Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Fiz um ontem integral, com meu primeiro levain que eu mesmo criei com abacaxi, o pão ficou muito saboroso, esteticamente não ficou muito bonito porque eu achatei demais a massa antes de assar.

 

13892357_1029662283754293_24061928729749

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrsr, cheguei agora.

 

Estou usando um forno elétrico da Brastemp, eu tenho o Gourmand com vapor e turbo ( hélice), mas não uso nem o vapor e nem o turbo, logo um forno elétrico Brastemp normal vai dar os mesmos resultados.

 

Para assar eu uso uma pedra refratária para Pizza, com 30 cm, antes usava uma maior, mas como faço 4 pães por vez acabei comprando 2 de 30 cm que serve direitinho no forno.

Para cobrir esta pedra eu tenho tipo 2 bacias de inox de igual diâmetro, encaixa super direito na pedra.

 

Procedimento:

 

Coloco o pão na pedra com o forno ( e as pedras juntos) a 250º C, vaporizo com um esguicho de plástico e cubro com as "bacias", deixo 20 minutos, tiro a bacia, dou mais uma única esguichada em cada pão e ai mais 20 minutos +-.

 

Este pão era de grãos, coloquei vários que tinha aqui, semente de girassol, chia, amaranto, gergelim, aveia........70 grs por pão, foi muito.

 

Sergio, os pães da Flavia são o máximo. Esta semana eu comprei um Country que é feito com germen de trigo, e ............ devia ter crescido um pouco mais, estava um pouco mais massudo que o desejado.

 

Eu diria que cheguei lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Para assar eu uso uma pedra refratária para Pizza, com 30 cm, antes usava uma maior, mas como faço 4 pães por vez acabei comprando 2 de 30 cm que serve direitinho no forno.

Para cobrir esta pedra eu tenho tipo 2 bacias de inox de igual diâmetro, encaixa super direito na pedra.

 

Procedimento:

 

Coloco o pão na pedra com o forno ( e as pedras juntos) a 250º C, vaporizo com um esguicho de plástico e cubro com as "bacias", deixo 20 minutos, tiro a bacia, dou mais uma única esguichada em cada pão e ai mais 20 minutos +-.

 

 

 

Top Gilberto!!

 

Uma dúvida técnica: as pedras são pré-aquecidas? Se sim, por quanto tempo?

 

Abraços e parabéns, lindos pães!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é só começar a vender para arranjar fundos para a Bravo Corp =)

 

Quanto pesam os pães da Flávia? Ela não fala nos emails/site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é pão...

 

Na viagem comprei forma de silicone para Canelé. As de cobre eram bem caras e não tive coragem. Até que deu certo, aerado e formou a crosta, bastando acertar o tempo de forno =)

 

vGQaWvf.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que ele é chatinho. A crosta dura pouco. Primeiro tem que esperar esfriar, tipo 1 hora. Depois fica legal umas 4-5 horas pois vai absorvendo umidade e amolencendo.

 

Esse que fiz (segunda tentativa, a primeira foi pouco forno), estava bem melhor que o que comi na viagem, justamente pela "validade curta".

 

Se eu tivesse que vender, teria que deixar exposto numa caixa transparente fechada com pouco volume, fundo falso de grade, e abaixo do fundo um dessecante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil,

 

Aonde vc comprou suas pedras refratárias? Qual o material?

 

Vcs sabem se granito pode ser usado e é eficiente?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Canelé tradicional acho que eles untam as formas de cobre com cera de abelha. Deve dar um brilho legal mas não sei se chega a ficar crocante. Talvez pelo cobre transferir calor mais rápido deve ajudar na textura.

 

E falando no shimura, vale muito a pena o curso dele de fermentação natural e tb para conhecer a padaria dele.

Fcc eu utilizo granito para pizza e pão há alguns anos, nunca trincou. Acho que a minha tem 3,0 ou 3,5cm de espessura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então comprei na loja abaixo, no site não encontrei, mas eles tem lá na loja, teria que ligar para ver como enviar. Acho que é de pedra sabão, não tenho certeza.  30 cm de diâmetro.

 

http://www.ceramicaforte.com.br/Pizza-list.aspx

 

 

IMG_3540_zpswknwsj4f.jpg

IMG_3541_zps3kzqa0dj.jpg

 

No site https://paorustico.com/ , em algum lugar ele fala para usar pedra basalto, mas nunca encontrei para comprar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Perder meu Levain não foi tão ruim assim:

 

IMG_20160901_214458026_zpsfisl1vgc.jpg

 

IMG_20160901_214601346_zpsciicwokf.jpg

 

 

Dessa vez a gentil Padeira me presenteou esse de passas, está mais gostoso que bonito, e olha que está lindo!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase três semanas que não fiz pão e achei que perdi o levain, mas recuperou bem. Esses três aqui com 80% de Mirella integral (trigo). No do meio esqueci de borrifar e já mostrou rachaduras.

 

uqf8R33.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...

Que tópico fantástico! Não o havia visto até agora, lerei tudo!

 

Sou um apaixonado por "fazer pães" em casa, sempre quis abranger meus conhecimentos nessa arte, bem como a de fazer bolos.

 

Que maravilha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...