Ir para conteúdo

Delonghi EC220 gotejando café


Leonardo Faria

Postagens recomendadas

Sim (sem o PF), a minha Graef com 300-400ml/min (acho que medi 320 ou 360, não lembro mais) me da uma pressão de mais de 10 bar, tanto no manômetro dela com filtro cego, quanto medido com o manômetro de PF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai não da mesmo ...

Tenta consertar a bomba com a info que o Carlos Eduardo te passou (eu consegui consertar a bomba de vapor da Graef) , se não der jeito uma nova custa por volta dos 100 - 150 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tinha mexido nela, troquei orings e repuz uma esfera que tinha perdido... Visualmente nao ha nada mais que eu possa fazer, com a experiência que tenho nessa maquina(pouca rsr) Ja encomendei uma nova, e como sou incorrigivel, provavelmente vou desmontar cuidadosamente a nova qd chegar, comparar com a velha e ver se consigo reparar a velha... Qd nao tiver mais jeito, coloco a nova

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc esta partindo do princípio que o problema é na parte mecânica/hidráulica , provavelmente o problema é na bobina .

 

Quando a bomba chegar segue o ditado americano : If it ain't broke, don't fix it.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outro ditado americano. "No pain no gain". No caso, ele pode seguir o caminho mais fácil às custas de não ter aprendizado algum...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada como um duelo de titãs para instruir uma barata curiosa rsrs.

Carlos, na hipotese de ser a bobina, a mediçao de omhs acusaria uma perda? Vc teria esses valores? Com a bobina nova, a troca de pistões poderia ser opção para teste externo, usando a nova como referencia e fazendo um teste de coluna dagua, ja que nao tenho manometro pra medir a pressão?

Sergio, considerando o inestimavel conhecimento sempre, ha algum risco de custo/bbeneficio na experimentação da possivel falha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc que sabe, mas eu acho que vale a pena descobrir onde está o problema. Sobre a resistência da bobina ou é em torno de 350 ohm ou 175 ohm. (não sei se eles descrevem a potência levando em conta o diodo interno).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na web vc encontra os valores , uma porção de gente já fez essas medidas , problema é achar de novo essa informação.

 

Essas bombas são descartaveis , se vc reparar no site a bomba desmontada tem molas , orings e gaxetas , não existe um reparo a venda para essas bombas , pois são descartáveis e baratas , no seu caso o preço é 155 reais na nsshop.

 

Se fosse uma bomba rotativa (cara) aí sim valeria a pena comprar o reparo e consertar a bomba.

 

O custo benefício delas é excelente , a sua tem 7 anos , a minha delonghi eu usei 8 anos dei a máquina para meu irmão que esta usando ela tem uns 3 anos já.

 

Para elas durarem muitos anos basta seguir o que esta escrito no corpo da bomba , na sua esta escrito 1/1 min.

Isso significa que ela deve no máximo ficar ligada 1 minuto , e desligada outro minuto para esfriar.

Tem outras em que vem escrito 1/2 , 2/1 e 1/1.5

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa do 1/1 pra mim é novidade... Qt a ter reparo, nunca me prendi muito a esses " conceitos" rsrsr. Confesso que pelo jeito perdi um dos vedantes qd desmontei pela primeira vez, mas nada que uma esfera de rolamento de skate usada nao resolva...Pra quem gostq de usar coisas antigas, isso é normal.... O Sergio me passou uns valores que qd chegar a nova eu vou comparar. Qt à durabilidade, confesso tb que nesse caso fui mal sucedido no negócio.. Nao estava atento como antes... A maquina estava mal cuidada e com sinais de ter sido mexida ja... No final vai sair o preço de uma nova rsrsr. Vou lucrar só no conhecimento. Assim que chegar a bomba, eu continuo com o resultado... Obrigado por hora Carlos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok... Testei no que deu... Visualmente nao ha nada que justifique a menor pressão da bomba velha, porém como nao tinha referencial, vou ficar com o seguinte: a bomba nova veio com uma bobina de 50w, enquanto a velha tinha 41w... medindo a resistencia da das bobinas, a velha deu 1,5 e a nova 1,75, na escala de 10k... Se bem me lembro, seria 150 e 175  omhs... No fim, na pratica, montados no suporte de teste, a nova tem bem mais pressao que a velha.

Agora é partir pra qualidade de cafe e gramatura de moagem... B)​ 

Obrggado a todos... Vejos vcs em outros posts...

Ah.. Se alguem quiser testar ou estudar essa bomba velha, me avise... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 8 months later...

Boa noite a todos, primeiro dia no forum, um amante de cafés, mas, iniciante no ramo, ainda aprendendo, tenho essa delongui Ec220, e ela estava encostada gotejando o café a dois anos,enjoei um pouco de espresso e desde então passei a tonar em casa somente coado,na rua tomava expresso, peguei ela ontem e fiz novamente os testes que foram citados acima, nada dela voltar ao normal,assim que ela iniciou o problema, a unica coisa que fiz foi tentar uma descalcificacao com vinagre de maçã,e nada! Ontem cansei de ter uma maquina de qualidade parada e inutil e abri ela toda! Fiquei surpreso em ver uma simplicidade, desmontei a caldeira e nenhum sinal de calcificacao! O unico sinal de calcificacao foi no tubo no meio da caldeira, e uma coisa muito estranha, antes de eu abrir a caldeira tinha uma peca solta dentro, quando abri era uma porca bem pequena, e nao tem nenhum local que ela possa ter saido! Vou ver como posta fotos e postarei ela toda desmontada, e quem puder me ajudar, obrigado. E desculpa pela extensao do texto e por ressuscitar um tema antigo. Ahh e preciso de um porta filtro com os filtros, porque perdi o meu, quem tiver para vender ou conhecer alguem, ou até mesno uma dica de alguma outra marca que sirva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Glauber. Bem vindo ao CDC, vizinho!  :D

 

Você pode achar o porta-filtro e os filtros na NSSHOP (www.nsshop.com.br).

 

Aproveitando, como você abriu a caldeira? Pergunto isso, pois preciso abrir a minha para trocar a válvula do vaporizador que está pingando quando fechada...

Você pode postar fotos me mostrando por onde você abriu?

 

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcio, obrigado, é daqui da RO de Niterói?? Na nssshop nao achei, vou procurar novamente lá, mas, estou com receio de comprar, pq ontem montei a bicha, as 4 da manhã! Rs.. E botei para funcionar, sem o porta filtro, e realmente melhorou 95%. Está realmente saindo água,fiz a limpeza nos itens recomendados, e constatei que estava pouca calcificada, e acho que o maior problema era realmente essa porquinha que estava solta na caldeira e consequentemente entrava no tubo da mesma e entopindo.

Estou com um video aqui e vou ver se consigo postar, rs. Para alguem me ajudar, filmei o fluxo da agua caindo pelo chuveiro, gostaria de saber antes mesmo de eu comprar o porta filtro e filtros.

E em relação ao desmonte mais tarde te passo detalhado e te envio fotos. Mas, é bem tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Oi Marcio, obrigado, é daqui da RO de Niterói?? Na nssshop nao achei, vou procurar novamente lá, mas, estou com receio de comprar, pq ontem montei a bicha, as 4 da manhã! Rs.. E botei para funcionar, sem o porta filtro, e realmente melhorou 95%. Está realmente saindo água,fiz a limpeza nos itens recomendados, e constatei que estava pouca calcificada, e acho que o maior problema era realmente essa porquinha que estava solta na caldeira e consequentemente entrava no tubo da mesma e entopindo.

Estou com um video aqui e vou ver se consigo postar, rs. Para alguem me ajudar, filmei o fluxo da agua caindo pelo chuveiro, gostaria de saber antes mesmo de eu comprar o porta filtro e filtros.

E em relação ao desmonte mais tarde te passo detalhado e te envio fotos. Mas, é bem tranquilo.

Glauber,

Vc pode me mandar aquelas fotos?

Valeu!

 

Abraços, Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom dia amigos , sou novo no forum e tem cada dicas fantásticas aqui. Tenho umas dúvidas e se algum colega puder me ajudar agradeço .

Qual é a capacidade do reservatório de agua do boiler (dele cheio) ? Depois do led ficar verde , pronto para uso , com o cachimbo sem pó , ele enche quantos ml ?

Fiz um teste aqui (em segundos) e esse processo leva 28s  (sai um fluxo normal e depois fica pingando).

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi direito sua dúvida, mas para facilitar , faça o seguinte teste , retire o PF e coloque um recipiente embaixo no lugar da xícara, meça quanto ml de água ela produz em 30 seg , tem que dar um valor de pelo nenos uns 150 a 180 ml .

 

Se for muito menor o volume vc começa verificando vendo a válvula do grupo de 5.5 bar (é a válvula por ande sai a água quente ) as vezes se formam incrustações nela .

 

Se vc ler esse tópico desde o início vai reparar que o seu problema já aconteceu antes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho mais uma delongui comigo para testar , mas eu tô achando pouco Jaum , vamos esperar alguém que tenha uma delongui fazer esse teste e confirmar o volume.

 

Apesar das diferenças entre uma delongui e a ECM , as bombas são basicamente as mesmas.

 

A ECM sem PF produz 250ml em 30 seg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

250 ml? Caramba! Então o que eu venho fazendo com minha vida até hoje? Não é de se admirar que meus espressos tem pouca crema...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Não é para a sua máquina a produzir 250ml , apesar das bombas serem iguais os diâmetros de rede e orificios são diferentes , mas a minha gaggia produzia em 30 seg. na faixa de 120 - 180 ml .

 

Vamos esperar alguém que tenha uma delongui fazer o teste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...