Ir para conteúdo

Aeroespresso?

Rodrigoks

Postagens recomendadas

Mas quanto de força consegue colocar? Lembrando que a área da câmara é de aproximadamente 30 cm². Algo em torno de 180 kgf daria uns 6 bar e para chegar nos 9 bar são necessários meros 270 kgf... Por isso o cara fez uma alavanca grande.

Ao mesmo tempo, o filtro metálico seria o ideal para deixar passar mais sólidos etc e dar um espresso.

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apoio o companheiro aqui de cima. Aeropress pra fazer espresso? Porque? Se for só pra ver se é possível, tudo bem, porém pára por aí. Pra mim a aeropress já é excelente pelo café que ela faz.

Daqui a pouco estaremos usando Rancilio pra fazer coado, prensa francesa pra fazer café turco e hario V60 pra fazer aeropress. Rsrsrsrsrsrs.

Não sou conservador, nem sou contra inovações, mas às vezes aquele ditado cai bem: cada um no seu quadrado.

• Curtir 1
Link para o comentário

Fogo, alavanca... :) Só uma idéia, as manuais comerciais chegam a quase isso. Em geral a câmara tem uns 20 cm² (o pistão é menor que 58mm). As molas chegam a 200 kgf fácil no curso máximo. Mas não é tão difícil apertar a mola, pois em geral a alavanca tem ao menos uns 16:1, acho que até 20:1.

Gaggia Achille tem uns 24cm : 2 cm e a câmara do pistão se não me engano tem 13 cm². Tem que fazer uns 10 kg de força para chegar nos 8-9 bar. Deve ter perdas etc então é difícil calcular exatamente o necessário. Na Velox eu calculei a força da mola num software e na prática deu uns 10% a menos - ou a tolerância da mola é muito maior na prática ou há alguma perda considerável no sistema.

Abraços,

Márcio.

Link para o comentário

Pois é, a Aeropress não foi feita pra isso, o risco de quebrar aumenta.

Sim, as manuais domésticas são de diâmetro menor para diminuir a força necessária na mola etc. Mesmo assim, várias trabalham com pressão menor, como a Elektra que a princípio chega em 6 bar.

Se não me engano o grupo da Rossi que agora a Bosco, Londinium e Kees usam tem duas configurações - com 1 mola parruda, que deve chegar a 9 bar, ou mais uma interna que deve aumentar para uns 11 bar iniciais. É bem complicado os limites de curso e diâmetro da mola e pistão, talvez isso mesmo é que tenha trazido os limites de 8 a 11 bar iniciais (provavelmente algumas que usavam 6-7 bar davam menos crema etc) e que, não sei bem o porquê, depois chegou nos "exatos 9 bar" com as bombas (mas aí sem o perfil de queda, normalmente de 9 a 4 ou 10 a 5).

Márcio.

Link para o comentário

Eu postei como curiosidade, não pra tentarem em casa. Depois não venham querer indenização pelos danos... :lol:

Não senhor!

Agora que deu a idéia, experimenta!

Rsrsrsrsrsrsrs.

Link para o comentário

Dou fé que é muita pressão !

Se a alavanca soltar, sem PF e cafe no grupo, e te pega te quebra o queixo, e não é brincadeira.

Por isso, como sempre existe risco de uma escorregada, o primeiro que se aprende quando se utilizam estas máquinas. é a deixar a cabeça afastada do curso da alavanca.

Tem um "colega" (com 1,90m de altura) que, por estas e outras, colocou a Strega dele numa mesa baixa, para empurrar a alavanca em vez de puxar.

O detalhe é que, em vez do rosto, deixa outras partes vulneráveis ...

• Curtir 1
Link para o comentário

Dou fé que é muita pressão !

Se a alavanca soltar, sem PF e cafe no grupo, e te pega te quebra o queixo, e não é brincadeira.

Por isso, como sempre existe risco de uma escorregada, o primeiro que se aprende quando se utilizam estas máquinas. é a deixar a cabeça afastada do curso da alavanca.

Tem um "colega" (com 1,90m de altura) que, por estas e outras, colocou a Strega dele numa mesa baixa, para empurrar a alavanca em vez de puxar.

O detalhe é que, em vez do rosto, deixa outras partes vulneráveis ...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAHAHAH

Link para o comentário

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eu falo que o Rodrigo é meio malicioso.....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Direto ele escorrega....

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário

Altura do queixo, né?

Cada qual interpreta conforme o que tem na cabeça (agora deixando ambíguo de propósito, rsrs).

Esse café que vocês andam tomando, é de onde? :lol:

Link para o comentário