Ir para conteúdo

[VENDO] Elektra Microcasa a Leva


Carneiro

Postagens recomendadas

Vendo uma Elektra Microcasa a Leva, cromada e latonada ("dourada"), ano acho que é 90 e pouco, vou confirmar. Entrada elétrica é 220V.

Acompanha porta-filtro aberto, além do original, filtro duplo, simples e um tamper.  Também um filtro duplo da La Pavoni, que é menor e uso com 11-12g.

Tem alguns pequenos detalhes no acabamento latonado da caldeira, pois vai um verniz pós latonagem que, se sair, deixa escurecer o latão - já peguei como está e vou colocar fotos logo mais. Um deles dá pra ver ali, canto inferior esquerdo, perto da saída de água inferior do visor. Outros pequenos estão na solda da flange da caldeira na qual se conecta o grupo.

AM-JKLVcUl2ujyozvfllCkJSz5O-8xewEEvWUid0

Eu, quando uso, deixo a pressão ir até 1,4 bar (limite que configurei no pressostato) e desligo (normalmente chega lá em menos de 10 min), preparo o café, e só ligo a resistência novamente antes de extrair. Aí normalmente deixo chegar em 1-1,2 bar pra ter uma pressão OK na pré e a temperatura ideal. Pra vaporização 1,4 bar vai bem pra fazer jarra maior, com 300-400ml. Se for jarra pequena, 100-150ml, aí a pressão mais comum de 1-1,2 bar é perfeita. O bico de vaporização dela é excelente, 3 furos, posição ótima, é uma das coisa que me deixa saudoso da Elektra Semiautomatica que tinha bem como deixará dessa, além do café, claro. 

Café dela, pra quem não conhece, é um expresso de alavanca com uma pressão um pouco menor, não chega a 9 bar. Preparando direito, dá um espresso excelente. O filtro duplo dela vai mais pó, dá mais corpo e densidade, o duplo da Pavoni dá mais equilíbrio. O single é mais desafiador e dá um expresso mais levezinho. Após umas 2-3 extrações, o grupo pode ficar um pouco sobre aquecido, também por isso desligo a resistência. Não é máquina pra fazer um evento em casa, ainda assim pra quem está numa sessão febril de café, dá pra apelar e usar 2 cubos de gelo no grupo e reduzir um pouco a temperatura pra continuar. Nada de números exatos, "feeling" e experiência é o que conta.

Preço: R$ 9.000,00

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, essa máquina é difícil por essas bandas. Lá fora vai pagar 9 mil numa nova, mesmo trazendo na bagagem teria uns 2 mil de imposto, então é uma oportunidade.

Talvez eu tenha mola extra que uma vez fiz pra outra MCAL que tive, mas não sei se vale a pena instalar, a alavanca fica um pouco mais pesada. Aumentava algo em torno de 1,5 bar na pressão máxima de extração. Usando a minha Robot todo dia vejo como mais pode ser menos: várias vezes se botar muita força e subir a pressão pra 9, 10 bar, trava o fluxo e piora o cenário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Devendo fotos, mas vou dar uma manutenção básica no pistão e fazer algum vídeo também.

Tenho usado a máquina desde que anunciei, já dando vontade de fechar o tópico - é bacana demais. Dia de semana costumo fazer 2 ou 3 cappuccinos e final de semana faço cafés ao longo do dia, sempre a desligando depois de extrair, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Carneiro disse:

Devendo fotos, mas vou dar uma manutenção básica no pistão e fazer algum vídeo também.

Tenho usado a máquina desde que anunciei, já dando vontade de fechar o tópico - é bacana demais. Dia de semana costumo fazer 2 ou 3 cappuccinos e final de semana faço cafés ao longo do dia, sempre a desligando depois de extrair, claro.

Deixa pro J**, vou dedar quando ele crescer! :-D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...