificáveis olhando a parte de baixo. No filtro comercial padrão a parte inferior possui vários furos e olhando-se o filtro contra a luz pode-se perceber tais furos facilmente. O filtro pressurizado normalmente só possui um furo na parte inferior.

 

Bom, quais os objetivos de um filtro pressurizado? A principio dois:

 

1) permitir o uso de cafés nao-frescos, pré-moídos ou com moagem deficiente, pois restringindo o fluxo o filtro possibilita um tempo mínimo de infusão do pó com a água. Caso utilizássemos tais cafes com um filtro comercial o resultado seriam extrações muito rápidas, de 5, 10 segundos ou até menos, fazendo com que nao houvesse contato da água com o café por tempo suficiente.

 

2) simular a formação da crema, que é aquela camada cremosa e aerada que se firma em cima da bebida. A formação da crema necessita de alguns requisitos, sendo o principal um café razoavelmente fresco e com moagem correta, caso contrario a crema nao se forma satisfatoriamente. Assim, nas situações como as mencionadas no item 1 acima, o filtro pressurizado age criando uma espécie de "espuma". Isto e, por possuir somente um pequeno furo por onde o café tem que sair a alta pressão esse tipo de filtro cria uma turbulência no liquido que forma uma camada que se assemelha a uma crema. No final das contas obtém-se um efeito visual até parecido com um Espresso real mas na pratica a composição da crema verdadeira e a "falsa" são bem diferentes.

 

E porque a industria faria isso? Bem, conforme já dito, as maquinas domesticas de entrada (que freqüentemente usam tais filtros) são feitas para serem amigáveis e nao necessariamente para fazer o melhor café.

 

Dito isso a outra duvida que surge é: Uma maquina com filtro pressurizado pode fazer um café tão bom quanto outra maquina idêntica com filtro comercial? Resposta: Teoricamente sim, o problema é que com o filtro pressurizado o aprendizado é próximo de zero, isto é, se hipoteticamente o usuário conseguir uma moagem, compactação e dosagem perfeitas ele pode vir a obter um Espresso de alta qualidade com filtro pressurizado porém se alguma dessas variáveis estiver fora da faixa ideal o barista dificilmente terá um bom diagnostico do que está errado, já que o filtro pressurizado mascara grande parte dos problemas (ele é feito pra isso, lembram?).

 

Abraços.

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse tópico não seria o do filtro não-pressurizado?

E acho que fotos ilustram muito bem a diferença entre o pressurizado e o não pressurizado, pra quem não conhece passa a reconhecer qual é qual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, seja bem vindo.

 

Proponho trancarmos esse e concentrarmos as discussões no outro tópico. Está de acordo?

 

claro, sem problema. acabei de ver o post que vc colocou lá. podemos continuar de lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Vou tentar ajudar um pouco com a duvida sobre o filtro pressurizado.

 

Os filtros pressurizados são aqueles filtros que possuem algum mecanismo de restrição ao fluxo, geralmente identificáveis olhando a parte de baixo. No filtro comercial padrão a parte inferior possui vários furos e olhando-se o filtro contra a luz pode-se perceber tais furos facilmente. O filtro pressurizado normalmente só possui um furo na parte inferior.

 

Bom, quais os objetivos de um filtro pressurizado? A principio dois:

 

1) permitir o uso de cafés nao-frescos, pré-moídos ou com moagem deficiente, pois restringindo o fluxo o filtro possibilita um tempo mínimo de infusão do pó com a água. Caso utilizássemos tais cafes com um filtro comercial o resultado seriam extrações muito rápidas, de 5, 10 segundos ou até menos, fazendo com que nao houvesse contato da água com o café por tempo suficiente.

 

2) simular a formação da crema, que é aquela camada cremosa e aerada que se firma em cima da bebida. A formação da crema necessita de alguns requisitos, sendo o principal um café razoavelmente fresco e com moagem correta, caso contrario a crema nao se forma satisfatoriamente. Assim, nas situações como as mencionadas no item 1 acima, o filtro pressurizado age criando uma espécie de "espuma". Isto e, por possuir somente um pequeno furo por onde o café tem que sair a alta pressão esse tipo de filtro cria uma turbulência no liquido que forma uma camada que se assemelha a uma crema. No final das contas obtém-se um efeito visual até parecido com um Espresso real mas na pratica a composição da crema verdadeira e a "falsa" são bem diferentes.

 

E porque a industria faria isso? Bem, conforme já dito, as maquinas domesticas de entrada (que freqüentemente usam tais filtros) são feitas para serem amigáveis e nao necessariamente para fazer o melhor café.

 

Dito isso a outra duvida que surge é: Uma maquina com filtro pressurizado pode fazer um café tão bom quanto outra maquina idêntica com filtro comercial? Resposta: Teoricamente sim, o problema é que com o filtro pressurizado o aprendizado é próximo de zero, isto é, se hipoteticamente o usuário conseguir uma moagem, compactação e dosagem perfeitas ele pode vir a obter um Espresso de alta qualidade com filtro pressurizado porém se alguma dessas variáveis estiver fora da faixa ideal o barista dificilmente terá um bom diagnostico do que está errado, já que o filtro pressurizado mascara grande parte dos problemas (ele é feito pra isso, lembram?).

 

Abraços.

 

 

vlw pela explicação Leonardo. agora acho q estou entendo melhor. uma dúvida: todas essas máquinas não comerciais vem com filtro pressurizado ? mesmo as mais caras de marcas mais nobres ?

 

 

 

Mas esse tópico não seria o do filtro não-pressurizado?

E acho que fotos ilustram muito bem a diferença entre o pressurizado e o não pressurizado, pra quem não conhece passa a reconhecer qual é qual.

 

 

Bruno, to colocando algumas fotos pra ajudar:

 

 

dsc0097ld.th.jpg

Porta Filtro

 

 

dsc0102rv.th.jpg

 

dsc0101wj.th.jpg

filtro pressurizado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Até onde sei a grande maioria das máquinas de nível semi-profissional em diante vem somente com filtros comerciais. Filtro pressurizado é coisa de máquina doméstica, de nível iniciante até intermediário.

 

A Gaggia é uma incógnita. Tem gente que compra e vem com filtro pressurizado, outros como eu compram e recebem com filtro comercial. Vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue foto de um típico filtro pressurizado. Reparem que só há um furo central.

pressurised-basket.jpg

 

Aqui um comparativo dos filtros pressurizados (em cima) com os não pressurizados (embaixo):

Non-pressurised-basket_960.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, uni os dois tópicos sobre o tema. Espero não ter feito muita lambança, kkkkkk.

 

Abraços.

 

ficou bom :)

 

consegui achar vários comentários em inglês sobre o tema.

Parece que a única unanimidade é que o filtro pressurizado mascara o tal do crema (ainda tenho q procurar pq se fala crema :) ) , então vc não consegue saber se tirou um bom espresso ou não.

Mas a questão de se ele altera o gosto e piora o espresso é meio duvidoso. Cai na questão do gosto de cada um, alguns falam que tem diferença e outros que não.

Comparo com um programa que vc instala e sempre tem uma interface de iniciante com poucas opções e outra avançada onde podemos customizar quase tudo. Não é porque está na avançada que é melhor. Pode se tornar melhor de acordo com o conhecimento do usuário.

Pensando assim faz sentido essas máquinas básicas virem com um filtro pressurizado. Tem gente que quer tomar um café mas não quer estudar todos os detalhes a fundo.

Só acho que deveria ter mais modelos de máquinas com preços pelo menos razoáveis com opções de filtro não pressurizado. Se viesse os dois filtros em todas então seria o mundo perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crema vem do italiano, mas podemos muito bem dizer creme. Afinal, é um creme.

 

O filtro pressurizado te limita a moagem, pois precisa de pressão na saída do café. Então não pode trabalhar com moagem tão fina e quase sempre terá uma sub-extração - claro que para quem gosta de café expresso menos concentrado pode ser bom.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

A Gaggia é uma incógnita. Tem gente que compra e vem com filtro pressurizado, outros como eu compram e recebem com filtro comercial. Vai entender.

 

As Gaggias Baby Class, Baby Class D e Baby Twin importadas pela Imeltron parecem seguir um padrão definido pela tensão de alimentação:

110V = filtro pressurizado

220V = não pressurizado (comercial)

 

Pelo menos foi o que notei ao pesquisar antes de comprar a minha e já tive 4 comprovações posteriores, pois ambas Baby Class que eu e um amigo compramos, mais a Twin que outro amigo comprou eram 220V e vieram com filtros comerciais (não-pressurizados), enquanto a Baby Twin que um aluno meu comprou, em 110V, veio com filtros pressurizados.

 

EDIT: proposta acima refutada pelos relatos a seguir, de Gilberto e Leo

 

...

Mas a questão de se ele altera o gosto e piora o espresso é meio duvidoso. Cai na questão do gosto de cada um, alguns falam que tem diferença e outros que não.

...

 

Como fiz centenas de tiragens com filtro pressurizado e depois fui "migrando" pro não pressurizado aos poucos, comparando e estudando resultados, acho que vale dar minha opinião, com base na experiência que tive:

 

Se você faz o melhor espresso possível com um filtro convencional na mesma máquina em que fizer o melhor possível com um filtro pressurizado, utilizando o mesmo café, irá notar que muda bastante o sabor, se tomar sem mexer nem adoçar.

 

O crema "convencional" contem muito mais amargor do que o corpo do café, enquanto a espuma pressurizada não apenas não é amarga, como tende a reter acúcares e a parte "menos nobre" dos óleos, aquela que "pega na língua".

 

O corpo do café "convencional", posto em xícara ou copo de fundo suficientemente côncavo, tende a ficar separado em fases, sendo a superior mais amarga, a intermediária mais frutada e doce/cítrica/ácida (depende do café), a inferior mais oleosa/amendoada e levemente adocicada/azeda.

 

O corpo do café "pressurizado" tende a ficar mais uniforme, sem "destaques", pois a turbulência ocorrida na "câmara" de pressurização promove a uniformização do precipitado e a "saída forçada" acaba por devolver o particulado originalmente retido no crema ao corpo misturado do café. Sem a separação, é quase impossível perceber as notas mais peculiares do café.

 

...

O filtro pressurizado te limita a moagem, pois precisa de pressão na saída do café. Então não pode trabalhar com moagem tão fina e quase sempre terá uma sub-extração - claro que para quem gosta de café expresso menos concentrado pode ser bom.

 

 

Engraçado... concordo que boa parte substrai com o pressurizado (principalmente por não entender o conceito de uso do Tamper, usando-o como "ajeitador" e não como "calcador"), mas o que o que observo é mais pro oposto: o pessoal que só usa filtro pressurizado com café moído "de supermercado" tende a superextrair e fazer café muito forte, queimado e com gosto de cinzas, com uma espuminha feia a rala em cima... :blink: Pior é ver uma pessoa colocar 3 colheres de açúcar num café desses e dizer que ficou óóóótimo... <_<

 

Acho que tô muito, MUITO chato com esse papo de café... ;)

 

Abraços e Carpe Coffea!

 

Cabral

Editado por Cabral
  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

 

Esta regra não é valida, pois minha Twin é 220v e veio com pressurizado.

 

Eu acho que a partir de um certo lote começou a sair pressurizado, e cada modelo teve seu inicio como pressurizado em momentos diferentes. Logo, nada concluido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Em contrapartida a minha Twin, comprada no final de 2010 é 110V e veio com filtros comerciais.

 

Cabral,

 

Concordo plenamente com suas impressões sobre filtro comercial e pressurizado. o Espresso do filtro comercial realmente é dividido em fases e também percebo as mesmas características que você descreveu.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Em contrapartida a minha Twin, comprada no final de 2010 é 110V e veio com filtros comerciais.

 

Cabral,

 

Concordo plenamente com suas impressões sobre filtro comercial e pressurizado. o Espresso do filtro comercial realmente é dividido em fases e também percebo as mesmas características que você descreveu.

 

Caramba, preciso treinar mais minha percepção, juro que nunca prestei atenção em todos estes detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Leo quero levantar 2 pontos sobre o que posastes.

 

1° - As máquinas montadas para a utilização de filtros ou porta filtros presurizadores, trabalham com pressão mais elevada e portanto inapropriada para a utilização de filtros simples;

 

2° - Há máquinas comerciais que utilizam sistemas de pos pressurização. Creio que as Thermoplan usadas pelo Starbucks seriam um exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Provavelmente você está certo, pois a perda de carga deve ser grande no filtro pressurizado, já que o furo é bem pequeno. Isso faz com que a máquina precise de toda a pressão da bomba (se for Ulka estimados 15 bar) para vencer tal resistência.

 

O ideal mesmo seria, ao migar para filtros despressurizados, adicionar uma OPV na máquina. Mas sabemos que aí a brincadeira já fica mais cara e trabalhosa.

 

Todavia considerando que já há uma perda de carga interna nessas máquinas, eu chutaria que no bolo de café deve chegar uns 13 bar líquidos. Se considerarmos que uma máquina que use pó e sachê ESE normalmente é calibrada para entregar 11bar no bolo, essas domésticas estariam apenas 2 bar acima. Está longe do ideal mas dá para viver com isso, pelo menos até trocar de máquina...

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

 

Esta regra não é valida, pois minha Twin é 220v e veio com pressurizado.

 

Eu acho que a partir de um certo lote começou a sair pressurizado, e cada modelo teve seu inicio como pressurizado em momentos diferentes. Logo, nada concluido.

 

Ah, que pena. Como mencionei, a coisa "parecia seguir um padrão" (propositadamente não usei o termo "regra", pois fiz um descritivo estatístico bem limitado), mas como já tivemos sua experiência que se opõe a isso, creio que só conseguimos provar que "as aparências enganam... ;)

 

E sua teoria me parece ser bem condizente com o que tenho observado. Inclusive, separei as importadas pela Imeltron como fator limitador, pois entendi que o importador pode solicitar "detalhes" como tipo de filtro e tensão de alimentação na "ficha" de pedido da Gaggia.

 

Pois é. Em contrapartida a minha Twin, comprada no final de 2010 é 110V e veio com filtros comerciais.

 

Cabral,

 

Concordo plenamente com suas impressões sobre filtro comercial e pressurizado. o Espresso do filtro comercial realmente é dividido em fases e também percebo as mesmas características que você descreveu.

 

Pois é... só descobri isso quando parei de adoçar e de "mexer" o café. Que coisa prazerosa!

 

Engraçado mesmo foi descobrir que não dá certo em qualquer copo/xícara: se o fundo for muito "chato", a turbulência gerada pelo movimento de inclinar o recipiente a cada beberico acaba misturando a bebida!

 

Caramba, preciso treinar mais minha percepção, juro que nunca prestei atenção em todos estes detalhes.

 

Confesso que demorei MUITO pra perceber esses detalhes. E as diferenças ficam mais acentuadas no Bodum Pavina Air de 2oz ou no copinho "Drinque" tradicional da NF, chamado na Loja do CdC de "Copo do Barista" :wub: . Se ainda não tem, vai lá comprar os seus! :D

 

Salve.

 

Leo quero levantar 2 pontos sobre o que posastes.

 

1° - As máquinas montadas para a utilização de filtros ou porta filtros presurizadores, trabalham com pressão mais elevada e portanto inapropriada para a utilização de filtros simples;

 

2/ - Há máquinas comerciais que utilizam sistemas de pos pressurização. Creio que as Thermoplan usadas pelo Starbucks seriam um exemplo.

 

Alexandre, cheguei a ligar na Imeltron e falar com um técnico, e fui informado que todas Válvulas limitadoras de pressão das Baby Class e Twin são iguais, usam a mesma peça, com mesmo código. Eu queria comprar uma "regulável" (OPV), mas eles não tem essa peça "original" pra vender.

 

Como o Leo mencionou, essas máquina vem calibradas perto de 11 BAR pra usar saches ESE, então faz sentido que sejam fornecidas desse modo. Contudo, segundo os formulários no site da Gaggia, entendi que os filtros não-pressurizados da Gaggia têm códigos de encomenda distintos dos filtros comerciais da empresa: deduzo que os não-pressurizados tenham furação destinada a limitar a uma pressão compatível com os 11 bar das máquinas para as quais foram concebidos. Talvez por isso muitos aqui achem os filtros da Gaggia "uma porcaria", mas creio ser pela especificidade de seu projeto. Eu, particularmente, consigo excelentes resultados com os filtros originais, melhor até do que com o filtro da LaMarzzoco GS3 ou com os cobiçados e venerados VSTs, pelos quais paguei bem caro.

 

Minha recentemente adquirida LGA Mini-Dual Group "não gostou" do filtro da Gaggia, mas funcionou muito bem com os filtros VST e LaMarzocco, enquanto o filtro original da LGA "não gostou" da Baby Class. Isso parece reforçar minha tese, bem como sua proposta de que os equipamentos tem melhor desempenho quando utilizados, de modo geral, dentro dos limites para os quais foram projetados. Aliás, foi por conta dessa afirmação sua que comecei a fazer tais testes com mais atenção, e estou muito feliz com os novos resultados...

 

Abraços a todos e Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...