Ir para conteúdo

Nomad: mistura entre Handpresso e Mypressi Twist?


Carneiro

Postagens recomendadas

É isso aí fica uma extração muito bonita , a Nomad trabalha com 2 níveis de pressurização , uma primeira no filtro e um segundo com uma válvula de restrição próximo a saída do café , com a Nomad não existe café que não produza crema.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, muito legal, demais, ainda me lembra estrada de ferro que meu avô trabalhou e tinha aqueles carrinhos de manutenção que ficava manivelando.

 

Agora quanto a produção, o problema deve ser o volume, deve ter feito estas primeiras tentativas de venda e a espectativa de venda não deve ter atraido um grande investidor, ai vai neste ritmo. Outro dia vi no pequena empresas um cara que fazia secador para mãos, estes que usam em shopings, ......, o cara vendia 30000 por ano se não me falha a memória, ai se pensar no potencial de meu moedor, rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba na caldeira aberta a água não passa de 100 C... Se a resistência estiver imersa não tem problema.

 

O chato dessa máquina (mypressi tb) é ter que aquece-la. Por água uma vez, jogar fora, por de novo... Fazendo bem feito com resistência ficaria muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Lisca.

 

Aqui vão 2 dicas para você testar.

 

Faça pre infusão com 10 ou 12 ações da bomba. Aguarde uns 5 a 10 segundos e volte a bombear para realizar a extração.

 

Após terminar a extração, levante a alavanca da trava da gaveta do porta-filtros para evitar a pingação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

Pode-se fazê-lo, mas não é mandatório pre aquecer o reservatório, o porta filtros e o filtro.

Nunca experimentei situação com água chegando ao café abaixo da temperatura desejada, por volta dos 90°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não era a Nomad que ia entrar na loja do Alex?

 

Salve Ana Maria.

 

Isso mesmo. Nós recebemos em maio/14 a representação da UniTerra para a Nomad.

A empresa enfrentou dificuldades com os fornecedores das peças e eu achei por bem não iniciar a venda antes de ter certeza de que o suprimento será garantido.

Ainda não são capazes de nos garantir a continuidade do fornecimento. Tão logo superem os problemas e as entregas atrasadas, começaremos a importá-la.

 

Vejam esse vídeo que fiz (mas não editei) em maio passado para apresentá-la.

www.youtube.com/watch?v=wBSSv71YiUY

 

https://www.youtube.com/watch?v=wBSSv71YiUY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

 

Você usou-a por poucos dias, já eu o fiz e ainda o faço com alguma frequência já há quase 6 meses. Posso garantir, por experiência própria e sem o endosso do Márcio, que não é mandatário pre aquecê-la.

Outrossim, 2 pontos devem ser destacados:

1 - Ele cita que não houve sinais de sub extrações, apesar de achar que a bebida poderia estar entre 88 e 90°C, porém sem medição. Achômetro apenas.

2 - Ele não descreve a temperatura da água quando suprida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Alexandre já que vc citou que eu usei por alguns dias vou postar o review que fiz para vc na época.

 

14-maio-2014

Alexandre, primeiro fico agradecido por ter me escolhido para o teste. Muito legal usar um equipamento diferente.

 

Seguem as observações:

 

- A máquina tem um tamanho ok, com certeza é portátil para uma viagem. Claro que se fosse menor, melhor, mas tudo bem.

- Mais interessante que a mypressi pois não é preciso comprar cartuchos. Mas também é um pouco maior.

- Parece robusta.

- É bom poder molhar ela inteira sem medo.

- Fácil de limpar.

- Os pés funcionam como ventosa, mas quando a máquina é levantada, alguns ficam presos na superfície. Ou devem ser colados na máquina ou não funcionar como ventosa (planos). Minha opinião é não serem ventosas.

- Tamper muito bom, mas poderia ter diâmetro um pouquinho maior.

- Muito fácil seguir determinada pressão olhando o manômetro. Muito legal isso.

 

Minhas extrações:

 

Sempre usei fúnil feito com copo de iogurte e wdt.

 

Comecei fazendo duplos de 15 gramas de pó, moídos na mesma granulômetria que estava usando na Mini. Não usei a vávula mágica deles (nem a peneirinha). Ficou legal, só precisei afinar um tiquinho.

 

Na primeira extração já percebi que a máquina faz extração fria caso não for aquecida. Meu procedimento que ficou sendo sempre o mesmo, e adequado, para todo o resto dos testes foi:

 

- Deixar ferver para valer a água (100 C), quantidade para 2 caldeiras cheias (uns 600-700ml).

- Fixar a gaveta na máquina mas sem o filtro (que preparei enquanto a água fervia)

- Encher a caldeira até o topo. Voltar a chaleira pro fogo.

- Bombear uns 80 ml na pia (sem o filtro ela vaza pelas laterais, mas deixava ao lado da cuba da pia)

- Esvaziar a caldeira na pia

- Montar o filtro com pó na máquina

- Encher de novo a caldeira até o topo com água fervendo

- Fazer a extração, subindo lentamente a pressão até 9 bar e mantendo essa pressão até uns 30 g de café na xícara

 

Fiz mais uns 5-6 duplos (com intervalos grandes para não passar mal), mudando grão. Os cafés ficaram bons, equivalentes aos que tomo com a mini.

 

Depois tentei fazer um simples com 7.5g de pó. Jorrou e não deu para tomar. Afinei, também não deu certo. Mudei para a válvula mágica, melhorou um pouco, mas talvez precisasse moer mais fino pois foi rápido, um lungo. Deu para tomar mas não fiquei satisfeito. Acho que para simples a máquina precisa de filtros simples. Desisti dos simples.

 

Finalmente nos últimos testes (uns 3-4) usei a válvula mágica com duplos. Não senti muita diferença com ela ou sem ela. Poderia ter tentado uma moagem para coado mas acabei esquecendo.

 

Concluo que é uma máquina bacana que faz extrações duplas de qualidade com o ganho de ser portátil mas isso é trocado com a chatisse de ter que aquece-la.

 

Se quiser saber mais alguma coisa só perguntar.

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui os próprios desenvolvedores pré-aquecem o reservatório antes das extraçoes de teste de temperatura.

 

The water tank was pre warmed by filling and then dumping out hot water.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas..

 

Qual o problema em escaldar tudo?

 

Praticamente todos os métodos precisam passar uma água quente antes se quiser diminuir as perdas da extração.

 

Não vejo problema nisto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

O ponto que exalto é que não é mandatório que se escalde, podendo ser usada na temperatura ambiente, obviamente desde que a água suprida esteja quente o suficiente para suportar a troca de calor pelo diminuto percurso e ainda chegar ao pó com energia suficiente para produzir uma bebida correta.

 

Quanto à forma de aquecê-la, é muito simples e fácil. Basta realizar um expurgo após dotar o reservatório com água quente. Como se faz em máquinas semi automáticas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela minha pouca experiencia e apos somente tres extracoes, posso dizer o seguinte:

1 a maquina mais facil que ja utilizei.

2 pro meu paladar nao necessita de pre aquecimento, só encher o "tanque" e mandar bala,

3 permite controle facil da pressao e da pra brincar com ela.

4 o sabor estava otimo, nao sou cupper mais gostei muito, achei que extraí melhor que na musica, concordo que tem a questao da pecinha atras dos botoes...

a extracao filmada foi a primeira a segunda logo em seguida com o outro cafe saiu ainda melhor, agora falta testar com os moedores portateis pro caso de viagem.

fiz todos os 3 com as recomendacoes deles, 16g 12 ciclos pre infusao uns 10 seg e vai controlando a pressao, todas foram muito boas, utilizei dois cafes diferentes, um do mokaclube e outro do clubecafe razoavelmente diferentes mas na mesma moagem do HG o que na musica da variaçao, na nomad, como voce que controla  a pressao da pra corrigir de certa forma.

resumo do primeiro dia, gostei demais da maquina, to ate achando que vai ser a maquina de todo dia.

Unico senao, é a limpeza que é um pouco mais chata.

Editado por Lisca / Babbo
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Salve dr.

Se algum moderador assumir o compromisso de levar tua pergunta e essa resposta para o tópico correto, então respondo.

 

A Nomad passou por alguns ajustes desde o final do processo de crowd funding. As máquinas iniciais foram encaminhadas aos apoiadores. Novo lote de mil peças estará disponível muito brevemente, como assim me informou ainda nessa semana o presidente UniTerra.

 

Também prometeu enviar-me uma unidade da nova versão para que continuemos a road trip da Nomad pelo Brasil. Apenas os testadores do Rio tiveram oportunidade de usar a atual, que traz o nº de série 003 e portanto é da versão original, agora já alterada.

Portanto, tão logo receba a nova Nomad, retomarei o programa de testes e estás nele incluído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve dr.

Se algum moderador assumir o compromisso de levar tua pergunta e essa resposta para o tópico correto, então respondo.

 

A Nomad passou por alguns ajustes desde o final do processo de crowd funding. As máquinas iniciais foram encaminhadas aos apoiadores. Novo lote de mil peças estará disponível muito brevemente, como assim me informou ainda nessa semana o presidente UniTerra.

 

Também prometeu enviar-me uma unidade da nova versão para que continuemos a road trip da Nomad pelo Brasil. Apenas os testadores do Rio tiveram oportunidade de usar a atual, que traz o nº de série 003 e portanto é da versão original, agora já alterada.

Portanto, tão logo receba a nova Nomad, retomarei o programa de testes e estás nele incluído.

 

Só se eu receber também uma pra testar. Senão vai ficar por aqui mesmo.  :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...