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Tramontina Breville BS840 perdeu o volume automático


douglasartor

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Bom dia,

Tenho uma Tramontina Breville BS840 comprada em maio e hoje, há 4 meses, já apresenta o defeito de perder a capacidade de extrair um volume específico para a xícara. Na verdade, faz um mês que vinha apresentando esse problema de forma intermitente, mas agora isso ocorre em toda a extração. Quando eu aperto no botão de extração, seja de uma ou de duas xícaras, a extração não é interrompida na medida programada e permanece extraindo de forma indefinida. Já tentei reprogramar o volume para as definições de fábrica e não deu certo. Quando tento programar um volume diferente por vezes dá certo, mas geralmente é diferente do que eu programei e, após algumas extrações, volta a ter o tempo indefinido. Acabei de mandar e-mail para a garantia para fazer a troca.

Eu não sabia desse problema quando comprei a máquina, mas dando uma revisada rápida no forum percebi que outros usuários têm esse problema, apesar de não terem abordado em tópico específico (foi um pouco difícil achar) . Percebi também relatos frequentes de problema de eletrônica por uma incapacidade em lidar com a rede elétrica brasileira. Por não saber da frequência com que ocorrem esses problemas, numa máquina extremamente cara, pergunto pra vocês se vale à pena pedir pra trocar por uma máquina nova ou solicitar a devolução do dinheiro para que eu possa comprar uma máquina que aparente dar menos problema na mesma faixa de preço, como a Oster Xpert.

Abraços!

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Ola,

A breville assim como outras marcas  tem um sensor que mede a passagem de agua que vem do reservatorio e faz o calculo da quantidade de água na xícara. Porém essa medida volumétrica  é sempre variável e imprecisa pois depende da quantidade de água retida no bolo de café. De forma que existe uma variação de fato onde até mesmo a pressão com que você faz o tamper influência na quantidade de liquido. A proposta dessas máquinas semi automáticas é produzir um espresso de excelente qualidade e  o fabricante vendo a dificuldade do usuário médio implementou a solução do filtro parede dupla pressurizado onde não são necessárias abilidades.  A forma correta de extração do espresso é vocễ escolher o seu brew rate e usar uma balança. Ou seja digamos que voce escolheu o brew rate de 1:3, então 18gr de cafe no PF deve produzir 54ml, ou gramas na xicara. Então use a balança embaixo da xícara e esqueça essa extração automática que funciona melhor com filtros de parade dupla e moagem grossa. O defeito que costuma apresentar a Breville é a valvula solenoide suja. Desconheço essa sua informação a respeito de placas eletrônicas sempre dando defeito. Falando em termos estatisticos a sua amostra não permite conclusões. A Oester está um patamar bem abaixo inclusive no preço. Quanto a troca só você pode saber se vale a pena. Talvez você fique mais satisfeito com uma superaautomatica como Gaggia Naviglio. 

Bons Cafés!

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  • 1 month later...

Bom dia Pedro,

Obrigado pelo seu retorno. Bom saber que a Oester está um patamar bem abaixo. Eu só estava triste com essa minha experiência ruim com a Breville. Talvez seja única, não sei. O que falei das placas foi do que eu aprendi aqui mesmo nesse forum, tentando achar uma solução para o meu problema. É uma mostra muito pequena, de fato. Eu achei somente 3 relatos desse problema aqui no forum e, um membro mais ativo - que postou vários tutoriais - falou que no caso dele foi um problema de placa devido à variação de tensão da rede elétrica no estado onde ele mora. Bem, ao menos foi a avaliação dele, não que seja de fato verdade. Mas foi devido ao relato dele que falei, provavelmente eu estava equivocado. Mas como pode ver no meu relato mais completo que vou fazer agora, meu problema ainda não se resolveu e nem a assistência técnica e nem eu sei o porquê.

Eu nunca uso o filtro de parede dupla. Eu vejo como um "migué" para driblar a falta de pressão que as máquinas mais baratas disponíveis no mercado proporcionam e, com isso, dar aquela "espuminha" que os iniciantes gostam e não melhora em nada a apreciação do bom café. Eu tive uma philco daquelas bem simples por 10 anos e naquela máquina eu usava, porque era muito difícil extrair um café de qualidade nela. Sem o filtro de parede dupla era preciso moer mais grosso, ter um café mais aguado.

Na minha Breville, nos 4 meses que consegui usar, fui aprendendo neste forum e com youtubers como fazer um bom café: tenho uma balança (Timemore Black Mirror) para acertar o Brew Rate e no meu caso saía um bom café com 20 gramas e 20 a 25 segundos de extração. Uso também uma base de compactação e um nivelador daqueles que fica girando, com peso, bem de boa. Variava um pouco a moagem de acordo com o grão que eu usava, mas geralmente entre 2 e 4 (macro) da Baratza Preciso. Durante esses 4 meses consegui extrair um café muito bom. Até que começou a dar esse problema intermitente, que acabou se tornando permanente. 

Naquele dia que postei, 05/09, era domingo, depois feriadão, então levei na assistência técnica no dia 08/09. Como tu sabes, a assistência técnica indicada pela marca, a Tramontina, é obrigatória na garantia. Aqui em Porto Alegre só tem uma, a Multiservice. Tive uma experiência terrível. Primeiro, tudo bem, me falaram que ela estava suja, com as vias muito calcificadas, que eu usava água ruim não filtrada (que não é verdade) e que fazendo a limpeza resolveria. Eu aceitei e paguei a limpeza. Não resolveu. Aí num segundo momento resolveram contactar a fábrica (segundo a assistência) e trocaram uma peça cujo código é "LC 116/03". Eu sei porque pedi para constar a troca na nota fiscal quando paguei a limpeza junto. Aí quando me entregaram, depois 26 dias, fui testar em casa e nem a água quente estava funcionando (aquela que a gente usa pra limpar e esquentar o filtro e porta filtro antes de colocar o pó do café). Não imagina o quanto fiquei irritado... Levar a máquina para o conserto e voltar com um novo problema... Nessa terceira parte o técnico veio em casa buscar a máquina e ver se estava mesmo tendo o problema. Aí ele falou que sequer tinha testado isso... Levou a máquina para o conserto e me trouxe hoje, disse que tinha faltado dar um reset depois de trocar a peça e não sei o que... Adivinha... segue o problema, sem pressão. Agora o problema da água quente e do volume, aparentemente teria se resolvido. Mantém o problema da pressão. Aí sabe o que técnico me falou? O técnico da assistência técnica autorizada da Tramontina, Breville, me falou que o jeito certo de extrair o café era com o filtro de parede dupla e com café pré-moido da Wallita, que eu tava tendo problema na pressão por usar o filtro errado e grão errado... Cara... eu não sabia se ria ou se sei lá... O técnico da autorizada falar uma maravilha dessas cara... Mas enfim, ele ficou teimando que tava resolvido porque tinha pressão quando usava o filtro de parede dupla... E ele quase subiu na bancada pra fazer a compactação!!! kkk, uma figura cara, não dá pra entender isso aí. Ele acabou dizendo que ia passar essa informação pra fábrica, que eu não consegui extrair "do meu jeito", mas que do jeito dele ele conseguia (com filtro de parede dupla...) Aí ficou contando um monte de história dizendo por que usar o filtro de parede dupla era melhor, que o gosto era melhor... aquelas conversas pra boi dormir. Espero que a Tramontina honre com o compromisso de fornecer uma máquina de qualidade. Senão vou ter que jogar no ferro-velho essa porcaria estragada que me custou quase 5 mil reais e ainda estou parcelando. 

Mas se tu puder me dar mais ideias do que fazer, tu ou outra pessoa do forum, por favor me avise Pedro. Gostei dos seus últimos comentários.

Queria saber quais alternativas de máquina que eu tenho no mercado, caso esse problema não seja resolvido. Como a Oester é inferior, nem vou pensar nela então, já que a superior já me deu essa baita dor de cabeça. Será que só me resta comprar uma máquina de cafeteria profissional de 10 mil reais?

Ah, só um detalhe, eu não gosto de automática, eu quero uma manual mesmo como essa da Breville. O problema não é tipo da máquina: eu quero uma máquina boa, que não dê problema, que não tenha problemas de fábrica e com uma marca que tenha um ótimo pós-venda!!! Eu sei que isso é pedir demais, mas quem saiba vocês mais experientes saibam me dizer, hehe.

Abraço

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Ola, 

A Breville  da placa se não me engano é do @Cabral e é um outro modelo a dual boiler. Máquinas novas que sejam tecnicamente superioes no mercado Brasileiro não tem. Como sugestão você pode importar uma Silvia Pro por exemplo. Ou conversar com o @Fogo ruivo que tem grande variedade de máquinas usadas a venda inclusive profissionais. Agora veja que uma máquina de qualquer marca que tenha eletrônica embarcada, tem muito mais chances de dar defeito do que uma simples. Porem como você ja sabe a qualidade da simples ,como EC 200, o café, será inferior. 

Bons cafés! 

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