Victor D. Postado 9 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 Cri-cri, cri-cri, cri-cri... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 Melhor chamar de "minha experiência com o Quest M3" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 9 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 Concordo, ainda mais sendo muito restrito a quantidade de pessoas que tem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 9 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 Melhor chamar de "minha experiência com o Quest M3" Aí eu perco a piada. E também quero estimular outras pessoas a comprar o Quest M3, ele é muito bom! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 9 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 Já mudaram?! E a liberdade de expressão? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 9 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 Hehe uai! o membro honorário Carneiro mandou ta mandado kkkk mas se quiser posso voltar. decidam hehe abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 Para de enrolar e conta aí a experiência com o Quest M3... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 9 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 Para de enrolar e conta aí a experiência com o Quest M3... Fiquei tímido... Estou gostando muito do Quest. Fiquei assustado no começo mas ele tem o modo fácil que é basicamente usar uma certa amperagem e ventilação do começo ao fim dependendo da quantidade de café...claro que para nós, torradores obsessivos, é basicamente impossível ficar 10/12 min sem mexer em nada, logo, eu nunca usei o modo fácil. O meu Quest já foi comprado do Márcio, insulado, com as 3 sondas e pronto para o Artisan (a principal vantagem de comprar as coisas do Márcio é que a parte burocrática já vem resolvida), que ajuda a programar a torra, é mais fácil ver se a torra está acelerando, estável ou desacelerando, ficando mais fácil, por exemplo, acelerar da fase de secagem ao 1c e depois estender o 1c. Se não tiver paciência para instalar a tralha toda, pode-se fazer a torra pelo LCD da Arduino, o que é bem prático, só preciso arrumar uma maneira de incluir um cronometro no LCD porém o do celular funciona bem. Quanto à qualidade da torra, estou gostando muito mas não tenho como fazer uma comparação direta com o Behmor, as temperaturas do 1c e 2c também não batem com as que tinha do 1600 tornando ainda mais difícil a comparação. A torra é bem homogênea e a consistência muito boa. Fiz três torras seguidas do mesmo café até a mesma temperatura e estavam visualmente indistinguíveis umas das outras. Ainda não entendi direito como saber o fim da fase de secagem, dizem que sai vapor pela pela "chaminé" mas nunca vi sair nada de lá. Abraços 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 9 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 Excelente Victor. No começo eu fiquei relutante quando você disse que ia partir para o Quest mas com o tempo percebi que esse torrador se encaixa no seu perfil. Boa sorte com ele e vá nos atualizando. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 O Victor quis dizer com isolamento térmico quando disse Insulado! Pela saída da ventoinha é difícil ver vapor. Tente fazer uma com a chaminé aberta, mas não acuse da resistência pois terá apenas to fluxo de as muito fraco. Aí é possível ver o vapor na faixa dos 150 graus na medição da massa de grãos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 9 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2013 O Victor quis dizer com isolamento térmico quando disse Insulado! Pela saída da ventoinha é difícil ver vapor. Tente fazer uma com a chaminé aberta, mas não acuse da resistência pois terá apenas to fluxo de as muito fraco. Aí é possível ver o vapor na faixa dos 150 graus na medição da massa de grãos. Hehe, é, eu estava lendo os tópicos do HB sobre "insulation" e acabei ficando com a palavra na cabeça. Queria saber exatamente para que servia já que é feio que dói e tinha um monte de gente falando que não havia necessidade, depois vi que serve para desenvolver melhor o sabor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 10 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2013 Que tal fotos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 10 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 10 Fevereiro 2013 Que tal fotos? Vou fazer um filme em alta definição e 3D!!! ...nah, posto uma foto em breve... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 12 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 12 Fevereiro 2013 Antes de tirar a foto e fazer o vídeo eu resolvi instalar o Ubuntu no notebook para ver se o Artisan roda melhor...meu café está acabando e nem sinal de conseguir instalar os drivers da arduino no Linux... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 12 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 12 Fevereiro 2013 Kill me..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 12 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 12 Fevereiro 2013 Driver? Pelo que me lembro aparece sem problemas a interface serial pelo USB, não tem que instalar nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 12 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 12 Fevereiro 2013 Driver? Pelo que me lembro aparece sem problemas a interface serial pelo USB, não tem que instalar nada. Nada, ele nem reconhece. Clico em scan e ele não acha nada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 12 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 12 Fevereiro 2013 O scan do Artisan não funfa... Normalmente o Arduino vai funcionar com /dev/ttyACM0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 12 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 12 Fevereiro 2013 O scan do Artisan não funfa... Normalmente o Arduino vai funcionar com /dev/ttyACM0 Faz uns 10 anos que não mexo em Linux, fiquei até feliz que consegui instalar tudo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 12 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 12 Fevereiro 2013 A USB do notebook não dá conta da arduino, está dando uma diferença de -10°C. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 24 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2013 Hoje torrei um El Salvador da Has Bean, cheguei até 218°C pois a própria Has Bean recomendou uma torra médio-escura (medium-dark). Segue abaixo o gráfico do Artisan, gostaria de um feedback dos torradores de plantão. Torrei também o Yirgacheffe mas não fiz o perfil no artisan, foi uma torra rápida, de pouco mais e 9 min até 208°C. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2013 Victor, Por curiosidade, qual a massa de grãos que você torrou? Dois minutos de primeiro estalo é bastante tempo. Me remete à idéia de uma massa de pelo menos 400 gramas... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 26 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2013 Eu já penso o contrário, no Quest chegar em 150°C em 2:51 é rápido pacas, foi 100g? No primeiro estalo basta controlar calor e fluxo de ar para ter 2:00... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2013 Eram 125g. Foi bem rápido realmente até os 150, por isso desacelerei um pouco, como dá para ver no gráfico. Aqueci até 200°C em 7,5A e, ao despejar o café, baixei para 7A mas ainda assim foi mais rápido do que esperava. Desacelerei até 190°C e a partir daí, mais ainda para o 1C. Geralmente antes do 1c, baixo bem a amperagem e aumento a ventilação por alguns segundos para segurar rápido o ET. Quais efeitos posso esperar desse período de desidratação muito rápido? Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 26 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2013 Vitor, acho que pode não aparecer notas mais fortes como chocolate, malte, caramelo, etc penso que com tamanha rapidez tenha ficado mais verde e consequentemente menos torrado, expandindo demais. Percebeu muita expansão dos grãos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 26 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2013 Na verdade, a torra foi rápida até o primeiro estalo nas finalizou com mais de 4 minutos e temperatura alta. Deve ter torrado bem. Esse café é lavado (fully washed)? O que torrei de lavado teve comportamento parecido, pouca queda de temperatura no começo, talvez ele demore mais para trocar calor. Lembro que depois precisava de mais energia para torrar, comparado a um natural, por exemplo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 26 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2013 Sim, é lavado, não sei se é "fully", diz apenas "washed". É aquele Siberia, Cup of Excelence que tinha na Has Bean. Realmente o "turning point" foi muito rápido e a uma temperatura mais alta que o normal, os cafés brasileiros que torro nele são mais lentos e a temperatura baixa mais. Amanhã provo pela primeira vez e digo o que achei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 26 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2013 Já torrei brasileiro lavado (eles descascam, fermentam em tanques por umas 18 horas, e aí secam) e acontece a mesma coisa. E depois tem que torrar bem na finalização, acho que fez bem o perfil. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 26 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 26 Fevereiro 2013 Eu já penso o contrário, no Quest chegar em 150°C em 2:51 é rápido pacas, foi 100g? No primeiro estalo basta controlar calor e fluxo de ar para ter 2:00... Verdade. Estou com o Behmor na cabeça. Esqueço que o Quest pode ser ajustado o tempo inteiro... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 7 Março 2013 Autor Denunciar Share Postado 7 Março 2013 Ontem torrei o Quênia AA (Quichirago ou alguma coisa assim). Fiz um perfil bem quente de propósito. Queria finalizar em 10 min e 207°C mas o 1C ainda estava rolando, ainda que devagar, a essa temperatura, então levei até os 208 °C. Segue o perfil: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas