Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Eu falei antes tem que estar aquecida Burny , em 20 minutas esta mais que legal , testei bem isso , esta láaaaaa em cima em algum lugar .........................achei ! posts 815 e 825.

 

Atualmente eu ligo ela de manhã espero aquecer e faço o primeiro latte , só desligo no fim do dia depois do ultimo espresso , aí eu faço um backflush e desligo .

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1,3k
  • Criou
  • Última resposta

Acho li no Kaffeenetz que essa ECM precisa de quase 30 min (um pouco menos do que outras com E61) para a temperatura estabilizar. Mas claro, com 20 min já da para tirar um espresso se vc faz um ou dois flushes antes.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Burny.

 

Mas diga-nos quem que escreve no Kaffeenetz vive em cidade com temperatura média semelhante à do Rio?

 

Eu também considero a temperatura estabilizada aí pelos 20 a 25 minutos.

O pulsar da luz indica a atividade do PID na busca da temperatura alvo do conjunto. Não há muito que desconfiar do sistema.

Os resultados dos testes que o Carlos Eduardo realizou foram bem aproximados do que realmente ocorre.

O mais conclusivo teste é avaliar a bebida de um café extraído aos 22' com o de outro extraído aos 30' ou mais. Não há diferença que se destaque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é uma das vantagens de morar no Rio, mas acho prefiro a temperatura mais agradavel do interior de Minas, mesmo se tenho que esperar uns 30 min para o 1o espresso ... Rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso.. Vai lá em Ipatinga e espera 30 minutos para aquecer a cafeteira procê vê...

 

Em 12 minutos, a cafeteira já está derretendo...  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não em Tiradentes. Já teve noites com 3 graus aqui. Bem agradável em comparação com o inverno de Berlin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso em saber como o tamper station não deixa calcar torto.

 

No mais, também considero a Classika II PID "A" melhor máquina para se ter em casa atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é uma das vantagens de morar no Rio, mas acho prefiro a temperatura mais agradavel do interior de Minas, mesmo se tenho que esperar uns 30 min para o 1o espresso ... Rsrs

 

Que nada Burny , o Rio tambem, tem clima de montanha , olha só a foto :lol:  :

 

rio+clima+de+montanha.jpg

 

 

Fiquei curioso em saber como o tamper station não deixa calcar torto.

 

Basta comparar o tamper station comum de meia lua , onde é facil inclinar o PF :

 

15745492712_6b4ac77a50_o.jpg

 

 

 

Com o da ECM :

 

15124531963_85f7f14bcb_o.jpg

 

 

 

É muito mais dificil de inclinar  o calcamento , ate existem tamper station melhores , como esse da kaffe-netz , que é quase a prova de erro , mas o da ECM já é excelente :

 

15743924935_eb408752d7_n.jpg

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, este "A" não se refere a nenhum modelo, é só uma forma de enfatizar o fato de eu a achar "A" melhor.

 

Carlos, então a tamper station impede de o PF inclinar, porém não deve impedir de o braço do barista inclinar, o que provocaria um calcamento torto, concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, mas aí é desleixo do barista , o tamper station ajuda , mas se o sujeito estiver com labirintite nao vai ter santo que ajude.

 

Com o comum o braço e o PF podem inclinar com o da ECM só o seu braço pode inclinar , é metade do problema resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava fazendo piada com a história de não fazer flush.

E não faz , drena o braço se for vaporizar , se não , e só esperar o pid liberar e extrair , no manual nem consideram flush.

 

Eu sei, Rô. Mas acho um exagero de longo. É a quantia de água que uso para fazer a maioria dos meus coados.

Mas qual é o seu problema com a agua , agora que SP está reaproveitando a agua de esgoto , todos os seus cafés serão jacuzinho , se não for pelo grão será pela agua :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Carlos, mas cada barista tem uma técnica diferente. O importante, de fato, é que o movimento do braço seja perpendicular à posição do PF, o que pode ser conseguido, inclusive, inclanando um pouco o PF. Pessoalmente tenho feito isso, pois me proporciona uma posição de trabalho mais confortável também.

 

Recapitulei alguns videos do WBC 2013 e vi que muitos baristas fazem dessa forma, ou seja, inclinando o PF e tendo um movimento do braço um pouco na diagonal no lugar de ser de cima para baixo.

 

Não tenho nada contra o tamper station da ECM, pelo contrário, é uma peça prá lá de bonita, mas questiono um pouco a real ajuda para se calcar certo. Apesar de ele praticamente eliminar uma variável, não necessariamente deixará a ergonomia mais fácil para o barista acertar o movimento do braço, o qual pode ser mais fácil com o PF levemente inclinado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tecnica ? WBC ? Caramba Paulo  :) , eu sou autodidata , tremendo carteador , no passado eu calcava na pia mesmo e nem sabia que tinha que ser plano com o tempo eu descobri o Tamper Station (TS) e o meia lua da espresso parts melhorou minha vida , agora esse ECM é uma tremenda mão na roda.

Acredite ele facilita a vida , rapidamente vc se adapta. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Drenar, expurgar, flush, é tudo a mesma coisa. Mudar o nome da coisa não muda a coisa. Obviamente que não se faz flush no grupo para extrair, pois não é uma HX e o PID perderia o sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante vc ter falado isso pois não são a mesma coisa ,na verdade são coisas bem diferentes , drenar e basicamente retirar o excesso em portugues , que é o que a gente faz com a agua da caldeira para vaporizar , o alemão que é o povo que inventou a norma DIN , não usa "abtropfen" no manual , eles descrevem a operação para não haver duvidas.

 

Flush é descarga , jato , jorro , esguicho e etc , que é o que nós fazemos quando acionamos o grupo .

 

Já expurgar é invenção nossa , pois significa , limpar , apagar , corrigir e principalmente purificar , meio forçado usar esse termo em uma cafeteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liga a bomba para fazer isso?

 

Expurgo parece-me totalmente apropriado quando o propósito for se livrar da água excessivamente quente, ou ainda remover resíduos de café da tela do grupo, que são os usos mais corriqueiros do procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, concordo que pode facilitar, mas vai depender um pouco do "estilo" do barista. E digo mais, quando a grana sobrar provavelmente comprarei um, mas só após ter comprado a máquina (ou em conjunto, quem sabe :D ).

 

Não sei dizer se este tipo de acessório é proibido nos campeonatos de baristas, mas acredito que não, já que vejo o pessoal usando várias "tralhas" diferentes, contudo é interessante notar que, pelo menos eu, não vi nenhum utilizando tamper station nos videos que assisti desses campeonatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Profissional não usa TS , isso é para amador , o Alexandre nunca usa , ele escolhe um canto da bancada ou da mesa e calca , sempre sai perfeito .

TS e para quem faz 3/4 expressos por dia e quer caprichar , um profissional que faça 100 expressos por dia , se for usar TS , tamper dinamometrico e etc , vai estar ferrado , isso é para amador que faz um espresso eventualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Expurgar é o termo usado por profissionais quando provoca-se fluxo de água pelo grupo, seja para esfriar o grupo ou, principalmente e de ocorrência bem mais frequente, para limpar a tela difusora imediatamente após cada extração.

Já para a haste de vapor, antes da vaporização, drena-se a água que condensou no tubo da haste após o último uso. Há quem trate como expurgo, mas não me parece o correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se faz essa ação para tirar a água condensada da haste de vapor, concordo plenamente com a expressão drenar. Mas pra trocar a água quente da caldeira por água fria pra entrar na temperatura de extração mais rápido, acho forçar a barra. Isto porque ao mesmo tempo que sai água quente, entra água fria.

 

Enfim, apenas meu ponto de vista sobre o processo, o que é irrelevante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

Para transferir água do reservatório para basta acionar a bomba apenas, sem necessariamente abrir uma das saídas, seja pela haste ou pelo grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do manual da Classika:

 

Slightly open the steam/ hot water valve by turning it anticlockwise and move the pump/ hot water switch into the upper position. You will hear a pump sound. Now the machine fills the boiler with water. Release the steam and the hot water into a large container. Dispense steam and hot water. Then close the valve and switch off the pump/ hot water switch by moving it into the lower position.

This way, you can reduce the boiler temperature and you can restart coffee preparation. 

 

Igual ao procedimento que fazia na Gaggia Dose. Claro que a caldeira diminui um pouco o nível de água durante a vaporização; por outro lado, não se trata de apenas repor a água que se transformou em vapor, mas sim repor o nível de água da caldeira com água fria E expurgar o excesso de água quente.

 

Desse modo, não é apenas expurgo, tampouco só drenar. 

 

Enfim, apenas uma pequena inconformidade minha, nada demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...