Ir para conteúdo

Gaggia Twin + Filtro Rancilio


daiana1c

Postagens recomendadas

Fala galera,

 

Adquiri na loja do Alexandre o filtro não pressurizado da Rancilio pra usar na Gaggia.

 

Segue o pequeno log de testes com o Encore:

 

Café utilizado: Espresso Brasil

 

Teste 01- posição 11, saiu extremamente rápido e igual a um chá bem horrível.

 

Teste 02- posição 10, bem rápido, porém menos mal.

 

Teste 03- posição 09, passou em 15 segundos (+ ou -) porém ficou sem amargo e sem 'azedo'

 

Teste 04- posição 08, fiz o video.

 

 

Estou achando um pouco rápido ainda. Mas estou engatinhando no filtro e com o moedor, mudou tudo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A crema a meu ver poderia ser um pouco mais espessa, e está um pouco mais clara que o ideal.

 

Talvez reduzindo mais 1 ponto tenha uma crema um poquinho mais bonita.

 

A temperatura também pode estar um pouco abaixo da ideal. Você esperou alguns minutos, depois de ligar a máquina, para tirar o café ? Tirou o café na parte alta (quando a resistência acaba de desligar) ou na parte baixa (quando está prestes a religar) do termostato?

 

 

Mas isto é só pela estética. Não tenho dúvidas que o café do vídeo já estava muito bom no paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esperei uns 20 min depois que liguei a máquina pra fazer o café. Infelizmente ainda não tenho uma balança pra fazer as medidas, mas fiz na quantidade que o filtro comporta, tipo, quando vc passa o dedo pra nivelar com a borda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real? Eu tentaria um ponto mais fino no moinho...

 

A trilha sonora impede saber em que momento você ligou a bomba (para calcular o tempo) mas acredito que tenha sido algo em torno de 20 segundos. Acho que tem espaço aí para afinar um pouco a moagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer o teste aqui com as sugestões dos colegas:

 

-Diminuí um ponto no moedor - posição 07;

-Nivelamento o mesmo de sempre;

-Compactação a mesma.

 

Resultado:

-Crema bem mais consistente e um pouquinho só mais escura;

-Sem sinais de sabor desagradável;

-Tempo de + ou - 25s.

 

Acho que saiu ótimo. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daiana,

 

Meu set é quase igual ao seu (baby twin + encore), a diferença é que meu filtro é da La Mazorco. Você tá de parabéns, porém siga as dicas acima, pese as doses. E eu faço sempre um flushing antes de tirar o shot.

 

A crema não ficou tão bonita, mas sendo o café do Café Expresso Brasil, torrado recentemente, tenho certeza que o sabor estava excelente.

 

Ah, também gostei da música, mas faça um vídeo sem ela pra gente ver o momento do acionamento da bomba.

 

Outra dica, eu programei a minha gaggia pra usar sempre o botão do "simples", pois assim ela faz pré-infusão. Eu programei pra doses de 40 segundos, aí cronometro o tempo e paro quando quero. Sacou?

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o sabor já estava bom assim, quer dizer que tem espaço pra melhorar. Provavelmente a crema ficará um pouco mais densa e com cor de caramelo com uma extração mais lenta. Claro que isso depende também do café, da torra, da temperatura da água, etc. Pode afinar mais o pó sem medo.

 

Só ressalto que a crema pode ser um indício da qualidade do shot, mas nem sempre há essa relação. Cafés de torra mais clara tendem a produzir shots com crema mais rala e feia, enquanto torras mais escuras costumam produzir crema densa e abundante. Mas daí ao shot ser agradável ao paladar, é outra coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daiana,

 

Ficou bem legal o vídeo e você tem mãos bonitas. (epa, falei isso alto? :o kkkkkk)

 

Falando sério agora, acho que dá para afinar mais a moagem sim. Por outro lado com você está usando um filtro não pressurizado (ao que tudo indica) sugiro uma compactação um pouco mais forte, para garantir a expulsão do ar de dentro do bolo.

 

Por fim, impossível deixar de notar que assim como eu e outros donos de Twin você também sofre com as xícaras e copos que "dançam" em cima da bandeja. :P

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daiana,

 

Lá vai o link para um vídeo meu da Twin. Está uma vergonha perto do seu e usa um porta-filtro sem fundo, diferente do seu. De todo modo serve para exemplificar como ficaria o seu shot com uma moagem mais fina. Veja que extraí cerca de 40ml (menos do que dois duplos) em 35 segundos. Seria algo como um duplo ristretto, ou curto.

 

É uma bebida mais concentrada, que nem todo mundo curte. Mas mostra aonde se pode chegar com o controle da moagem/dosagem. E falando em moagem, essa dose foi moída num Hario Mini, que é um moinho manual considerado inferior ao seu Encore...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, que linda extração hein! Muito bom, daqui a pouco vou fazer uns cafés e refaço os testes.

Agradeço pelas dicas.

Assim que conseguir um porta filtro extra mando cortar pra ter esse efeito super legal! E tb pra melhor avaliação do shot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Oi Bruno, seja bem vindo.

 

Eu não lembro que regulagem usei pois o vídeo foi feito há quase um ano atrás. Hoje eu só uso o Breville para coado, french, Aeropress, etc, a parte de espresso é toda no Vario.

 

De qualquer modo quando usava ele eu raramente saía dos 5 primeiros pontos (mais finos) da escala, mas isso nao quer dizer muito já que há uma variação significativa de ajuste de um para outro, principalmente se tiver sido ajustado com o kit de arruelas da Breville (meu caso).

 

O dosador por tempo realmente é impreciso, como na maioria dos moinhos domésticos que usam esse recurso, mas se você trabalhar sempre na mesma faixa de moagem os resultados costumam ser consistentes.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de afinar um pouco a moagem eu compactaria um pouco mais forte , porém nada excessivo ( 12 a 20kg ) mas bem mais forte do que você compactou . Isso deve ajudar a reduzir um pouco mais o tempo dos shots extraindo assim um pouco mais do café o que faria melhorar um pouco esta crema e daria uma encorpada neste café ( a cor do café me pareceu um puco pálida ) . Ou talvez ao invés de compactar mais forte aumentar um pouco a dosagem de café, que deve também fazer o tempo de extração diminuir.

 

Abraços e bons shots ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sobre a compactação eu geralmente gosto de fazer do seguinte modo ( e tem me dado bons resultados ) :

 

Primeiro dou uma leve apertada ( 3kg ) só para descer um pouco o café mas sem compacta-lo em seguida dou uma leve batida com o tamper no porta-filtro para soltar o cafés das laterais . Ai só depois aplico a força total de 12 a 20 kg ( geralmente em livros recomendam de 20kg até 30kg , mas acho que é melhor afinar mais no moedor do que ficar fazendo força atoa ;) )

 

É claro que é só uma sugestão cada um tem sua técnica ! Escolha a que te servir mehor , com o tempo e experiencia irá desenvolver seu própio método , hábito ( mania rsrsrs . Como por exemplo a minha batida do tamper no porta-filtro etc... ) .

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

r.lima, obrigada pelas dicas!

 

Só uma dúvida, sobre a "batida" no porta filtro, isso não causa canalização?

 

Mas enfim, estou tentando ainda tirar um BOM shot mas é demorado a pratica vir. Só com o tempo mesmo.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em minha opinião, batidinhas no PF não agregam nada, percebo que canaliza e desestabiliza o bolo aparecendo micro fissuras nas bordas...mesmo compactando novamente após as batidas.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia das batidinhas até onde eu sei é tentar re-aproveitar o café que "escapa" do tamper e fica entre este e a parede do PF, na primeira compactação. Mas já há um bom consenso que não compensa, justamente pelos problemas de integridade do bolo que as batidinhas promovem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe! Esquecam isso de fazer forca ao compactar! Esse negocio de 12, 20, 30kgs é pura bobagem. O que interessa é nao deixar o po torto e canalizar apos.

As vezes muita forca so vai estragar o shot.

Abs

 

Ruston, desculpa o off-topic, mas não pude deixar de notar a Musica na sua lista de equipamentos..

Já está com ela em mãos? Quando veremos um review da maquina?

 

Abraços,

 

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em minha opinião, batidinhas no PF não agregam nada, percebo que canaliza e desestabiliza o bolo aparecendo micro fissuras nas bordas...mesmo compactando novamente após as batidas.....

 

Mas o truque é dar a batidinha antes de compactar , quando ainda o café está solto . Pois assim eu solto o café da lateral do pf sem fraturar o bolo, impedindo assim uma possivel canalização ;-)

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...