Ir para conteúdo

Filtro com resina catiônica


DDDiego_as

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Hoje resolvi abrir um filtro que ficava dentro do recipiente de água da minha maquina.

IMG_20121231_153419.jpg

Dentro dele encontrei um tipo de resina, que após uma pesquisa no google descobri ser uma resina catiônica que teria por objetivo amolecer a água e evitar a calcificação da caldeira e tubulações.

troca-ionica-resina.jpg

 

Alguém conhece esse tipo de filtro? Sabe se essa resina tem um prazo de validade?

Eu retirei ele da maquina por receio que estivesse saturado e que pudesse contaminar a água, mas gostaria de coloca-lo novamente em uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Diego,

meu pai trabalha com filtros e possui esse tipo de filtro e também fornece serviço de regeneração desse tipo de resina.

O objetivo desse tipo de filtro é retirar os cations (ions positivos) da água, como por exemplo o cálcio, que se encontra na forma cationica na agua, assim, a resina o retêm.

O prazo de "validade" da resina é relativo a sua saturação, isto é, considerando que cada cation se liga a um "anion" na resina, no momento que a resina nao possui mais anions livres pra coletar os cations, ela esta saturada.

A resina em si nao tem prazo de validade, tanto que pode ser regenerada, só existe a questao da saturacao mesmo.

 

Se precisar de mais informações ou até mesmo resina/filtros novos, pode entrar em contato direto por email.

 

Abs,

Guilherme

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No sistema de filtros da insdustri em que eu trabalhava, faziamos a regeneração com solução de agua e sal seguindo uma formula que usa o volume do filtro e uma lavagem com X litros para este volume, no caso do nosso filtro usavamos 30kg de sal para 500 litros de agua, que lavavam um filtro de 5m³ de volume. A a regeneração era feita a cada 100m³ de atividade do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...