Ir para conteúdo

ECM Manufacture GmbH - Máquinas para baristas avançados


Rodrigoks

Postagens recomendadas

  • Respostas 1,3k
  • Criou
  • Última resposta

Isto que é inteligência, quando vendia moto, cansava de falar para os italianos, manda uma camisa igual a de equipe de competição para o comprador, remessa direto da Italia, é uma surpresa, o cara vai ficar feliz tanto pela camisa, quanto pelo fato de ter sido enviado pelo fabricante, faz com que ele não se sinta só mais um, muito legal. Meus parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Carlos!

 

Com o CEB fica difícil saber se a xícara é pequena ou é a mega crema =) Até antes de começar a rampa da borda qual o volume dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é menor que a Nuova Point Sorrento e do que a Vice Versa , vou tirar uma foto comparando e depois vou medir o volume ate a borda interna.

 

A da esquerda é vice versa , ECM no centro e Nuova Point Sorrento a direita

 

16462000576_51c7370192.jpg

 

 

A ECM como na foto estava com 40/45ml quase transbordando 60ml

Sorrento quase transbordando 70ml

Vice Versa quase transbordando 90ml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Burny... de perto, o pires combina com a xícara, não fica desproporcional. Posso falar porque ganhei uma... :ph34r:

 

Já que o tópico oficinal da ECM é aqui nos Classificados, e não no setor das Máquinas de Espresso, vou postar por aqui mesmo e depois faço meu review num outro tópico: sou um feliz, e momentaneamente quebrado, proprietário de uma ECM!

 

Mas depois de meses de espera e de o Alex praticamente me receitar ansiolíticos, minha ECM Technika IV Profi chegou. Comprei na promoção da CEB na "sexta-feira preta" no final do ano passado e tô quebrado desde então... Sabem aquela Technika do Sudeste? Era a minha! Entrei pro clube da ECM :D

 

Agora tenho de dar um "desapega" por aqui ou encaixotar umas coisas e tirar da vista, senão a coisa fica feia pro meu lado.  :P  Já anunciei a Lady Gaggia nos classificados do Clube...

 

Abraços a todos e Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Cabral finalmente um paulista compra uma ECM , bem vindo ao clube mais feliz e silencioso , aqui ninguém tem do que reclamar , e nem se discute dicas , não precisa , e só seguir o manual :)

 

Fico feliz que suas desventuras com a breville acabaram , como um Dante navegando no Rio Estige com a Breville vc ascendeu ao Paraíso sem parar no purgatório , o Alexandre foi o seu Virgílio :D

 

Não tenho dúvidas que vc vai ser muito feliz com essa tetéia , posta uma foto do cantinho e capricha nele , pois o Roger o outro dono de Technika tem um cantão arrasa quarteirão.

 

Quanto a xicara e o pires eu tenho só uma coisa para dizer ao Burny :

 

Alemão "ó qui procê" "post-2113-0-71003700-1424252379_thumb.jpg a xicara e o pires são bons para caraio :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até ser, mas o pires parece enorme nas fotos! Mas pessoal, um cara da ECM fala num video que a xicara foi feita para deixar o café entrar embaixo da lingua e que o sabor é diferente/melhor assim. Falação ou verdade?

 

A Technika Profi já usei. Muito legal! Parabéns! Realmente uma maquina para baristas (com orçamentos) avançados ... Kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Valeu mesmo, pessoal! Tô muito contente com a máquina! :wub:

 

Estive usando direto ao longo do Feriado, aprendendo a "domar" a danada. Não tem muito mistério, ela ajuda muito! Purgou, encaixou o PF, extraiu, fica bom! Foi só acertar moagem e socagem. Capitão Vario ajuda muito nessa hora, também ;)

 

Conhecem algum endividado feliz? Esse sou eu no momento. E com muita cafeína nas veias!

 

@ Burny, também tava curioso sobre a xícara, confesso que estava bem descrente... mas até que funciona. o formato força a embocadura a deixar o café escorrer pelos lados da língua, e o mesmo café fica um pouco mais brilhante, com mais notas, do que a mesma extração em um copo de barista, por exemplo. Fiz umas 3 extrações seguidas e eu e minha esposa provamos. Ela não sabia o que esperar (não avisei), e a opinião dela foi que o café ficou mais "azedinho" e "com gosto perfumado" na xícara do que no copo. A diferença é sutil, mas perceptível.

 

@ Gil, entendeu porque eu não comprei o Debut? eu falei que nao era "apenas" por conta de coisas de café, e não é, comprei umas peças pro HT que pifaram numa tempestade elétrica, então isso ajudou, mas foi a ECM que me "quebrou" esse semestre... :P

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Cabral. Um sonho de máquina... :) Depois posta aqui ou num tópico seu as impressões/review. O ganho que teve em qualidade do café (que é o mais importante) passando de uma máquina de entrada para uma prosumer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem gente, a outra ECM Technika veio para Recife. Para um barista iniciante.

 

Primeiramente, gostaria de parabenizar e agradecer Cabral publicamente aqui no CDC pelo apoio e paciência na ajuda para que eu pudesse por minha máquina em pleno funcionamento, enquanto ainda tinha que se preocupar em colocar a dele.

 

Em seguida reconhecer que, apesar de minha pouca experiência neste mundo da cafeína, já estou conseguindo tirar bons cafés com a máquina nova. Para ficar perfeito só está faltando uma pequena calibragem do Baratza Vario-W que também estou em processo de aprendizagem quanto a melhor afinação do pó, ao trocar de café percebi imediatamente a mudança na granulometria.

 

No entanto, minha esposa já começou a gostar dos cafés extraídos na máquina e isso é importante em função do seu alto investimento. Assim mais rapidamente a gente esquece quanto gastou.  :)

 

Agora é testar, testar e testar até chegar no nível ideal, mas mesmo a máquina não tendo PID e eu ter feito um curso básico de barista em setembro de 2014, e somente agora voltar a utilizar uma máquina próxima do que seria uma máquina profissional, tenho conseguido manter a temperatura da máquina bem estável na hora da extração, pois fixei um termômetro no grupo e tenho acompanhado os resultados. Todo este cuidado é fruto da novidade que tudo isto representa para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Invasão de ECM no Clube. Quase superando a quantidade de Silvias e nesse ritmo vão passar as Gaggias.

 

Parabéns pela linda, Murilo. Excelentes cafés para vocês três.

 

Cabral já cumprimentei nos classificados. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Roberto! Daqui uns dias posto um review mais analítico, no momento tô empolgado demais pra ser objetivo :rolleyes:

 

Mas meu trajeto foi até interessante, pois eu não diria que saí de uma máquina de entrada, já que já tive uma SGL Big Bar Duetto (máquina comercial de 2 grupos e baixo custo - 2 termoblocos grandes e duas bombas - hoje é do Mortari) ao lado da Baby Class na bancada e, embora não tenha conseguido fazer god-shots, era muito consistente e leniente com erros do operador. E ainda estou com a Breville Dual Boiler, que é considerada uma "Prosumer" por conta de seus recursos e características, mas que por ser feita com materiais de qualidade ruim é muito frágil, possui um MTBF (tempo médio entre defeitos) muito pequeno.

 

Contudo, enquanto funciona, a BDB é muito consistente e os shots são excelentes. Com o mesmo grão (LH DaTerra), extraindo lado-a-lado com o mesmo filtro VST, mesma dose e mesma moagem no Vario, obtive pequenas variações entre sabores/notas, acredito que por conta da Pré-Infusão da BDB e da diferente curva do perfil de extração entre as máquinas. A Crema na ECM ficou mais escura enquanto o sabor cítrico ficou mais acentuado do que na BDB, que ressaltou o traço amendoado do grão, sem perder um bom traço de frutado. Mas obtenho cafés deliciosos em ambas máquinas.

 

Só que a Breville começou a dar problemas na Válvula Solenoide na 3a extração e tive de desligá-la.

 

Por dentro, olhando as peças, ECM parece ser feita pra durar pelo menos 20 ou 30 anos, enquanto a Breville parece descartável, não inspira confiança. Ainda não sei se terei ganhos reais "na xícara" comparando ambas, mas só a confiabilidade já tá valendo o investimento.

 

E, esteticamente, a BDB é bonita, parece que faria parte do cenário de Star Trek Next Generation, mas a ECM tem o visual vintage/steam-punk neo-clássico que eu sempre quis ter... acho MUITO bonita. :wub:  O prazer estético de operá-la é sensacional, dá gosto olhar pra ela enquanto a utilizo.

 

E, @ Murilo, que bom saber que está conseguindo bons cafés! Foi um prazer participar de sua saga e fico contente em poder ter auxiliado ;)  Como bem sabe, pode continuar contando comigo.

 

E hoje já esgotei meu "likes", só LV até o sistema me conceder mais alguns... :P

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, cabe notar também que, depois de testes comparativos, concluí que o filtro original da ECM, no mínimo, não deixa nada a dever ao VST e o deixei instalado para uso. (o VST voltou para a BDB, cujo filtro original, embora extraia bem, é ruim de usar - o puck solta fácil demais e tende a grudar no grupo).

 

Voltarei a fazer testes comparativos entre os filtros ECM vs VST daqui algumas semanas, pois achei até que o filtro original está fazendo café mais gostoso do que o VST, mas posso estar sob efeito da empolgação...

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...