fabio_yamauti Postado 6 Maio 2021 Denunciar Share Postado 6 Maio 2021 Pessoal, sou novato na arte do café. Comprei uma cafeteira Bialetti Break e estou com dificuldades para acertar o preparo. Inicialmente, como não tenho ainda moedor, estou usando o café Bialetti Napoli, torra média e moído para uso em cafeteira italiana (é o que diz na embalagem). Usei a chama do fogão bem fraquinha, o café começa a subir pela coluna e escorre no início, mas logo em seguida começa a borbulhar. Entendo que o ideal seria escorrer até o fim da extração, correto? Vi alguns vídeos no youtube, o café escorre lentamente do início ao fim. Se eu desligo a chama do fogão, o café para de subir. Não sei onde estou errando. Será que a moagem do café está muito fina e dificultando a passagem da água? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 6 Maio 2021 Denunciar Share Postado 6 Maio 2021 Salve Acho que pode ser a chama que está fraca demais. Procure aumentar um pouco a injeção de energia para provocar um fluxo continuo do líquido. Deve resolver. Mas nunca se esqueça.... O que importa é o sabor na xícara. Bom dia! Cordialmente, Ricardo Gobbi da Silveira Embaixador do CDC Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados. WhatsApp: 34-99937-1222 Instagram: @gobbidasilveira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 6 Maio 2021 Denunciar Share Postado 6 Maio 2021 Mano, dá uma conferida nestas coisas: 1. O nível da água está abaixo da válvula de segurança (não pode ter água na mesma altura ou acima da válvula, a água tem que estar abaixo) 2. Verifica se não tem nada entupindo a saída do café (apesar da cafeteira ser nova, nunca é demais conferir) 3. A quantidade de café não pode estar acima da quantidade permitida do filtro, também, não compacte o café, a pressão da Moka é muito inferior a qualquer máquina de espresso 4. Se tiver tudo OK, pode deixar o fogo ligado até começar a sair, se o café for novo, as vezes é normal demorar um pouco mais mesmo, agora só verifica essas coisas primeiro pra evitar acidente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jpnegrao Postado 6 Maio 2021 Denunciar Share Postado 6 Maio 2021 já tive esse mesmo problema. acontecia sempre que eu usava café moído muito fino, depois que passei a moer meu próprio café parou de acontecer Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio_yamauti Postado 6 Maio 2021 Autor Denunciar Share Postado 6 Maio 2021 Pessoal, obrigado pelas respostas. Eu testei novamente usando menos café e dessa vez a extração foi contínua, escorrendo pela coluna e sem borbulhar. Mesmo assim, não me agradou o paladar, deve ser o próprio café mesmo que eu não curti. De toda forma, comprei um moedor Timemore Chestnut C2, ainda não chegou. Quando chegar, comprarei bons grãos e vou moer mais grosso conforme vi baristas recomendando. Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio_yamauti Postado 6 Maio 2021 Autor Denunciar Share Postado 6 Maio 2021 Uma possiblidade é o café já estar velho, faz sentido? Como comprei já moído, tem essa desvantagem. 1 hour ago, Fogo ruivo said: Salve Acho que pode ser a chama que está fraca demais. Procure aumentar um pouco a injeção de energia para provocar um fluxo continuo do líquido. Deve resolver. Mas nunca se esqueça.... O que importa é o sabor na xícara. Bom dia! Cordialmente, Ricardo Gobbi da Silveira Embaixador do CDC Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados. WhatsApp: 34-99937-1222 Instagram: @gobbidasilveira Ricardo, obrigado pela resposta. Cheguei à conclusão que não era a chama mas sim a granularidade muito fina do café. Coloquei menos pó e tudo fluiu continuamente na extração. Mas conforme citei acima, o paladar não me agradou, talvez o café seja velho (comprei já moído). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio_yamauti Postado 6 Maio 2021 Autor Denunciar Share Postado 6 Maio 2021 1 hour ago, Marcão said: Mano, dá uma conferida nestas coisas: 1. O nível da água está abaixo da válvula de segurança (não pode ter água na mesma altura ou acima da válvula, a água tem que estar abaixo) 2. Verifica se não tem nada entupindo a saída do café (apesar da cafeteira ser nova, nunca é demais conferir) 3. A quantidade de café não pode estar acima da quantidade permitida do filtro, também, não compacte o café, a pressão da Moka é muito inferior a qualquer máquina de espresso 4. Se tiver tudo OK, pode deixar o fogo ligado até começar a sair, se o café for novo, as vezes é normal demorar um pouco mais mesmo, agora só verifica essas coisas primeiro pra evitar acidente. 1. Perfeito, o nível da água estava sempre correto. 2. Não tem nada entupindo. 3. OK, o café não foi compactado, apenas colocado solto no compartimento. 4. Sim, minha dúvida era devido ao café começar a borbulhar e não sair continuamente escorrendo, como em vídeos que vi de baristas ensinando o método. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 6 Maio 2021 Denunciar Share Postado 6 Maio 2021 Fábio, Se tá tudo em ordem, então é só aguardar o café subir, se demorar um pouco pode ser porque o café é mais novo, mas pode deixar no fogo até subir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio_yamauti Postado 7 Maio 2021 Autor Denunciar Share Postado 7 Maio 2021 Ainda não consegui fazer um café que me agrade na cafeteira italiana, estou ainda começando a aprender a usá-la. O que devo esperar de um bom café feito nela? Fica marrom e turvo mesmo, ao invés de preto? E com relação ao sabor, acidez? Os que fiz ficaram marrom e o sabor não me agradou tanto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas