Ir para conteúdo

Gaggia Classic Pro com 9 bars


Geraldinho

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal, hoje recebi as molas da SHADES OF COFFEE para a minha Gaggia Classic Pro, que consegui milagrosamente no Mercado Livre, o único produto que estava a venda, e instalei a mola de 9 bars na OPV, bom vamos lá, eu já li aqui que em bombas vibratórias a diminuição da pressão não faz diferença pois a própria bomba compensaria essa pressão menor, porém ao instalar a mola de 9 bars e fazendo um flush é nitidamente claro como muda a força com que água do chuveiro, antes o flush era com muito mais pressão de água, em seguida fiz um expresso com a mesma regulagem no moinho e a mesma quantidade de pó no porta filtro, e também e também ficou clara a mudança no gosto e na densidade do expresso, senti o sabor mais agradável e mais doce do que nas extrações anteriores, agora daqui pra frente é laboratório, vou testar moagens e quantidades diferentes apesar que para isso seria necessários filtros diferentes,  e possivelmente bem mais para frente irei testar a mola de 6.5 bars, mas por enquanto vamos devagar rsrs. Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo,

 

Não deveria fazer diferença na hora do flash não. A opv só vai abrir quando houver resistência suficiente no sistema para elevar a pressão acima de 9 bar, seja pelo uso de um filtro cego ou pelo bolo de café, ou seja, só vai ter agua saindo pela OPV para o tanque quando alguma coisa estiver obstruindo a via de saída da máquina (nesse caso o grupo).

Durante o flush a resistência do sistema é baixa, então a pressão também fica baixa, e aí a opv fica fechada e não deveria dar diferença no fluxo livre da bomba.

Recentemente modifiquei minha oster com uma opv a 9 bar e a diferença é enorme mesmo.

 

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato é um baita upgrade pra essas máquinas de entrada que vêm de fábrica com pressão no grupo de 12 BAR ou até mais alta. Isso acaba te forçando a moer muito fino pra segurar o fluxo e gera canalização com mais facilidade. Então reduzindo a pressão no grupo fica mais fácil extrair o bolo de maneira mais uniforme, resultando numa bebida mais equilibrada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 28/07/2022 at 23:01, MarioFreitasN disse:

Opa amigo,

 

Não deveria fazer diferença na hora do flash não. A opv só vai abrir quando houver resistência suficiente no sistema para elevar a pressão acima de 9 bar, seja pelo uso de um filtro cego ou pelo bolo de café, ou seja, só vai ter agua saindo pela OPV para o tanque quando alguma coisa estiver obstruindo a via de saída da máquina (nesse caso o grupo).

Durante o flush a resistência do sistema é baixa, então a pressão também fica baixa, e aí a opv fica fechada e não deveria dar diferença no fluxo livre da bomba.

Recentemente modifiquei minha oster com uma opv a 9 bar e a diferença é enorme mesmo.

 

Abraço

Fala @MarioFreitasN!
Qual OPV você usou na Oster?
Tô querendo fazer a mod de OPV na minha Philco 15 bar mas tá osso para achar uma OPV compatível. Vi que a Oster Prima Latte tem a OPV regulável, tem até vídeo no youtube com um brother instalando ela na Philco, mas não acho para comprar no ML.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, MarioFreitasN disse:

Opa @Thaurus Cavalcanti, a que eu usei foi esse modelo: https://www.espressocare.com/products/item/vibiemme-bypass-valve-opv

 

Comprei em outro site, mas parece que o link não funciona mais.

Massa @MarioFreitasN. Obrigado pela informação. Eu já estava de olho nesse modelo, mas achei caro. No grupo da Philco 15 bar um brother fez diversas mod's na máquina dele e usou outro modelo mais em conta. Ficou interessante também.

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
Em 24/08/2023 at 10:00, MarioFreitasN disse:

Opa @Thaurus Cavalcanti, a que eu usei foi esse modelo: https://www.espressocare.com/products/item/vibiemme-bypass-valve-opv

 

Comprei em outro site, mas parece que o link não funciona mais.

Amigo, qual modelo de Oster é a sua, foi difícil pra trocar a peça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...