Ir para conteúdo

Meses de fevereiro, março e abril: cafés com quase um ano de colheita. Ficam piores?

cafemat

Postagens recomendadas

Reparei que alguns cafés que tomei do meio para o final do ano passado e estavam bons, agora, não estão aparecendo muito o sensorial, mas sim, um amargor e corpo maiores. Me refiro a cafés com no máximo 1 mês de torra comprados da mesma torrefadora. Vocês reparam isso também?

A nova safra já está quase chegando, acho que o café dps de quase um ano de colheita perde infelizmente (há cafés que são de colheita mais tardia, como no Caparaó que são colhidos lá para setembro, mas não me refiro a eles aqui porque são "exceção"). Parece que alguns processamentos pós-colheita seguram melhor o café, como o sprouting. Aliás, achei que nessa última safra, os cafés  naturais estão nitidamente inferiores aos da safra 2020 (sensorial menos complexo, acidez meia boca), alguém mais? (me refiro a mesmos cafés, mesma variedades, de mesmos produtores e torrefadoras)

Café aqui tá acabando e pensei em pedir mais 2 ou 3 pacotinhos. Mas acho que vou esperar sair a safra 2022, acho que é questão de semanas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 weeks later...

Tem que caçar alguém que tenha já safra nova, volume maior da colheita em geral é mais pra fim de maio, junho e assim por diante.

Em geral o café vai perdendo complexidade, corpo, e se pegou o mesmo café mais amargo de repente o torrefador não soube adaptar a torra às mudanças da matéria prima. Ou só foi coincidência na torra diferente mesmo.

Acho que são diversos fatores na produção do café, incluindo processamento pós colheita, que vão influenciar na qualidade no tempo do grão verde. O que notei de mais nítido quando eu torrava era secagens mais lentas x secagem rápida, além da humidade final. Mas parei de estudar torra então sei mais nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites