Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Eu posso ver 2 mangueiras de silicone aqui sim. Também não entendo essa lógica que mangueira de silicone é coisa ruim. Fácil para trocar anualmente (biofilme pessoal!) e não solta metais na água.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1,3k
  • Criou
  • Última resposta

A Casa além de boiler maior, o encaixe do pf fica bem abaixo dele e não deslocado como na Silvia. Diferença no preço justificavel. Para PIDar deve ter dificuldade similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso ver 2 mangueiras de silicone aqui sim. Também não entendo essa lógica que mangueira de silicone é coisa ruim. Fácil para trocar anualmente (biofilme pessoal!) e não solta metais na água.

Abçs

Burny

 

Essas 2 trabalham sem pressão , retorno da opv e aspiração da bomba . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o "problema" do PID é que você provavelmente não faz questão até 

usar todo dia uma maquina com um instalado. Meu voto pela Casa seria pela

simplicidade do conjunto em geral. Eu não quero complicar mais a minha vida

mas quero ter um bom espresso e uma maquina que dure muito. Acredito que

ambas são qualidades da ECM pelo que acompanhei até hoje no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dia em que instala um pid você se pergunta porque demorou tanto.

 

Se tem cacife ou vai economizar para uma máquina cara, compre uma com pid. A menos que opte por uma que não tem de linha, então fará a gambiarra e instalará um.

 

Mas existe vida pré-pid e pós-pid...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PID é vicio , quando usava a twin cheguei a escrever um procedimento de gerenciamento de temperatura , sem misterio é só seguir o procedimento , vc não sente falta , mas com o PID , vc só liga e extrai , apertando um botão vc extrai um café de torra escura a 90C ou de torra clara a 94C , faz diferença , e a praticidade é muito grande .

Isso como o  volante hidraulico , cambio automatico , ar condicionado e vidro eletrico são um vicio sem volta , vale o investimento considerando que vc esta comprando uma maquina cara .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que PID é show. Tecnologia avançada, quando funciona direito, proporciona confortos muito grandes.

 

Agora que minha BdB tá em remissão temporária (não sei quanto tempo minhas gambiarras vão durar), tô obtendo ótimos shots, seguidamente consistentes. PID, pré-infusão configurável, controle volumétrico de dose etc... tudo ajuda! Mas não creio que, se eu colocar os mesmos controles na Baby Class, eu consiga ter os mesmos resultados, pois a máquina não foi projetada com PID em mente. Faço o ritual dos ciclos de tempo na Gaggia (liga -> 20min -> purga -> 6Min -> purga -> 2min -> extrai) e nunca obtive shots tão bons e consistentes antes, mas ainda assim ficam LONGE dos que obtenho na BdB com o mesmo filtro VST.

 

Mas está se falando da mesma máquina com e sem PID, ou se está falando de uma máquina sem PID de uma classe inferior à com PID? Por exemplo, não dá pra comparar uma Baby Class, ou mesmo uma Sílvia, com uma Crossland ou Classika II PID, são muito diferentes desde a concepção do projeto.

 

Acho que isso faz alguma diferença... Uma dessas TOP single-boiler não tem apenas PID, pois tem outros recursos que ajudam (algumas tem PI programável, outro desenho e volume de caldeira, OPV ajustável e precisa etc.) e tornam a comparação meio desequilibrada... ;)

 

Uma máquina com caldeira HX de maior volume, com giclês bem afinados e bom dimensionamento do efeito termo-sifão e do trocador de calor, controlado por um pressostado preciso e de histerese baixa (como os modelos TOP da Sirai) entregam a mesma consistência com menor tempo de recuperação do que uma máquina de caldeira simples "pequena" com PID.

 

Concordo com todas benesses de usar PID, adoro quando o meu funciona!, mas não esqueçamos que é necessário fazer tudo com QUALIDADE pra isso valer a pena para o usuário. Minha Breville Dual Boiler, com todos seus recursos de PID triplo custa o dobro de uma Sílvia V3 "in natura" e, pra mim, não vale meia Baby Class usada, pois não posso contar com ela.

 

#ventilafrustração

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguem disse o contrario , qualidade faz diferença , vc pode comprar um PID completo no ML por 300 reais ou menos , o PID da Silvia completo custa uns 250 dolares nos EUA , o PID da Classika 200/300 euros na Alemanha , e não adianta comprar um PID de 300 euros e instalar como gambiarra carteando valores .

 

Quando eu comprei a Classika com o Alexandre eu fiz a pergunta , e se eu comprar  uma Classika sem PID e depois colocar , ele disse que a Classika sem PID com o E61 já é muito boa e estavel , funcionará muito bem sem PID , instalar PID será caro , sempre será uma adaptação , exigirá algum reposicionamento interno e vai exigir a perfuração da frente de inox .

O conselho dele foi que se comprar sem PID fique assim ela vai funcionar muito bem , a diferença de preço entre as duas é pequeno , de forma que ninguem aqui no CDC comprou Classika sem PID .

 

Essa tendencia só tende a aumentar com o barateamento constante dos PLC para essas maquinas , no futuro ate maquina de entrada de 400 reais terá PID , acredito que muito em breve a ECM cancele as Classikas sem PID , as Bezerra Unica pelo o que eu sei não tem versão sem PID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo!

 

É que achei bom lembrar o leitor "incauto" do fator Qualidade.

 

Estamos no tópico da ECM, que não faz máquina "fraquinha". Se tem o selo ECM, foi feita com qualidade.

 

De repente algum novato sai comprando uma máquina como a minha, por causa do calhamaço de funções, confortos e promessas de felicidade eterna como o tal do PID "triplo" que controla as duas caldeiras e o elemento extra que aquece o grupo, depois acaba "à pé na via expressa" (pun intended) como eu, com uma máquina cara mas de baixa qualidade pelo investimento. Com o mesmo dinheiro, teria feito melhor negócio comprando uma Crossland, que é caldeira simples, ou uma HX usada com assistência no Brasil.

 

O aconselhamento do Alex se alinha com minha percepção: adaptar e modificar pode ajudar, mas é sempre melhor investir num produto que ofereça os recursos desejados desde o projeto. Acho que sua escolha pelo modelo com PID foi muito mais inteligente do que comprar sem PID pra depois adaptar um. Hoje, por exemplo, acho que comprar uma Silvia no Brasil e depois importar um PID-Kit da Auber não é tão interessante quanto comprar uma Crossland ou uma máquina como a sua de uma vez.

 

E é bom ressaltar que as grandes HX da ECM são máquinas consideradas tecnicamente de uma categoria superior à própria Classika II PID, a despeito de não possuírem PID. Há quem prefira single-boiler com PID à HX e vice-versa, mas daí é gosto pessoal, não é?

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com Cabral e disse a mesma coisa: vai investir, pegue uma já com pid. O projeto será diferenciado e o gasto provavelmente menor do que montar separado

 

Com os valores atuais, realmente importar Silvia + pid fica absurdo. A menos que você ainda se sinta inseguro de comprar a CC1, projeto relativamente novo no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

E é bom ressaltar que as grandes HX da ECM são máquinas consideradas tecnicamente de uma categoria superior à própria Classika II PID, a despeito de não possuírem PID. Há quem prefira single-boiler com PID à HX e vice-versa, mas daí é gosto pessoal, não é?

 

Carpe Coffeam!

Cabral , quando escolhi a maquina eu não pensei em termos de SB , HX ou DB , a gente usa muito aqui no CDC a palavra "repetibilidade" , mas na verdade nos como hobbystas não procuramos ficar repetindo extração , o que a gente procura é "CONTROLE" , quando vc controla as variáveis da extração , vc tem repetibilidade e pode variar os parametros para continuar na eterna busca do espresso perfeito , no fundo esse hobby se resume nessa busca.

A maquina deveria ter uma opv de qualidade e fácil de alterar a pressão , PID e uma E61 , de cara a busca se resumiu a 2 máquinas , a Classika e a Bezerra Unica , nessas duas vc pode fazer uma extração a 8,5 bar e 89C e logo em seguida extrair a 9,3 bar e 94C , a alteração é feita de forma rapida e precisa , as HX apesar da grande qualidade , resistência e desempenho profissional não tem essa flexibilidade.

Hoje depois de muito tempo com esse hobby eu acredito ter o "Controle" da granulometria , peso ( Vario/Forté ) , temperatura e pressão.

 

E antes que se inicie qualquer discussão , vamos deixar claro que eu não estou dizendo que a Classika/Unica ou o Vario/Forté são melhores ou piores que qualquer outro equipamento , estou dizendo apenas que eles atenderam as "minhas especificações e expectativas" ou meu gosto pessoal. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Entendo perfeitamente sua escolha, CaÊ. E gosto desse raciocínio. Tanto que valorizo os mesmos controles que você e, apesar de não variar a OPV, controlo pressão e duração da Pré-infusão, uso balança para controlar o socamento e balanças tanto para pesar os grãos antes e depois da moagem quanto o líquido extraído. Quase neura!

 

Mantive meu foco voltado mais ou menos na mesma direção desde que decidi ir além dos limites da Baby Class. Meu encantamento com a BDB foi justamente a quantidade de coisas que poderia controlar, e o recurso de vaporizar leite sem esperas e demoras, até mesmo simultaneamente à extração, era uma coisa que eu queria e até hoje valorizo muito, então parecia que a máquina iria me atender. Quando a incerteza a respeito da manutenção me convenceu a desistir e continuar minha pesquisa, descobri-me dono de uma sem ter muita escolha. Paciência.

 

Havia decidido que minha próxima máquina seria uma Rocket R58 ou uma Brewtus IV, pra ter DB e PID sem entrar no mundo fora-de-órbita da LM-GS3 e ECM-Controvento.

 

Daí mergulhei na restauração da Enrico e comecei a apreciar a beleza da simplicidade de uma máquina de alavanca. Comecei a apreciar o "analógico".

 

Por um acidente dos eventos, um "amigo de um amigo" herdou uma N.S. Oscar que chegou pra ele com problemas, vazando água fria quando acionada. Me chamaram pra dar uma olhada antes de mandar pra Libermac (que eu mesmo recomendei). Abri pra olhar e arrumei fácil (havia escapado uma conexão). Fiquei mexendo nela, vi que não precisava descalcificar (alguém já tinha feito, daí a conexão solta), mesmo assim fiz limpeza geral, regulei a pressão, comecei a testar e observei a estabilidade...

 

Depois de algumas extrações, descobri que conseguia fazer cafés melhores usando aquela simples HX analógica/eletro-mecânica do que com a sofisticada BDB com PID em seus melhores dias. E nem tem a afinação e a qualidade de uma N.S. Música e muito menos de uma HX da ECM.

 

Hoje estou realmente mais entretido com a ideia de ter uma HX tradicional de boa qualidade do que uma máquina com PID. Como eu disse na minha última frase, cotada por você, é um gosto pessoal. É uma escolha, algo subjetivo. Acho que como tem gente de gosta de cães e outras que gostam de gatos, dependendo das experiências anteriores que tiveram, nós temos momentos de apreciar diferentes estilos: estou num momento de apreciar as HX e, salvo algo radical mude, será minha próxima tecnologia de máquina. Mas já sei que será boa e estável, pois máquina "mais ou menos" já tenho uma aqui... ;) E nada impede que no futuro eu mude de preferência novamente, preciso viver o que está por vir para formar minhas próximas escolhas.

 

Muito legal ver que você achou seu "momento nirvana" no seu equipamento atual. Oxalá todos nós tenhamos tal oportunidade!

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ora, mas o que é repetibilidade (de extração)? É justamente ter o mesmo (ou quase o mesmo) resultado a partir da escolha das variáveis da extração. Isto que qualquer boa máquina deve oferecer, independentemente da tecnologia utilizada. Depois, é mão, moinho e grão. E um tiquinho de reza pra tudo dar certo ao final.

 

Cabral, o Márcio tem um tópico ótimo sobre como ajustar os giclês da Oscar otimizar a estabilidade de temperatura durante a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mesmo, isso tá aqui no Clube! Foi o Márcio que andou arrumando e afinando umas no passado...

 

Eu lembrava de algo assim mas ficou na minha cabeça que tinha lido em inglês num dos sites gringos...

 

Valeu pelo toque, Rodrigo! Se o "herdeiro" da Oscar quiser "brincar" (ou resolver vender a máquina pra mim ;) ), isso será muito útil.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por causa do nosso maravilhoso correio/receita , o brinde de natal da café espresso brasil , só chegou na véspera do carnaval , mas valeu a pena esperar  :D

 

Camiseta e caneta da ECM , mas a grande surpresa foi a xicara da ECM que eu já vinha namorando faz tempo .

 

Parece que eu fui o primeiro a receber , obrigado Alexandre e parabéns a todos os donos de ECM , não tem como não gostar dessa xicara  :D

 

16482208092_7ea71754cd.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah para, menino veneno. :(

 

Eu ??? fui surpreendido , o Alexandre tinha comentado comigo em novembro que iria enviar um brinde de natal para os donos de ECM , passou o natal e eu já tinha ate esquecido da conversa , pensei que ele tinha desistido de importar brindes da Alemanha com esse dólar Dilma quase a 3 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pra mim não enviou brinde nenhum e olha que já fiz propaganda positiva da ECM/CaféExpressoBrasil das máquinas hein... magoou :P

Queria  uma xícara da marca da máquina para a coleção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pra mim não enviou brinde nenhum e olha que já fiz propaganda positiva da ECM/CaféExpressoBrasil das máquinas hein... magoou :P

Queria  uma xícara da marca da máquina para a coleção

 

Quando eu liguei para agradecer ele disse que enviou para todos os donos de ECM , de repente ele só enviou para os donos de Classika  :lol:

 

Verdade seja dita , a sua "propaganda" funcionou , decidi comprar a ECM depois de ler o seu review da Technika.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e o feliz proprietário daquele moinho ECM será que já recebeu o brinquedo? será que vem fazer um review pra gente?

 

Salve Otávio.

 

O S-64 Automatik está viajando para o Brasil nesse momento.

Uma resenha sobre ele e seu funcionamento será possível após o carnaval, creio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogerio.

 

Todos os felizes proprietários de máquinas ECM, adquiridas conosco, receberão nosso singelo brinde como demonstração de nossa gratidão pela confiança depositada no Café Expresso Brasil.

O teu logo será despachado. Restes tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...