Cláudio Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 O pid nao mostra a temperatura no boiler, pois quando a 93, conjunto estabilizado, ha producao de vapor. Seria o tal offset de aprox. 15 graus de diferenca do boiler para o grupo. Com o boiler a 93 haveria producao de vapor??? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Pessoal eu estou com a cabeça quente , 10 gols em 2 jogos ! Claudio eu vou impermeabilizar um termopar e fazer alguns testes hoje a noite , e de madrugada ou amanhã de manhã eu posto o resultado da mesma forma que fiz na Gaggia Twin , só assim eu acho que vou esfriar a cabeça . Assistir a entrevista do Felipão foi a gota dagua. Abs C. Eduardo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Entao vamos providenciar um pid pra esfriares a cabeça... Eu fui pra cucina preparare una pasta... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Alexandre pela especificação ele suporta 10 A de corrente e numa voltagem máxima de 220 v. Ligar em voltagem mais baixa não altera a corrente máxima do "interruptor". Ana, ponha o benjamim na tomada. Daí o moinho e timer no benjamim. Finalmente a máquina no timer =) Salve Sérgio A fórmula é: corrente (A) * tensão (V) = potência (W) ou corrente (A) = potência (W) / tensão (V) Para um determinado aparelho, a potência máxima é imutável e os outros 2 componentes devem ser ajustados em função do valor da potência máxima. A Silvia, cujo projeto prevê 1100 W em 230 V ficará 1100 W / 230 V = 4,78 A, moleza. No caso da Ana é 1100 W / 220 V = 5 A. Relax também. Mas se a tensão fosse de 127 V, ficaria 1100 / 127 = 8,66 e estará muito próximo do limite máximo dos 10 A do temporizador. A potência máxima da Classika é de 1200 W e numa tensão de 127 V criará corrente 9,45 A. E para a CC1, com potência máxima de 1150 W em 127 V criará corrente de 9,05 A. Eu não usaria um aparelho cuja tolerância máxima é de apenas 10 A para a Classika ou para a CC1. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 O pid nao mostra a temperatura no boiler, pois quando a 93, conjunto estabilizado, ha producao de vapor. Seria o tal offset de aprox. 15 graus de diferenca do boiler para o grupo. Com o boiler a 93 haveria producao de vapor??? Seria legal mesmo, a eletrônica mostrar no display a temperatura, nem a do boiler nem a do grupo, e sim a real de extração. Como parece ter um sensor no grupo isso seria perfeitamente possível com uma precisão adequada. Mas meu palpite é simplesmente ser a temperatura do boiler, senão fariam propaganda do "modelo". Salve Este é o link para acesso a catálogos e informações técnicas. ECM Manufactue GmbH - Café Expresso Brasil Nada como mexer com uma cafeteira para esfriar a cabeça , cheguei a esquecer dessa malfadada copa. Eu terminei os testes em torno das 22:00 e a partir daí ate 00:00 eu fiquei ensinando minha cunhada que apareceu aqui em casa para receber a minha antiga DeLongui o Krups e um kit completo para começar no mundo do espresso. Claudio vc estava certo , o display do PID apresenta a temperatura de saida do grupo , não é a toa que esses alemães enfiaram 7 na gente , eles são bons no que fazem , e fazem um EXCELENTE PID Vamos ao teste : Basicamente eu impermealizei um termopar e inseri ele entre o fundo do PF e o filtro , medindo a temperatura da agua. O outro termopar ficou medindo a temperatura externa do grupo , basicamente eu fixei esse termopar com um imã de neodimio mais forte , protegendo o grupo de arranhões com um filtro de papel Deixei a maquina com o PID em 93°C , e filmei o display do termometro e do PID em duas extrações : A primeira deixando a maquina aquecer 30 min , com o PF encaixado , no instante da extração a situação era PID 93°C , temperatura do filtro 74,3°C e a do metal externo do grupo 77,1. Nos 10/15 segundos iniciais da extração a temperatura do filtro salta para 93°C Esperei 2 min. aprox. para o PID retornar a situação de ok. Após isso esperei mais 8 minutos para observar alguma variação nas condições do Grupo , e com 40 minutos de aquecimento fiz nova extração , as condições eram as seguintes , temperatura do filtro 73,4 °C e a do metal externo ao grupo 77,8 . Nos 10/15 segundos iniciais da extração a temperatura do filtro salta para 93°C Resultado identico , isso é que é repetibilidade. Eu ainda fiz uma terceira extração para "exibir" minha maquina para meu irmão e minha cunhada , dessa vez eu alterei o PID para 88°C como a INEI , preconiza , não deu para filmar , mas , o resultado foi identico com 7 ou 10 seg a temperatura saltou de 73,2°C para 88°C . Como eu não tenho o termometro de grupo do Roger só dá para medir a temperatura externa , mas , com esse PID , esse termometro não é necessario , as variaveis termicas do Grupo estão sendo consideradas no PID. Alexandre , essa maquina continua me surpreendendo , agora eu entendo porque vc sempre falava da diferença de um PID montado pelo fabricante em relação a outro adaptado por um hobbysta. Abs C. Eduardo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Então era o que suspeitava , o pid não marca nem temperatura de boiler (mais quente) nem de grupo (mais frio), qdo ambos em repouso, mas sim a água na saída em equilíbrio dinâmico , onde se dá a extração. Esta então se inicia mais fria e termina na temperatura do mostrador inicialmente. Agora entendo o porquê de no fim da extração o pid marcar 87, a água no boiler certamente estará mais quente que isto. Bastava entao dar um flush para retemperar grupo. Que frieza destes alemães!!!! Excelentes seus testes. Abraço. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Ótimo Carlos! Quando o indicador para de piscar já pode extrair. Legal essa garantia. Pro teste ficar completo e mostrar a teoria do boiler mais quente só faltou o sensor nele. Quando a máquina pronta pra extração ela solta bastante vapor? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Solta sim. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Salve Carlos Eduardo, parabéns pelos testes. Não dispus de tempo livre para participar desse assunto nesses últimos dias devido a uma obra em casa e ao jogo de ontem que fui assistir com amigos, mas desde o início considerei erro primário de alguns companheiros que acreditavam que os sensores só realizavam a tarefa de medir e informar a temperatura, funcionando como simples termômetros. Quem já leu sobre ou usou PID sabe que trata-se de controlador eletrônico de temperatura. E não de simples instrumentos de medição. Há sim esses instrumentos medidores e eles são utilizados pelo software para avaliar como está a situação e o quanto precisa agir para criar as condições de temperatura definidas pelo operador. PID não são fios, sensores e placas. PID é software que baseado em algoritmo utiliza fios, sensores e placas como periféricos para administrar o fornecimento de energia para a resistência e colocar os sub sistemas de extração e vaporização nas condições térmicas desejadas. Isso é básico e não é necessário alardear tal função, posto que é a função primária de um controlador eletrônico de temperatura. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Até que enfim. Por isso, no tópico da máquina manual, sugeri a instalação do sensor na caldeira e não na saída de água. O algoritmo nunca vai conseguir responder a tempo de equalizar a extração em determinada temperatura. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Mesmo agindo de forma preditiva. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Se, por outro lado, se falasse em termobloco, daqueles que existem na graeff, com potência elevada e não tão pequeno, aí o raciocínio muda. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 A máquina é muito bonita e pelas experiências relatadas aqui, deve valer muito a pena. Quem sabe no futuro.... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Salve Guilherme. Nem há necessidade do termobloco ser tão grande quanto o da Graef. O da CC1 é muito menor e também não há como fazer seu controle. Na CC1 não é possível ao usuário final alterar a temperatura do Steamblock, como foi batizado o termobloco pela Crossland. Pode-se fazê-lo por intermédio de programação do algoríitmo do PID, mas essa função não está aberta ao usuário. Termoblocos são projetados para agir de forma predeterminada e isso não muda sob condições normais de funcionamento. Leve-se em consideração a altíssima velocidade de reação do termobloco quando acionado. Sai de temperatura de "stand by" para a temperatura de operação, muito mais quente, em segundos. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 13 Julho 2014 Denunciar Share Postado 13 Julho 2014 Esta então se inicia mais fria e termina na temperatura do mostrador inicialmente. Na verdade se duvidar ela chega no PF a 93 (setado no PID) , esse meu termometro é bem xingling o tempo de resposta dele é 2,5 seg. isso explica o porque dos saltos de temperatura , na verdade ela não "salta" ou sobe desse jeito , ela deve chegar na temperatura correta e se manter. Eu teria que ter um equipamento bom com tempo de resposta de 0,2 ou 0,4 seg e capacidade de armazenagem de dados , o problema é que um brinquedo desses custa aqui uns 3k dilmas. Ótimo Carlos! Quando o indicador para de piscar já pode extrair. Legal essa garantia. Pro teste ficar completo e mostrar a teoria do boiler mais quente só faltou o sensor nele. Quando a máquina pronta pra extração ela solta bastante vapor? Essa foi mole de medir , como vc pode ver na foto a parte superior da caldeira não tem isolamento termico , embaixo do aquecedor de xicaras tem varios orificios para a passagem do calor, bastou descer o termopar por um desses orificios e deixar ele pousado sobre o metal da caldeira , eu nem precisei esperar a maquina aquecer totalmente , rapidamente a caldeira chegou a 102°C enquanto o PID mostrava .93 informando que não estava pronto ainda e o grupo que ainda estava frio marcava 59.1°C A informação do Display é a temperatura calculada de saida da agua do grupo : Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Legal Carlos! O pessoal da ECM é discreto. Isso não é PID é algo mais complexo. =) Só PID não resolve. Até que enfim. Por isso, no tópico da máquina manual, sugeri a instalação do sensor na caldeira e não na saída de água. O algoritmo nunca vai conseguir responder a tempo de equalizar a extração em determinada temperatur. É que lá vc não entendeu o projeto. O grupo terá sensor e resistencia e pid. Idem para a caldeira. Se 1 sensor só é porque seria grupo saturado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Esse método eu sugeri pro Lisca fazer na Pavoni dele um tempo atrás. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Muito bom o teste Carlos Eduardo, parabéns, o sistema de controle de temperatura da Classika é bastante eficiente, realmente com o PID e vc atestando que a temperatura no grupo está saindo exatamente como setado não há necessidade alguma daquele termômetro no grupo, eles são bem úteis mesmo nas máquinas HX's somente. Fiquei curioso em 3 aspectos: 1- Fazer um flush de 1 minuto para saber se irá manter os 93º ou irá cair de acordo com o tempo. 2- Fazer digamos 6 extrações seguidas e verificar se a temperatura se mantém ou tem que dar um tempo para a máquina se recuperar e 3- Se o PID estiver setado para 95º e setar para 90º quanto tempo demora de forma efetiva para ela mudar essa temperatura. Chegou a fazer algum desses testes? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Respondendo Roger 1-flush de um minuto , não sei , eu cheguei a fazer flush de 30/35 seg , nao testei acima disso , ele manteve a temperatura , como o boiler é de 750ml em algum momento ele deve eventualmente começar a trabalhar fora da faixa. 2-extrair 6 duplos , eu já extraí 5 duplos seguidos ,sem problema , o PID recupera a temperatura em menor tempo que eu levo para preparar a proxima extração. 3-reduzir de 95 para 90 , para baixo todo santo ajuda , eu já reduzi de 93 para 88 , eu senti que ia demorar , então eu dei alguns flushs que derrubou a temperatura e rapidamente o PID se acertou , mas , com certeza se vc deixar e ficar esperando vai demorar porque tudo que a maquina faz e desligar a resistencia e vc vai ficar esperando a temperatura cair naturalmente. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Salve Rogério. Em que situação haveria demanda para o acionamento da bomba por um minuto? Supostamente o expurgo será de 500 a 600 ml, conforme as especificações da bomba. Parece-me inócuo. Penso que testes devam simular ações reais de utilização. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 15 Julho 2014 Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Interessante Carlos Eduardo, a minha logo em seguida da primeira extração no termômetro sempre fica mostrando a temperatura abaixo, depois que aciono a bomba que ela eleva e acho que vai para uns 91º, não me recordo muito bem. Realmente para baixar a temperatura sem dar flush vai demorar até pq a caldeira é isolada termicamente, quando desligo a minha demora um tempão para esfriar, mas isso é bom, sinal que tem um bom isolamento térmico. Alexandre são testes apenas para um melhor conhecimento da máquina, mas no meu caso já houve algumas extrações (claro que incorretas) que chegaram a 1 minuto devido a granulometria demasiadamente fina do pó no filtro de 21g, ficou um "super ristretto" rsss 500 a 600 ml seria uma extração sem a restrição do pó penso eu. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 15 Julho 2014 Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Salve Rogério. Diferentemente da bomba rotatória da tua Mechanika, as Classika utilizam bombas vibratórias Ulka modelo EX5 para 230V e 120V. Nas especificações, esses modelos devem respeitar uma relação, expressa em minutos, entre ação e descanso de 2/1 e 1/1 respectivamente. Portanto, no caso dessas bombas vibratórias, mormente na de 120V como a do Carlos Eduardo, não é aconselhável mante-la em ação ao extremo do quanto especificado pelo fabricante, sob o risco de danificá-la ou mesmo queimá-la por sobre aquecimento. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 15 Julho 2014 Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Legal saber disso Alexandre, para pessoal que tem na máquina a bomba Ulka EX5 serve de alerta para tomarem esse cuidado, eu não sabia desse detalhe Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 15 Julho 2014 Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Mesmo para quem não tem esta bomba, a dica é valiosa.. Agradeço também.. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 15 Julho 2014 Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Salve Então, para conhecimento, aqui vai o quadro de especificações para diversos modelos de bombas Ulka. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 15 Julho 2014 Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Também existem modelos 220V 50-60Hz da EX5. É importante, porque a EX5 220-240V 50Hz não funciona bem aqui com 60Hz. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Julho 2014 Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Quem tem Gaggia e leu o manual com atenção , percebeu que para a extração tem o alerta de 40 segundos : N.B.: Dispensing should not exceed 40seconds. E para vapor e agua quente o alerta de 60 segundos N.B.: Dispensing should not exceed 60 seconds. Isso consta em todos os manuais de qualquer Gaggia . E em todas as linguas o aviso aparece com esse N.B. antes , demorou ate eu entender que NB é Note Bene , "veja bem" , "atenção" , do original em italiano. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Anotei mais uma... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Também existem modelos 220V 50-60Hz da EX5. É importante, porque a EX5 220-240V 50Hz não funciona bem aqui com 60Hz. Acho que esse não é o tópico apropriado, mas como levantou o assunto, vou deixar registrado: minha máquina (que não é uma ECM) trabalha com 2 EP4 230V 50Hz que funcionam normalmente aqui. Nunca notei nenhum sintoma de mal funcionamento, mas sua mensagem me deixou curioso, vou medir a vazão pra ver se está dentro do esperado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Billy Puppet Postado 26 Julho 2014 Denunciar Share Postado 26 Julho 2014 ECM Elektronika. Usaram café Expresso Brasil no video? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.