daiana1c Postado 17 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2013 Fala galera, Adquiri na loja do Alexandre o filtro não pressurizado da Rancilio pra usar na Gaggia. Segue o pequeno log de testes com o Encore: Café utilizado: Espresso Brasil Teste 01- posição 11, saiu extremamente rápido e igual a um chá bem horrível. Teste 02- posição 10, bem rápido, porém menos mal. Teste 03- posição 09, passou em 15 segundos (+ ou -) porém ficou sem amargo e sem 'azedo' Teste 04- posição 08, fiz o video. Estou achando um pouco rápido ainda. Mas estou engatinhando no filtro e com o moedor, mudou tudo! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 17 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2013 A crema a meu ver poderia ser um pouco mais espessa, e está um pouco mais clara que o ideal. Talvez reduzindo mais 1 ponto tenha uma crema um poquinho mais bonita. A temperatura também pode estar um pouco abaixo da ideal. Você esperou alguns minutos, depois de ligar a máquina, para tirar o café ? Tirou o café na parte alta (quando a resistência acaba de desligar) ou na parte baixa (quando está prestes a religar) do termostato? Mas isto é só pela estética. Não tenho dúvidas que o café do vídeo já estava muito bom no paladar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DDDiego_as Postado 17 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2013 Daiana, Você tem pesado as doses? Talvez além de mudar o ponto de moagem, aumentando um pouco a quantidade de café você tenha um melhor resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 17 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2013 Esperei uns 20 min depois que liguei a máquina pra fazer o café. Infelizmente ainda não tenho uma balança pra fazer as medidas, mas fiz na quantidade que o filtro comporta, tipo, quando vc passa o dedo pra nivelar com a borda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 17 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2013 Na real? Eu tentaria um ponto mais fino no moinho... A trilha sonora impede saber em que momento você ligou a bomba (para calcular o tempo) mas acredito que tenha sido algo em torno de 20 segundos. Acho que tem espaço aí para afinar um pouco a moagem... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 17 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2013 Acabei de fazer o teste aqui com as sugestões dos colegas: -Diminuí um ponto no moedor - posição 07; -Nivelamento o mesmo de sempre; -Compactação a mesma. Resultado: -Crema bem mais consistente e um pouquinho só mais escura; -Sem sinais de sabor desagradável; -Tempo de + ou - 25s. Acho que saiu ótimo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 17 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2013 Daiana, Meu set é quase igual ao seu (baby twin + encore), a diferença é que meu filtro é da La Mazorco. Você tá de parabéns, porém siga as dicas acima, pese as doses. E eu faço sempre um flushing antes de tirar o shot. A crema não ficou tão bonita, mas sendo o café do Café Expresso Brasil, torrado recentemente, tenho certeza que o sabor estava excelente. Ah, também gostei da música, mas faça um vídeo sem ela pra gente ver o momento do acionamento da bomba. Outra dica, eu programei a minha gaggia pra usar sempre o botão do "simples", pois assim ela faz pré-infusão. Eu programei pra doses de 40 segundos, aí cronometro o tempo e paro quando quero. Sacou? Valeu! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 17 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2013 Tiago, ótimas dicas! Só esqueci como programa os botões de simples e duplo...rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 17 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2013 Vai lá no manual, é bem simples. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 18 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2013 Gente, fiz um novo video com a nova marcação. Posição 07. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2013 Você leva jeito pra fotografia, hein, Daiana? Mas a extração está muito rápida, pode afinar esse pó aí! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 18 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2013 Rodrigo, e com relação à crema? Está satisfatória? Ou afinando o pó eu consigo aumentá-la? O sabor estava muito bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2013 Se o sabor já estava bom assim, quer dizer que tem espaço pra melhorar. Provavelmente a crema ficará um pouco mais densa e com cor de caramelo com uma extração mais lenta. Claro que isso depende também do café, da torra, da temperatura da água, etc. Pode afinar mais o pó sem medo. Só ressalto que a crema pode ser um indício da qualidade do shot, mas nem sempre há essa relação. Cafés de torra mais clara tendem a produzir shots com crema mais rala e feia, enquanto torras mais escuras costumam produzir crema densa e abundante. Mas daí ao shot ser agradável ao paladar, é outra coisa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 18 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2013 Daiana, Ficou bem legal o vídeo e você tem mãos bonitas. (epa, falei isso alto? kkkkkk) Falando sério agora, acho que dá para afinar mais a moagem sim. Por outro lado com você está usando um filtro não pressurizado (ao que tudo indica) sugiro uma compactação um pouco mais forte, para garantir a expulsão do ar de dentro do bolo. Por fim, impossível deixar de notar que assim como eu e outros donos de Twin você também sofre com as xícaras e copos que "dançam" em cima da bandeja. Leo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 18 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2013 Leonardo vou dar uma caprichada na proxima extração pra ver se melhora. Quanto as xícaras dançarinas, é que elas ficam felizes com um café de boa qualidade... kkkk. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 18 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2013 Daiana, Lá vai o link para um vídeo meu da Twin. Está uma vergonha perto do seu e usa um porta-filtro sem fundo, diferente do seu. De todo modo serve para exemplificar como ficaria o seu shot com uma moagem mais fina. Veja que extraí cerca de 40ml (menos do que dois duplos) em 35 segundos. Seria algo como um duplo ristretto, ou curto. É uma bebida mais concentrada, que nem todo mundo curte. Mas mostra aonde se pode chegar com o controle da moagem/dosagem. E falando em moagem, essa dose foi moída num Hario Mini, que é um moinho manual considerado inferior ao seu Encore... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 18 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2013 Leonardo, que linda extração hein! Muito bom, daqui a pouco vou fazer uns cafés e refaço os testes. Agradeço pelas dicas. Assim que conseguir um porta filtro extra mando cortar pra ter esse efeito super legal! E tb pra melhor avaliação do shot. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 19 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2013 Daiana: Beautiful hands!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Ayub Postado 28 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2013 Leonardo, qual o nível você está usando no seu moinho? Também estou com um Breville e estou bem satisfeito. Só estou apanhando com a quantidade de pó que sai do modo automático... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 29 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2013 Oi Bruno, seja bem vindo. Eu não lembro que regulagem usei pois o vídeo foi feito há quase um ano atrás. Hoje eu só uso o Breville para coado, french, Aeropress, etc, a parte de espresso é toda no Vario. De qualquer modo quando usava ele eu raramente saía dos 5 primeiros pontos (mais finos) da escala, mas isso nao quer dizer muito já que há uma variação significativa de ajuste de um para outro, principalmente se tiver sido ajustado com o kit de arruelas da Breville (meu caso). O dosador por tempo realmente é impreciso, como na maioria dos moinhos domésticos que usam esse recurso, mas se você trabalhar sempre na mesma faixa de moagem os resultados costumam ser consistentes. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 29 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2013 Além de afinar um pouco a moagem eu compactaria um pouco mais forte , porém nada excessivo ( 12 a 20kg ) mas bem mais forte do que você compactou . Isso deve ajudar a reduzir um pouco mais o tempo dos shots extraindo assim um pouco mais do café o que faria melhorar um pouco esta crema e daria uma encorpada neste café ( a cor do café me pareceu um puco pálida ) . Ou talvez ao invés de compactar mais forte aumentar um pouco a dosagem de café, que deve também fazer o tempo de extração diminuir. Abraços e bons shots ;-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 29 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2013 A sobre a compactação eu geralmente gosto de fazer do seguinte modo ( e tem me dado bons resultados ) : Primeiro dou uma leve apertada ( 3kg ) só para descer um pouco o café mas sem compacta-lo em seguida dou uma leve batida com o tamper no porta-filtro para soltar o cafés das laterais . Ai só depois aplico a força total de 12 a 20 kg ( geralmente em livros recomendam de 20kg até 30kg , mas acho que é melhor afinar mais no moedor do que ficar fazendo força atoa ) É claro que é só uma sugestão cada um tem sua técnica ! Escolha a que te servir mehor , com o tempo e experiencia irá desenvolver seu própio método , hábito ( mania rsrsrs . Como por exemplo a minha batida do tamper no porta-filtro etc... ) . Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 30 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2013 r.lima, obrigada pelas dicas! Só uma dúvida, sobre a "batida" no porta filtro, isso não causa canalização? Mas enfim, estou tentando ainda tirar um BOM shot mas é demorado a pratica vir. Só com o tempo mesmo. abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 30 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2013 Em minha opinião, batidinhas no PF não agregam nada, percebo que canaliza e desestabiliza o bolo aparecendo micro fissuras nas bordas...mesmo compactando novamente após as batidas..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 30 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2013 A idéia das batidinhas até onde eu sei é tentar re-aproveitar o café que "escapa" do tamper e fica entre este e a parede do PF, na primeira compactação. Mas já há um bom consenso que não compensa, justamente pelos problemas de integridade do bolo que as batidinhas promovem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 30 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2013 Pois é, não faço isso pra não prejudicar o bolo. Tento ajeitar com o próprio tamper as sobras de pó. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 31 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 31 Janeiro 2013 Só um detalhe! Esquecam isso de fazer forca ao compactar! Esse negocio de 12, 20, 30kgs é pura bobagem. O que interessa é nao deixar o po torto e canalizar apos. As vezes muita forca so vai estragar o shot. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DDDiego_as Postado 31 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 31 Janeiro 2013 Só um detalhe! Esquecam isso de fazer forca ao compactar! Esse negocio de 12, 20, 30kgs é pura bobagem. O que interessa é nao deixar o po torto e canalizar apos. As vezes muita forca so vai estragar o shot. Abs Ruston, desculpa o off-topic, mas não pude deixar de notar a Musica na sua lista de equipamentos.. Já está com ela em mãos? Quando veremos um review da maquina? Abraços, Diego Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 31 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 31 Janeiro 2013 Parabéns pela Música Ruston ! Uma beleza de máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 31 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 31 Janeiro 2013 Em minha opinião, batidinhas no PF não agregam nada, percebo que canaliza e desestabiliza o bolo aparecendo micro fissuras nas bordas...mesmo compactando novamente após as batidas..... Mas o truque é dar a batidinha antes de compactar , quando ainda o café está solto . Pois assim eu solto o café da lateral do pf sem fraturar o bolo, impedindo assim uma possivel canalização ;-) Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas