DDDiego_as Postado 31 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2012 Pessoal, Hoje resolvi abrir um filtro que ficava dentro do recipiente de água da minha maquina. Dentro dele encontrei um tipo de resina, que após uma pesquisa no google descobri ser uma resina catiônica que teria por objetivo amolecer a água e evitar a calcificação da caldeira e tubulações. Alguém conhece esse tipo de filtro? Sabe se essa resina tem um prazo de validade? Eu retirei ele da maquina por receio que estivesse saturado e que pudesse contaminar a água, mas gostaria de coloca-lo novamente em uso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Fachini Postado 31 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2012 Oi Diego, meu pai trabalha com filtros e possui esse tipo de filtro e também fornece serviço de regeneração desse tipo de resina. O objetivo desse tipo de filtro é retirar os cations (ions positivos) da água, como por exemplo o cálcio, que se encontra na forma cationica na agua, assim, a resina o retêm. O prazo de "validade" da resina é relativo a sua saturação, isto é, considerando que cada cation se liga a um "anion" na resina, no momento que a resina nao possui mais anions livres pra coletar os cations, ela esta saturada. A resina em si nao tem prazo de validade, tanto que pode ser regenerada, só existe a questao da saturacao mesmo. Se precisar de mais informações ou até mesmo resina/filtros novos, pode entrar em contato direto por email. Abs, Guilherme 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DDDiego_as Postado 6 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 6 Janeiro 2013 Muito obrigado pela resposta Guilherme, estou lendo a respeito desse processo de regeneração para ver o que vale mais apena. Encontrei a resina em algumas lojas de aquarimos e o preço é baixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 6 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 6 Janeiro 2013 No sistema de filtros da insdustri em que eu trabalhava, faziamos a regeneração com solução de agua e sal seguindo uma formula que usa o volume do filtro e uma lavagem com X litros para este volume, no caso do nosso filtro usavamos 30kg de sal para 500 litros de agua, que lavavam um filtro de 5m³ de volume. A a regeneração era feita a cada 100m³ de atividade do filtro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas