Ir para conteúdo

Has Bean


Victor D.

Postagens recomendadas

Gostei muito do blend Kicker, achei o melhor dos 3 que comprei. Estou com um pacote do blend Espresso Perfetio (que o Márcio não me ouça mas é brasileiro) mas ainda não o torrei.

Comprei vários da Guatemala e de El Salvador lá mas não curti muito para espresso. Hoje compro basicamente os africanos e os descafeinados, de sulamericanos eu fico com os brasileiros mesmo, muito mais baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

A experiência com o Etíope também me impressionou. Acho que também ficarei fã dos cafes africanos.

 

Você teve dificuldade para torrar o Kicker, pelo fato de ser um blend? Os grãos estão com teores de umidade próximos, torram por igual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

É bom encomendar bem antes, as mós do Vario demoraram 4 meses para chegar :'(, tenho percebido um aumento constante nos prazos, até parei de encomendar café lá fora, só compro quando tenho algum amigo para trazer. Falando nisso, finalmente consegui o famoso Blue Mountain, deve chegar verde no final de janeiro, junto com alguns cafés estranhos como um café do Monte Everest e um do Timor Leste, que é selvagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monte Everest? Do Timor eu já tinha visto (nunca tomei, mas li em algum lugar), agora do monte me parece estranho...

Espero que não demore tanto. Meu portafiltro sem fundo demorou mais de um mês (acho que de 11/11 a 6/1, sendo que tava em Curitiba desde 14/11). Comprei um filtro vst no mesmo dia que ainda não chegou. Mas 4 meses é assustador. Enfim, a vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" it's grown about 100km from Mt. Everest. "

É o que eu imaginava. Café do Nepal. No monte não tinha como. Confesso que achei que ia ser mais perto. É como plantar aqui no Rio e dizer que é das Highlands de Teresópolis.

Enfim, espero que seja bom.

Estou até com pena de torrar meu etíope na pipoqueira, mesmo o plano sendo treinar primeiro com cafés daqui mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou até com pena de torrar meu etíope na pipoqueira, mesmo o plano sendo treinar primeiro com cafés daqui mesmo.

Se morasse em SP até torraria para você.

Torrar esse do Nepal é complicado pois não se tem nenhuma base de como fazê-lo, e que ponto torrá-lo, não tem um café análogo para comparar, terá que ser no olho mesmo. Deve ser bem denso pela altitude e pelo frio e, sabendo também umidade já ajuda um pouco mas, como vem pouco, não dá para fazer muitos testes..fora o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se Rio estivesse a 700m acima do nível do mar e não fizesse 40 graus à sombra. ;)

 

Rodrigo , vc como Gaucho talvez não saiba , mas , o café começou a ser plantado no Brasil a partir do Rio de janeiro em 1760 , em 1885 , 70% da produção de café do Brasil saiu do Rio , a floresta da tijuca , era uma plantação de café , o centro do Rio , onde hoje esta a prefeitura era uma fazenda de café , a Urca na area do Pão de acucar era uma fazenda de café , o Rio foi o maior produtor de café do Brasil ate a virada do seculo XIX , quando o café foi para São Paulo e Minas .

Se plantava café virtualmente na beira da praia , nesse calor de 40 graus , eu fico imaginando o gosto horroroso que deveria ter esse café.

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se morasse em SP até torraria para você.

Torrar esse do Nepal é complicado pois não se tem nenhuma base de como fazê-lo, e que ponto torrá-lo, não tem um café análogo para comparar, terá que ser no olho mesmo. Deve ser bem denso pela altitude e pelo frio e, sabendo também umidade já ajuda um pouco mas, como vem pouco, não dá para fazer muitos testes..fora o preço.

Oi, Victor. Obrigado. Vamos ver se consigo no Harlem Shake mesmo. O Yirgacheffe vai ser o meu Nepalês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo conta a história começou no Pará, com o o sargento-mor Francisco de Melo Palheta.

 

Sim, mas , eu estou falando da produção de café , o Palheta , que eu considero um dos herois da Historia do Brasil , traçou a mulher do Governador da Guiana e ela deu para ele (literalmente :) ) mudas de café , que eram severamente controladas , isso foi em 1727 , ele trouxe o café para o Pará e depois Maranhão e em seguida Bahia e por fim o Rio , a partir de 1760/70 começa de verdade a produção de café no Brasil a partir do Rio , com a valorização imobiliaria , o café sobe a serra do mar e posteriormente alcança o vale do paraíba e entra em São Paulo e Minas no fim do seculo XIX .

Pode parecer estranho , mas , a praia da Urca e a floresta da tijuca já foram fazendas de café e o estado do Rio foi o maior produtor de café ate o fim do seculo XIX.

O primeiro registro confiavel de uma fazenda de café é de 1770 aproximadamente , era a fazenda Capão que pertencia ao Bispo do Rio , talvez ela tenha sido a primeira grande plantação de café do Brasil , isso significa que o NorteShopping a av. Suburbana e parte do Meier , foram uma fazenda de café. :)

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, meu comentário não fio no sentido de que não se plantou café no Rio, mas que outras condições são mais importantes que a distância geográfica. O nome Everest é obviamente uma referência imagética à região, como alguém usar o Cristo pra fazer alusão genérica ao RJ. Difícl desperdiçar uma oportunidade de marketing dessas dando barbada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Chegaram os meus cafés africanos. Olha o Yirgacheffe aí:

 

20140212_144721.jpg

 

Pelo visto meu filtro VST foi mesmo desviado. Todas encomendas internacionais chegaram sem problemas (e imposto), só ele não.

Esse agora chegou na alfândega dia 15/1 e aqui na minha casa 12/2. Nada mau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Miyamoto, não sei quantos quilos você simulou, mas a minha conta por 750g foi:

4,40+560+4,50=14,50 libras pelo café e 11,79 de frete. Total foi 26,29 libras, menos que 250g do café do 13º da coffee lab.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá.. É que eu meti a mão! kkkkkkkkkkkk

 

Mas o problema é comprar só este tiquinho de nada...  :(

 

Fora que se comprar vou ter que alugar alguém para torrar pra mim..

 

Quando digo alguém, entenda "Victor", ok?!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quis comprar muito pra não dar problema com alfândega. De fato, não cobraram imposto e foi bem rápido, comparando com as outras compras.

O dimmer "saiu para entrega".

Acho que vou testar com um da Nuance e se gostar do resultado, pipoco o etíope mesmo, na lata!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diriam os americanos, decidi bite the bullet e pipoquei o café burundiano da Has Bean hoje às 5 da tarde. Como estava impaciente,

aeroprensei parte dos 83% restantes após a pipocada. Ficou ótimo. É como se fosse o Unique Orgânico com um toque de acidez. Nada de toranja. Um leve umbú puxando pela siriguela (caiu o trema). Excelente. Quando tiver coragem eu pipoco o resto. Ou passo pra um dos dois etíopes pra ver se tem diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Três dias depois da torra, ainda melhor o burundiano. De fato os 17% de perda não mataram o café. Ainda sinto claramente a acidez quase lisérgica.

 

Acidez lisérgica? Quero um!!!

 

Na torra mais clara deve ser espetacular então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...