Ir para conteúdo

Dúvidas cafeteira Bialetti Break

Postagens recomendadas

Pessoal, sou novato na arte do café. Comprei uma cafeteira Bialetti Break e estou com dificuldades para acertar o preparo. Inicialmente, como não tenho ainda moedor, estou usando o café Bialetti Napoli, torra média e moído para uso em cafeteira italiana (é o que diz na embalagem). 
Usei a chama do fogão bem fraquinha, o café começa a subir pela coluna e escorre no início, mas logo em seguida começa a borbulhar. Entendo que o ideal seria escorrer até o fim da extração, correto? Vi alguns vídeos no youtube, o café escorre lentamente do início ao fim. 
Se eu desligo a chama do fogão, o café para de subir. Não sei onde estou errando. Será que a moagem do café está muito fina e dificultando a passagem da água?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Acho que pode ser a chama que está fraca demais.

Procure aumentar um pouco a injeção de energia para provocar um fluxo continuo do líquido.

Deve resolver.

Mas nunca se esqueça.... O que importa é o sabor na xícara.

Bom dia!

Cordialmente,

Ricardo Gobbi da Silveira
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

Link para o comentário

Mano, dá uma conferida nestas coisas:

1. O nível da água está abaixo da válvula de segurança (não pode ter água na mesma altura ou acima da válvula, a água tem que estar abaixo)
2. Verifica se não tem nada entupindo a saída do café (apesar da cafeteira ser nova, nunca é demais conferir)
3. A quantidade de café não pode estar acima da quantidade permitida do filtro, também, não compacte o café, a pressão da Moka é muito inferior a qualquer máquina de espresso
4. Se tiver tudo OK, pode deixar o fogo ligado até começar a sair, se o café for novo, as vezes é normal demorar um pouco mais mesmo, agora só verifica essas coisas primeiro pra evitar acidente.

Link para o comentário

Pessoal, obrigado pelas respostas. Eu testei novamente usando menos café e dessa vez a extração foi contínua, escorrendo pela coluna e sem borbulhar. Mesmo assim, não me agradou o paladar, deve ser o próprio café mesmo que eu não curti. 

De toda forma, comprei um moedor Timemore Chestnut C2, ainda não chegou. Quando chegar, comprarei bons grãos e vou moer mais grosso conforme vi baristas recomendando. Obrigado!

Link para o comentário

Uma possiblidade é o café já estar velho, faz sentido? Como comprei já moído, tem essa desvantagem. 

1 hour ago, Fogo ruivo said:

Salve

Acho que pode ser a chama que está fraca demais.

Procure aumentar um pouco a injeção de energia para provocar um fluxo continuo do líquido.

Deve resolver.

Mas nunca se esqueça.... O que importa é o sabor na xícara.

Bom dia!

Cordialmente,

Ricardo Gobbi da Silveira
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

Ricardo, obrigado pela resposta. Cheguei à conclusão que não era a chama mas sim a granularidade muito fina do café. Coloquei menos pó e tudo fluiu continuamente na extração. Mas conforme citei acima, o paladar não me agradou, talvez o café seja velho (comprei já moído).

Link para o comentário

1 hour ago, Marcão said:

Mano, dá uma conferida nestas coisas:

1. O nível da água está abaixo da válvula de segurança (não pode ter água na mesma altura ou acima da válvula, a água tem que estar abaixo)
2. Verifica se não tem nada entupindo a saída do café (apesar da cafeteira ser nova, nunca é demais conferir)
3. A quantidade de café não pode estar acima da quantidade permitida do filtro, também, não compacte o café, a pressão da Moka é muito inferior a qualquer máquina de espresso
4. Se tiver tudo OK, pode deixar o fogo ligado até começar a sair, se o café for novo, as vezes é normal demorar um pouco mais mesmo, agora só verifica essas coisas primeiro pra evitar acidente.

1. Perfeito, o nível da água estava sempre correto. 

2. Não tem nada entupindo. 

3. OK, o café não foi compactado, apenas colocado solto no compartimento. 

4. Sim, minha dúvida era devido ao café começar a borbulhar e não sair continuamente escorrendo, como em vídeos que vi de baristas ensinando o método. 

Link para o comentário

Fábio,

Se tá tudo em ordem, então é só aguardar o café subir, se demorar um pouco pode ser porque o café é mais novo, mas pode deixar no fogo até subir.

Link para o comentário

Ainda não consegui fazer um café que me agrade na cafeteira italiana, estou ainda começando a aprender a usá-la. O que devo esperar de um bom café feito nela? 
Fica marrom e turvo mesmo, ao invés de preto? E com relação ao sabor, acidez? Os que fiz ficaram marrom e o sabor não me agradou tanto. 

Link para o comentário