Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Como que fica essa casca branca no pão? polvilha bastante farinha  antes de assar? Engraçado que não fica dourada durante o assar... ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pão sem sal = papelão =)

 

João, vc mede a temperatura interna para verificar se já ficou pronto? Uns 96 - 97 C é um número bom para pães sem gordura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não meço, vou mais pelo tempo médio que fazia meu outros pães 180° por uns 40-50min dps 210° por 10 min para dar uma dourada na casca, vou seguir sua dica e passar a medir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia Gente,

 

eu resolvi entrar no mundo da fermentação natural, e comecei o processo da criação do fermento no dia 23 as 21 horas,  e pelo que eu estava lendo, eu só esperava que ele precisasse ser alimentado no terceiro dia, porem ontem   com apenas 24 horas que eu comecei ele ja apresenta o nível de fermentação bem avançado,

 

a minha duvida é a seguinte, será que eu já devo alimentar ? ou espero os 3 dias?

 

 

 

https://www.instagram.com/p/BSCsGOohfqKJf6xHDZ-91V53iPw9w-IIILU0NM0/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa necessariamente esperar 3 dias eu acho. Na verdade depende muito da temperatura ambiente. Quando eu comecei o meu era verão e tava bem quente aqui, fiz a primeira alimentação com 48h de fermentação e depois a cada 24h. Ficou pronto 2 dias antes do previsto e o fermento tava muito ativo.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 gramas de farinha integral, 50 gramas de farinha branca. 75 ml de agua de 5 gramas de açúcar.

 

 com 16 horas ( hora do almoço. ) já estava apresentando bastante fermentação e o volume tinha mais que dobrado,

 

temperatura ambiente aqui deve estar em 29 graus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não deu tempo gil. Cheguei em casa meio dia e estava completamente liquido e como cheiro azedo, conversando com um amigo meu q e chefe de cozinha, ele me disse que tinha Morrido por falta de alimento. Então estou começando outro

 

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sall, não precisava começar outro não, eles não morrem por nada, rsrsrsrsr

 

Eu tenho alimentado meu fermento o mais seco possível, assim este processo todo é mais demorado e não corre o risco de acontecer o que aconteceu com o seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi.  eu achei que nessas medidas que te falei, ele tinha ficado bem liquido mesmo. até acrescentei um pouco mais de farinha integral para melhorar um pouco isso, mas não adiantou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sall,

 

Acho que o Gil quis dizer é que vc poderia tentar continuar alimentando seu fermento; às vezes o cheiro pode ficar ruim mesmo, mas não quer dizer que morreu, eles não morrem por coisa pouca, talvez só fermentou demais :)

 

De qualquer forma, se vc for começar de novo, tenho a sugestão de vc seguir esses passos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penna... como faz pra crescer assim, o lugar do corte ficar desse jeito que ficou no seu?

Depois desse pão aí fico até sem jeito de postar! :-)

 

 

 

Assei agora integral com graõs

kBVQGi2.png?2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penna... como faz pra crescer assim, o lugar do corte ficar desse jeito que ficou no seu?

Depois desse pão aí fico até sem jeito de postar! :-)

 

 

 

Assei agora integral com graõs

kBVQGi2.png?2

 

hahaha então cara... eu nunca consegui entender como meus pãos as vezes dão orelha, e as vezes nao...

Eu faço sempre a mesma coisa, as vezes a mesma receita... corto com o mesmo estilete do mesmo jeito. E tem dias que a orelha sai, outros dias nao

Ainda nao consegui entender esse processo, acho que tem mais a ver com o quanto você tensiona o pão na hora de pré-modelar e modelar

 

 

 

 

Sobre o crescimento dentro do forno, o "oven spring", eu melhorei muito quando percebi e entendi o "teste do dedo".

Basicamente você, enquanto o pão ta no segundo crescimento, já moldado e tal, com a ponta do dedo, afunda um pouco na massa e observa como o pão vai "voltar" ao estado inicial

 

Num primeiro momento você vai afundar seu dedo e o buraco vai sumir rapidinho, o pão vai voltar logo. Esse é o estagio "underproof", que você vai assar seu pão e o crescimento dele vai ser absurdo dentro do forno.

 

Se passar do ponto, você vai enfiar o seu dedo na massa e o buraco vai ficar lá, impresso, sem voltar. Nesse caso, a massa está "overproof" e você nao vai ter crescimento nenhum dentro do forno.

 

O ideal é você ir fazendo este teste e escolher a hora de assar como um meio termo entre os dois casos acima. Quando você enfiar o dedo e a massa voltar lentamente e o buraco sumir devagarinho, essa é a hora de assar. E esse tempo varia se o dia está quente, frio, etc. Por isso o segundo crescimento que eu faço nunca é uma coisa rigida seguindo a receita, tipo "1h30 de crescimento e assar". Eu sempre espero esse ponto. Basicamente, o teste do dedo vai te dar uma ideia de como o seu pão vai crescer dentro do forno. Se o buraco que você fez com o dedo sumir rapidamente, é sinal que seu pao vai crescer muito dentro do forno. Se ele nao voltar, nao vai ter crescimento algum no forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...